Artigos

Entrevistas

“Há muito ainda a ser feito”

Publicado em 24/10/2008

“Há muito ainda a ser feito”
Em tom de satisfação, mas também de alerta, pastor Gustavo Bessa fala da 4ª edição do Desperta Igreja, a ser realizado entre os dias 27/10 a 2/11, em Lagoinha 

Desde que assumira o ministério de Missões na casa, ou seja, na Igreja Batista da Lagoinha – em outubro de 2006, mais precisamente no dia 31 - seu coração tem pulsado por levar o Evangelho da salvação em Cristo a todos os rincões não só dentro do Pais, como também fora dele, seja visitando as bases e frentes de trabalho missionários da própria igreja, envolvendo-se em campanhas e incursões evangelísticas ou mesmo em companhia de sua esposa na viagens e ministrações País e Globo afora, já que ela é a líder do Ministério de Louvor Diante do Trono, que igualmente respira missões.

Prova maior desse seu ardor e sua paixão por vidas é a conferência missionária Desperta Igreja, em que está à frente desde a primeira edição, que aconteceu em novembro de 2005. Fazendo jus ao seu título, o evento nasce oportunamente com a proposta maior de despertar mesmo a Igreja, tanto Corpo de Cristo como a própria igreja local, quando a necessidade premente de se engajar na árdua, mas gloriosa, tarefa de estender o Reino a todos os cantos do mundo onde é possível, anunciando o evangelho da salvação em Cristo. O tom do evento é e tem sido o de engajamento, mobilização e alerta.

A fim de saber como se sente pela realização de mais uma edição (a quarta) do Desperta Igreja – a ser realizada do dia 27 de outubro ao dia 2 de novembro, a partir das 19 horas, no Templo da Igreja Batista da Lagoinha, com entrada franca inclusive -, qual sua expectativa e o que tem percebido desde então em relação ao envolvimento da igreja local e do Corpo de Cristo em Missões, fomos conversar com o pastor Gustavo Bessa, que pronta e gentilmente nos concedeu a presente entrevista. Mais que apenas clareza, sobriedade, lucidez, transparência e sinceridade, o que se vêm em cada resposta é um clamor e um coração apaixonados e imersos em missões, traduzidos em amor quase que incondicional por ver vidas salvas e rendidas ao Evangelho das boas novas. Eis então, a entrevista. 

Lagoinha.com: O que percebeu da reação de cada um dos convidados que estarão ministrando quando foram convidados? Como acha que está o coração de cada deles?
Pr. Gustavo Bessa: É difícil dizer o que exatamente cada um sentiu. Mas certamente posso afirmar que todos se sentiram privilegiados, não necessariamente por estarem em Lagoinha, mas sim por poderem cumprir o chamado que receberam do Senhor Deus, que é o de Despertar a Igreja para o cumprimento da razão de sua existência. A Igreja existe para glorificar o Senhor e Ele é glorificado quando a Sua vontade é feita e a Sua vontade é que todos sejam salvos pelo evangelho e as pessoas somente poderão ser salvas pelo evangelho se alguém for até elas para lhes anunciar as boas novas em Jesus. Deus é glorificado nisso e esse é o papel da igreja: glorificar ao Pai por meio do Filho no poder do Espírito Santo, anunciando o evangelho a toda a criatura.

Lagoinha.com: Que importância destacaria para esse evento - tanto em casa, Lagoinha, quanto para o Corpo de Cristo - além do fato de o mesmo ser uma oportunidade de conscientização de todos acerca de se fazer missões?
Pr. Gustavo: Nunca é demais sermos lembrados daquilo que Deus requer de nós, que somos seus filhos. Em todo o tempo, precisamos ser despertados e lembrados acerca da nossa vocação, uma vez que as tantas distrações do nosso mundo nos tentam levar para longe do propósito de Deus. O mundo sem Deus, que jaz no maligno, tenta nos sufocar, nos distrair, nos afastar do Senhor, preencher a nossa vida com muitos planos, atividades e projetos pessoais. Tudo isso são estratégias para nos esquecermos de Deus e do propósito primeiro que Ele tem para nós que somos os seus filhos. Portanto, esse evento é importante porque nos lembra do nosso chamado em Jesus. Se o mundo sem Deus tenta nos afastar do propósito de Deus, a igreja do Senhor Jesus se esforça, no poder do Espírito Santo, para nos lembrar a todos a razão porque fomos salvos e estamos no mundo.

