11 Comentários

“Veja 10 dicas para viver em paz com as finanças”

Algumas dicas são importantes para que no ano de 2013 você não tenha problemas financeiros. Sinceramente não conheço ninguém que vive feliz e dorme tranquilo cheio de dívidas; então, preste atenção nestas 10 dicas:

1 – Acabe com as dívidas – Isso é muito fácil de falar e muito difícil de se fazer, mas tenha em mente que da mesma forma que a dívida foi construída, ela pode ser eliminada. Faça um planejamento para pagamento das dívidas, começando pelas menores, pois isso lhe dará motivação para acabar com as maiores. Estabeleça como sonho e prioridade em 2013.

2 – Não faça novas dívidas – Existe uma facilidade enorme de você gastar um dinheiro que não é seu por exemplo: cartão de crédito, cheque especial, CDC, cheques pré-datados, compras financiadas. Pare com isso! Normalmente são pequenos gastos que dão origem a grandes dívidas. Compre sempre à vista.

3 – Saiba quanto você pode gastar – Busque adequar seus gastos ao que você ganha. Muitas pessoas podem dizer: “Mas eu ganho pouco”. Resposta: Esse é o valor que você ganha, então aprenda a viver com ele. Se você passar a ganhar mais, vai poder gastar mais.

4 – Tenha controle do seu orçamento – Conheça todos os seus gastos nos mínimos detalhes. Isso não é sovinice. É sabedoria saber em que seu dinheiro está sendo gasto.

5 – Busque conselho – Se você não sabe controlar suas finanças, procure pessoas que possam lhe ajudar: marido, esposa, pais, amigos, consultores financeiros, PROCON.

6 – Seja honesto em tudo – Vejo que muitas pessoas acordam de manhã pensando em qual será o golpe do dia: no governo, nos amigos, nos clientes, nos fornecedores, na mulher, nos filhos… Pode até parecer que você está se dando bem, mas não vejo assim. Tenha consciência limpa com tudo que você realiza.

7 – Não viva de aparências – Algumas pessoas gostam de mostrar um lado material acima das reais possibilidades financeiras. Isso, muitas vezes, provoca um rombo no orçamento.

8 – Não entre na onda do consumismo – Só porque é divulgado na TV que todos estão gastando, que há muitas pessoas empregadas, que a economia está se desenvolvendo, não quer dizer que você também possa sair gastando. Não haja por impulso!

 9 – Dinheiro foi feito para gastar – Tão importante como ganhar dinheiro, é você saber gastar o que ganha, mas não esquecendo de pensar no hoje, no amanhã e no depois.

10 – O que você tem feito para ser digno e merecedor de receber mais? Não fique parado.

Viva em paz com seu dinheiro em 2013 – Que sua vida financeira nunca lhe cause problemas em 2013.

 Mais informações:

www.planilhar.com.br