2 Comentários

O tempo

Foto: Internet

Foto: Internet

Ele se sofisticou. Antes andava a cavalo, depois de bonde, de trem, agora não tem mais volta, só “anda” de avião. Na verdade, o veículo que utiliza não possui freio, somente acelerador. A ampulheta foi virada e a areia cai muito rápido e, apesar de nos espantarmos com tanta correria, a Palavra de Deus já nos advertiu que no fim dos tempos, os dias seriam abreviados (Mt 24.22). Todos os dias temos a sensação de não conseguir fazer tudo que precisamos e este, talvez, seja nosso maior desafio, principalmente nós, mulheres, que temos muitas tarefas acumuladas como esposa, dona de casa, mãe, filha, profissional, serva de Deus e tudo que cada uma dessas funções implica.

Mas e aí, como vencer então esse desafio diário? Como não ser devedor a nós mesmos e a outros? A resposta talvez esteja nessas três palavras que cito acima: organização, planejamento e disciplina. Sem dúvida alguma, sempre que sigo essa pista, encontro o caminho da execução das tarefas e com qualidade. Fazer uma agenda diária e priorizar tarefas é o primeiro passo. O ideal é à noite, se você, como eu, dorme muito tarde, mas pode ser bem cedinho, se esta é sua rotina. Todos temos coisas diferentes para fazer, mas há algo que deve ser o primeiro item da lista de cada um: o momento devocional com Deus. Orar, ler a bíblia, investir um tempo em adoração, com certeza nos abastecerá, fortalecer, alimentar e sustentar durante todo o dia, em tudo que formos fazer. Logo depois vamos listando as outras tarefas por ordem de prioridade.

A mulher de Provérbios 31 (a partir de versículo 10) não tinha facilidades como temos hoje, internet, telefone e tantos outros meios de comunicação que dispomos, mas ela era muito organizada e disciplinada. Tinha pessoas para ajudá-la e sabia delegar muito bem. Cuidava de tudo e de todos, não parava um minuto. Recebia elogios do marido, dos filhos e de suas próprias obras, mas a Bíblia deixa claro que o principal motivo dos louvores que recebia, era seu temor ao Senhor. A Palavra de Deus também nos ensina que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria e como precisamos dela!

Ai de nós se não tivermos o temor do Senhor! Ai de nós se não buscarmos todos os dias, sabedoria do alto para tudo e o tempo todo. Em Tiago 1.5 diz que podemos pedir por ela que o nosso Deus nos dá liberalmente. Podemos ser organizadas e conseguir executar nossas tarefas, mas sem o temor de Deus seremos como robôs, sem vida, sem brilho, sem entusiasmo. Em Colossenses 3.23,24 Paulo nos orienta a fazer TUDO para agradar o coração do Senhor, pois é dele que vem a recompensa. Muitas vezes nos sentimos tão cansadas e sobrecarregadas porque apenas executamos mecanicamente as coisas, sem amor, sem prazer, sem temor. Por isso, é importante listar nossas tarefas, porque assim podemos visualizar, planejar, apresentá-las a Deus, pedir sabedoria e quando formos executar, gastaremos menos tempo e menos energia.

Muitas vezes é preciso reavaliar nossa rotina e mudar algo nela, reajustá-la. Observe se você funciona melhor pela manhã ou à noite e ajuste seu horário de sono, dormindo mais tarde ou acordando mais cedo, assim você conseguirá ser mais eficiente e viver menos estressado. Confesso que estou escrevendo esse texto para uma leitora muito amiga minha, a quem eu quero muito bem e vejo que precisa muito colocar isso em prática: EU MESMA!

Esta é minha principal meta, meu alvo mais importante para 2015. Se eu conseguir alcançar este, os outros, com certeza, também serão alcançados. Que o nosso lindo Deus nos ajude e nos abençoe.

Um beijo carinhoso.

Fotos: Internet