Lagoinha.com: O que destacaria de importante e também de novidade acerca de tudo que está por acontecer nessa 4ª edição do Desperta Igreja em relação às edições passadas e que balanço faria de todas as edições do Desperta Igreja até agora realizadas?
Pr. Gustavo: A novidade do IV Desperta Igreja são as pessoas que irão ministrar. Nenhuma delas esteve presente em quaisquer outras edições! Naturalmente, isso nos faz saber que há muitas pessoas cumprindo a vontade do Senhor, mais do que imaginamos. São pessoas, muitas vezes, desconhecidas da mídia, mas conhecidas de Deus; desconhecidas no Brasil, mas conhecidas nos céus; não lembradas pelos homens, mas constantemente lembradas pelos anjos de Deus diante do trono da graça. A novidade também é que a vontade de Deus pode ser feita por quaisquer pessoas de quaisquer condições sociais em todos os lugares. Não importa se a pessoa é conhecida ou desconhecida, brasileira ou estrangeira, alta ou baixa, bonita ou feita, com muita escolaridade ou pouca escolaridade, se está no Brasil ou fora do Brasil. Todos os que foram salvos são chamados a anunciar a salvação que está em Jesus em todo tempo e em todo lugar. Isso tudo, como você pode notar, não é uma nova revelação, pelo contrário, é apenas a lembrança do que sempre foi. A novidade não é que existe algo novo, mas sim que o que sempre foi feito deve continuar sendo feito. "Jamais devemos remover [ou nos esquecer] dos marcos antigos". Quanto ao balanço, penso que a Conferência Desperta Igreja tem cumprido o seu papel. Nunca antes tivermos tantas vocações despertadas, tantos vocacionados sendo treinados, tantas equipes missionárias sendo enviadas e tantos recursos investidos em missões na história de nossa igreja. Sei que o Senhor Deus tem nos abençoado. Não é a Conferência, em si mesmo, que tem feito tudo isso acontecer. É a bondade de Deus para conosco, que decidiu usar até mesmo esse evento para nos trazer de volta para o Caminho. O Senhor é bom e misericordioso.

Lagoinha.com: O senhor está para lançar o Manual de Missões nessa conferência que, na verdade, é quase uma cartilha de convocação para que todos se informem acerca dos missionários de Lagoinha, do trabalho missionário que a igreja faz e como cada um pode contribuir com missões além das orações e investimento. O que poderia dizer acerca desse seu livro e qual a sua expectativa para o mesmo?
Pr. Gustavo: Em primeiro lugar, preciso ressaltar que esse livro não é meu, mas de toda a igreja do Senhor em Lagoinha; também não foi um trabalho realizado somente por mim, mas sim por toda uma equipe que ama a igreja, ama o Senhor e anseia por ver a vontade do Senhor sendo feita em Lagoinha e em toda a Terra. Desejamos que a igreja conheça o que ela mesma está fazendo. Temos feito tanto, muitas vezes - é incrível -, sem saber. Queremos que os irmãos saibam ONDE os nossos recursos e as nossas orações nos têm levado. Não são os missionários isoladamente que estão no campo; mas toda a igreja do Senhor em Lagoinha é que está na Índia, na África, na Europa, na América Latina, no vale do Jequitinhonha, entre os ribeirinhos, entre os indígenas e em tantos outros lugares. Queremos que os nossos irmãos e irmãs em Lagoinha se alegrem com tudo o que o Senhor tem feito em nós e por meio de nós.

