Nenhum Comentário

Os opostos da vida

Foto: unsplash.com

Foto: unsplash.com

“Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração. Está alguém alegre? Cante louvores.” (Tg 5.13). Sofrimento e alegria. Dor e euforia. Lágrimas e sorrisos. Agonia e animação. Funeral e festa. Dois lados opostos de uma vida. Durante sua existência, todo ser humano passa por esses opostos. Qual o remédio para essas situações? Ao sofrimento, oração; à alegria, louvores. É verdade que é possível louvar em meio à dor e orar em meio à alegria. O texto bíblico não proíbe tais atitudes ou diz que elas seriam inadequadas. Contudo, Tiago é muito objetivo em nos dar esses conselhos. A sabedoria divina está nos dando chaves preciosas para lidarmos com os opostos da vida.

Quando o apóstolo pergunta se alguém está sofrendo, o conselho é: ore. A oração é a resposta ao sofrimento do homem. Muitas pessoas mergulham tanto no que estão sofrendo que não convidam Deus para intervir no seu sofrimento. Esquecem que Ele é poderoso para trazer paz na guerra, liberdade na prisão, cura na dor. A oração é a  chave que libera o poder de Deus sobre nossa vida. Não seja como aqueles que vivem falando do que estão sofrendo com as pessoas ao seu redor, mas não entregam seu sofrimento a Deus. Faça de Deus sua primeira fonte e não o seu último recurso. Certifique-se de apresentar o seu sofrimento em oração, ou o seu sofrimento impedirá você de orar.

Já a resposta à alegria deve ser cantar louvores. Louvor é um elogio que damos a Deus. Precisamos manifestar nossa alegria elogiando e reconhecendo que a fonte dela é Deus. Pois, como Tiago disse em seu primeiro capítulo, “toda boa dádiva e todo dom perfeito vem do Pai das luzes”. Quem está feliz deve adorar a Deus, pois a adoração reconhece a fonte da felicidade. Não devemos nos calar quando estamos alegres. O problema de muitas pessoas é se calarem na alegria e falarem na dor. Nossa alegria precisa ser extravasada. Deus precisa ser celebrado pela alegria em que nos encontramos. Reconhecer quem te deu a alegria é muito importante, pois quando estiver sofrendo saberá onde buscar a resposta.

:: DRUMMOND LACERDA [SITE VENTONOFOGO.COM]