O Ministério Mulheres em Ação conta com uma equipe de 15 voluntárias que trabalha no cuidado às mulheres viúvas. Há uma necessidade muito grande de cuidado para esse público, já que a maioria chega ao ministério arrasada com a morte do esposo, mesmo quando já ocorreu há muitos anos. A dificuldade de reconstruir a vida sozinha é enorme, muitas não sabem por onde começar. A viúva necessita ser muito ajudada na área do amor, pois muitas abriram mão de tudo que possuíam, de suas profissões e até mesmo de suas famílias para se dedicarem à vida do marido, e quando acontece o falecimento ficam sem rumo na vida. Outro perfil de mulheres atendidas são as solteiras e divorciadas que se sentem desamparadas e sem expectativa de sonhos na vida.

O ministério oferece atendimento pastoral, célula, fisioterapia em grupo, festas, passeios, visita a hospitais, entrega de ceia a domicílio e seminários em diversas localidades, além de contar com a parceria do ministério Jusdei, que auxilia no processo de inventário, e do Rhema que oferece um trabalho de oração e intercessão para desagregar o laço de alma que a mulher tinha com o marido.

O aconselhamento pastoral é realizado durante a semana, geralmente com horário antecipadamente marcado. Como o ministério atende uma faixa etária muito extensa, o tipo de aconselhamento é específico para cada caso. As mais jovens, por exemplo, são orientadas a gerenciarem os bens que ficaram e são incentivadas a se casarem novamente, inclusive recebem suporte na readaptação da família.

A célula é semanal e frequentada por aproximadamente 60 viúvas, o estudo é fundamentado em um material com aplicação prática das histórias bíblicas de experiências de viúvas e instrui bem como elas devem agir no dia a dia delas. Após a célula, uma profissional voluntária de fisioterapia direciona o grupo em uma atividade de 45 minutos e posteriormente usufruem de um delicioso lanche proporcionando socialização e bem-estar.

O grupo de viúvas promove festas temáticas mensalmente, festival de tortas, café colonial, almoço de natal com direito a presentes, passeios a parques e visitas ao Lar das Vovós, Projeto da Fundação Oásis, para que levem carinho às vovós e afastem a solidão. As viúvas que se encontram enfermas em hospitais ou acamadas em casa, contam com a visita das irmãs que ministram a Ceia do Senhor e levam alegria, oração e lanche para um momento de confraternização. Há também um trabalho evangelístico em parceria com um projeto chamado Jericó, em Jaboticatubas / MG. As viúvas não convertidas de lá recebem mensagens da Palavra de Deus e são convidadas a procurar uma igreja evangélica.

A equipe de viúvas não se limita a determinadas atividades, as demandas partem mesmo das necessidades que aparecem, pois a visão do grupo é priorizar o suprimento da necessidade da pessoa e só depois pregar a Palavra. Por isso, o grupo atende viúvas de todas as igrejas e as que não são cristãs, inclusive atende algumas mulheres que não perderam os maridos, mas se sentem sós. Além de tudo, dá assistência no que for preciso a outras igrejas.

As mulheres são instruídas em diversas áreas, muitas já foram restauradas e hoje são voluntárias, outras saíram das dívidas e algumas se casaram novamente e estão sendo cuidadas por outros ministérios da Igreja Batista da Lagoinha.

.DSC08356

Horário

Atividade

Segunda A partir das 13h30 Atendimento pastoral
Terça
Quarta A partir das 13h30 Atendimento pastoral
Quinta A partir das 13h30 Atendimento pastoral
Sexta 12h/ 14h30 Aula de alfabetização / Célula, na Casa Rosada
Sábado 2º sábado do mês Festa, na Casa da Honra
Domingo A partir das 13h30 Entrega de ceias

 

Informações do Ministério:Viúvas Cristãs

Endereço: Rua Beberibe, 133 – São Cristóvão.

Telefone: (31)3429-1300 / 8491-9039- Pra. Margareth.

E-mail: ana.lucia@agoinha.com / margarethffsouza@gmail.com

Site/blog: viuvascristasemacao.blogspot.com