Lagoinha.com: À luz de suas viagens mundo afora em envolvimento com missões de Lagoinha, como avalia o trabalho da Igreja, do Corpo de Cristo, em relação a missões no Globo, no mundo? Há mesmo o que se comemorar ou ainda há muito o que se fazer?
Pr. Gustavo: Temos muito a comemorar e muito a fazer. Nunca antes a igreja brasileira esteve tão envolvida em missões. Contudo, ainda temos um terço do mundo sem o evangelho de Cristo. Existem 2 bilhões de pessoas perdidas, sem Deus no mundo; da mesma maneira, existem 3500 línguas sem qualquer versículo do evangelho. Há muito sendo feito e ainda há muito a ser feito. Aleluia! Deus nos deu o privilégio de fazer parte dessa história. Ele permitiu que ainda houvesse pessoas perdidas, imagino, com o propósito de nos dar a oportunidade de aumentar o nosso galardão.

Lagoinha.com: Como se sente às voltas com mais uma edição do Desperta Igreja e qual a sua expectativa para o evento?
Pr. Gustavo: O meu coração está alegre, sobretudo pelo privilégio de viver esse momento da história da Igreja brasileira. Mais e mais temos sido despertados pelo próprio Deus, para vivermos uma vida de obediência e serviço ao Mestre. Ele é o nosso Senhor, o nosso Dono, o nosso Amado, Aquele a quem devemos servir, Aquele a quem nos entregamos, Aquele para quem vivemos e morremos. E é gratificante e edificante fazer aquilo que dá alegria a Ele; saber que estamos obedecendo à Palavra dEle, fazendo a vontade dEle. A minha expectativa é a de agradar a Ele e de ver que esse é o desejo de cada um dos meus irmãos e irmãs. Deus anseia por ver as pessoas salvas. Ele não tem prazer nem mesmo na morte do ímpio, pelo contrário, Ele quer que todos cheguem ao arrependimento e sejam salvos. Essa é a vontade dEle. E, para isso, precisamos ser despertados: despertados para fazer a vontade do nosso Deus, e, portanto, anunciar o evangelho a toda criatura. Que o nosso coração seja despertado! Que o fogo do Espírito Santo incendeie as nossas vidas! Que sejamos levados pelo vento de Deus aos quatro cantos de Belo Horizonte, de Minas Gerais, do Brasil e do mundo! Que venhamos a ser a resposta para aquele clamor de Deus:"Quem há de ir por nós? A quem enviarei?" (Is 6.8).

Lagoinha.com: Uma palavra final de convite a todos que desejam participar do 4º Desperta Igreja, seja para aqueles que já lidam com missões ou para aqueles que simpatizam e/ou se familiarizam com o tema.
Pr. Gustavo: Não percam!!!

::Por Marcelo Ferreira
Jornalista
marcelo.ferreira@lagoinha.com

*FIQUE ATENTO:  
 

4ª Conferência Missionária Desperta Igreja:

_Tema:

“Uma missão... Uma paixão... Um compromisso! Levando o Evangelho àqueles que nada ouviram” (Atos 20.24).  

_Data:
Dia 27 de outubro a 2 de novembro de 2008

-Local:
Templo da Igreja Batista da Lagoinha – à rua Manoel Macedo, 360, Bairro São Cristóvão, BH/MG.

-Horários:

Segunda a sexta: 19h.30 / Sábado: 19h / Domingo: Manhã: 09h. Noite: 18h (Encerramento da Conferência)

-Palestrantes/Ministros convidados (entre outros):

Pr. Gustavo Bessa -
Pastor do Ministério de Missões da Igreja Batista da Lagoinha
Gregório MacNutt -
Minsitério Paixão Fogo e Lágrimas
Pr. Sérgio Ribeiro  -
Ministério JUVEP Paraíba
Fernanda Brum -
Ministra de louvor e embaixadora do Minist. Portas Abertas

- Ministros/Ministérios de Louvor convidados:

Diante do Trono
André Valadão
Banda CTMDT (Centro de Treinamento Ministerial Diante do Trono)
Fernanda Brum
Jorge Russo (Jorjão) e Banda Trio 

ENTRADA FRANCA

Mais inf.: (31) 3421-4105 / 8402 6366

:: Foto: Divulgação/Rede Super

Enviar para um amigo(a).
Rss Lagoinha.com Topo

Copyright © 2001-2010 Igreja Batista da Lagoinha. All rights reserved.