Nenhum Comentário

Como organizar contas de início de ano?

Foto: unsplash.com

Foto: unsplash.com

Janeiro chegou! Com ele um grande número de contas a pagar, tudo no mesmo mês: faturas de cartões de crédito com as compras de Natal e festas de final de ano, além de viagens e outras despesas. Quem está de férias ou tem filhos em férias certamente está gastando e ainda tem os impostos a pagar e a lista de material e livros escolares. Em algumas cidades há um acúmulo de impostos, como o IPTU dos imóveis e o IPVA dos veículos. Qual a solução? Chamar por Jesus? Jesus ajuda, mas você tem que fazer a sua parte!

Esta história não é novidade para ninguém, todos os anos isso acontece e o correto é se preparar e poupar dinheiro durante o ano ou do 13º para vencer o mês de janeiro.

Preste bastante atenção: vou falar de cada compromisso:

• Cartão de Crédito: Nunca pague parcial ou valor mínimo. O ideal é sempre pagar a fatura total no vencimento.

• Férias: O que é melhor: aproveitar bem as férias ou estar com todas as contas em dia para 2017?

• Material Escolar: Tente comprar à vista, se não for possível, pague em 3 ou 4 parcelas no máximo, para não comprometer seu orçamento durante todo o ano de 2017 com material escolar.

• Livros: Estes são mais caros que todo o material, dependendo do ano em que o filho esteja. Também, o ideal é comprar à vista ou em três ou quatro parcelas. Mas tente encontrar livros usados e procure saber se o livro usado em 2016 vale algum dinheiro na troca. Esta é uma excelente oportunidade de mostrar para seu filho que um livro bem cuidado vale dinheiro.

• IPTU: Algumas cidades concedem 7% ou mais para o pagamento à vista. É um desconto excelente, aproveite. Vale até tirar o dinheiro aplicado para pagar à vista, mas, depois, devolva para sua reserva o mais rápido possível. Além do desconto, quando você paga seu IPTU à vista, você fica livre deste compromisso mensal no seu orçamento. Aproveite!

• IPVA: Alguns estados também concedem descontos. Em Minas, será 3%, ainda é um bom desconto, mas menor que o IPTU. O IPVA pode ser pago em três parcelas. Se você utiliza muito o carro, ele deve estar com tudo em dia. Aproveite para olhar as taxas, seguros e multas que possam existir.

Quero que você tenha um excelente e abençoado 2017 nas finanças, por isso peço que pergunte sempre antes de qualquer gasto: O que é melhor: aproveitar e gastar com tudo que “mereço” ou estar com todas as contas em ordem e o orçamento tranquilo em 2017?

Quer uma planilha grátis para controlar suas finanças? Baixe no site erasmovieira.com.br!

 

:: Erasmo Vieira [Palestrante e Consultor Financeiro]