As células existem para acolher pessoas que chegam à igreja dispostas a fazer parte da membresia. Qualquer pessoa pode fazer parte de uma célula, isto é, um pequeno grupo de pessoas que se reúne nas casas dos membros da Igreja Batista da Lagoinha para estudar a Palavra de Deus e compartilhar experiências uns com os outros. O conceito de célula é: “A maneira bíblica de cuidado, pastoreio e acompanhamento dos membros da igreja.”.

Para ingressar na IBL como membro de maneira adequada, o primeiro passo após a conversão será a coleta de dados pessoais pelos diáconos, esse documento, denominado ficha de decisão, vai para a casa de células. A esse processo damos o nome de consolidação. Após a consolidação a pessoa é cadastrada em um banco de dados, seu nome e endereço são informados ao pastor de área, este será responsável por encaminhar o novo convertido a uma célula próxima à região em que mora. Aquele que acolher o novo convertido receberá a ficha de decisão dele e entrará em contato convidando-o a ingressar numa célula.

Paralelo a esses processos a pessoa é encaminhada ao curso Primeiros Passos, que é um preparatório para batismo, e será convidada a participar do retiro Impacto Vida, um acampamento evangelístico, que tem a duração de três dias e acontece todo o final de semana, de sexta a domingo. Assim que a pessoa é batizada ela é recomendada ao curso Maturidade, podendo participar de um segundo retiro, o Avivar Inicial. O foco desse acampamento é fazer com que haja um despertamento ao chamado de Deus para o trabalho na obra, além de ser um preparatório para o Curso de Formação para Cristão (CFC).

O projeto para um membro que faz parte de uma célula é que ele cresça no ministério. Ele começa como participante e após um tempo pode se tornar um líder de células, sendo que é preciso que sua célula se multiplique pelo menos uma vez. Quando ele lidera até cinco, passa a ser supervisor de setor. A partir do momento que o supervisor lidera três setores com cinco células cada, ele passa a ser superintendente, e por fim ele se torna pastor de área, quando tem sob a sua supervisão três superintendentes, ou seja, 45 células.

Há no ministério hoje, seis pastores, três obreiros e muitos voluntários que trabalham nas mais de 1.400 células ativas na Lagoinha.

IMG_2176menor

Informações do Ministério Células:

Endereço: Rua Manoel Macedo, 1324 – sala 03 – São Cristóvão.

Telefone (s):(31) 3429-1350 / (31) 8402-1604 – Pr. Leonardo Veiga

E-mail(s): leonardo.veiga@lagoinha.com