Desde que comecei a escrever esta coluna tenho recebido muitos e-mails de leitoras me perguntando se a mulher cristã pode usar determinados tipos de roupas. A minha resposta a esses questionamentos é sempre a mesma: peça orientação ao Espírito Santo!
Mas uma das perguntas feitas por uma leitora levou-me a escrever este texto, pois acredito ser um assunto relevante e uma dúvida comum a outras pessoas. Afinal,uma cristã pode usar roupas com caveirinhas?
Há algum tempo, a caveirinha entrou na moda estampando roupas, pulseiras, lenços, sapatos e outros acessórios. O estilista britânico Alexander McQueen, falecido em 2012, sempre usava caveiras em suas coleções e foi um dos responsáveis pela disseminação desta imagem no mundo fashion. O crânio aparece de forma divertida, com a intenção de dar um ar jovem e descolado nas produções.
Mas, apesar da aparente inocência, este símbolo representa a morte e é muito cultuado em rituais satanistas. Provérbios 8.36 diz que “todos os que me odeiam amam a morte”.
Por isso, é preciso ter muita cautela antes de usar roupas que ostentam determinados símbolos. Muitos desenhos carregam um significado oculto e foram consagrados a satanás.
Sabemos que nada vai nos separar do amor de Deus, estamos protegidos em Jesus Cristo e o inimigo não tem poder sobre nossas vidas. Mas devemos evitar qualquer tipo de influência maligna. Além disso, existem tantas outras estampas bonitas para serem usadas! Com muita sabedoria e discernimento é possível estar na moda e agradar ao Senhor!







Confirmação de Deus ! Na adolescência comecei a ouvir rock . Criada na igreja ,achei que isto de usar roupa preta diariamente não tinha nada a ver … Lembro de uma vez em que comprei um cordão com pingente de caveira(Tinha os olhos vermelhos).Toda vez que saia com este cordão, eu quase sofria um acidente … Quase fui atropelada , quase o ônibus em que eu estava bateu e etc . Minha mãe,sendo sábia, notou o fato e o jogou fora . Eu fiquei com raiva e acabei não comprando mais caveira para não contrariar. Anos depois, ainda na obcecada por rock e não entendendo que aquilo me fazia mal ( Mesmo ouvindo também música cristã eu não deixava o chamado meio secular e tentava acreditar que aquilo não me influenciara ) , a moda das caveiras fofas chegou . Comprei roupa , sapato … tudo de caveirinha … Enfim eu comecei a permitir que Deus me mudasse . Aos poucos deixei muitas coisas de lado … Parei de usar somente roupas pretas e quando calçava os sapatos parecia que algo me incomodava ,mas pensei : Ahhh nada a ver ! Porém não usava nada de caveira faz tempo . Comecei a procurar o real significado , de início achei que era o tal do nada a ver . Esta coluna me confirmou o que Deus já me dizia . Amanhã haverá uma fogueira no quintal . Amém!
oi. queria saber se é pecado usar roupas com caveiras?
minha mãe diz que n é pecado diz que representa a morte eu n concordo.
isso é pecado usar roupas com caveiras?
…..;p
Creio que não convém que alguem que fala de Vida, ostente um símbolo de morte! Há contradição.
Se é um símbolo usado no ocultismo, devo evitar. Se assim fosse, usaria “guias” utilizada na macumba…
Todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam. (1 Coríntios 10:23 TB10)
isso mesmo michelle tem toda razão a palavra d Deus diz para nos abster de toda apareência do mal a caveira representa a morte que é representada por um demonio chamado exu caveira as pessoas andam igual cegos não v o óbvio acorde povo de deus!
Bom ,queridos eu não iria deixar nenhum comentário,porém o Espirito Santo tocou em meu coração essa necessidade.Eu não uso essa moda,mas minha filha sim ,apesar de eu não gostar .Essa moda de caveiras realmente começou a transforma la ,ela tbem dizia que era igualdade….Mas o sig…pra vida dela realmente estava sendo outro e agora que entendemos.Fiquem atentos pq não entendemos na hora ,mas na dificuldade q compreendemos.temos outras opções!
Jesus se importar com oque você é não oque você veste, compra, e sim em quem você é e se esforça para ser(melhorar) quem se importa com a caveira é o preconceito das pessoas, elas criam dogmas que Jesus nunca pregou, se jesus não pregou então duvide, porque jesus pregou o Amor(caridade) e igualdade
Acho interessante dizer que a caveira representa morte, mesmo que ela (a morte) ocorra após viver. E a Religião que se prega deveria querer o bem do outro, sem se preocupar com uma estampa, deveria se preocupar em ajudar os mias pobres, os carentes, ajudar os necessitados., se se preocupar com a liberdade das pessoas, uma estampa não mostra como a pessoa é, há uso de estampas que também deveria ser questionadas dentro dos próprios símbolos da religião.
Nao concordo. Os cristaos parecem q adoram ver coisas ruins em tudo. A caveira representa a forma como devemos agir com quem nos rodeia, respeitando e aceitandos suas diferenças. So pq um simbolo nao e propriamente bonito nao quer dizer q tenha um significado ruim.
Eu já acho q caveira não tem nada a ver com satanismo…
Pois representa que tds somos iguais e não se identificam com raça, cor, religião… Representa que somos tds iguais idenpendente de qualquer coisa!!!!
Concordo plenamente.Esses negócios de caveirinha é tudo satanismo.Hoje em dia o diabo tá investindo pesado mesmo,tá declarado.Uma caveira horrível e basta desenhar um lacinho no cranio da caveira e as pessoas tem uma ilusão que é “lindo”,”fofo”,etc.Pra mim não deixa de ser a representação da morte.Todos nós morreremos um dia,ok,mas é o simbolismo dos adoradores da morte eterna. Deus os abençoe.
esse famoso Espírito do Nada Haver.. tomem cuidado, orem e vigiem pois este espírito só trás enganacao ao coração do cristão, é nossa carne tentando convencer nosso espírito.. ha tantos símbolos da nova era q não devemos usar pois carregam significados amaldiçoados. Pense, pois este pode ser só mais um!!
ACHO QUE NÃO TEM NADA A VER, SE LEVARMOS APENAS PARA O LADO DIVERSÃO, FASHION, AFINAL MUITOS DIZEM QUE NÃO PODE BRINCO,CABELO CURTO, BRILHOS, CALÇAS COMPRIDAS…ETC… VALE A IN TENÇÃO O CORAÇÃO.. E SE A IN TENÇÃO É SÓ DE ALEGRIA E ACHAR DIVERTIDO, NÃO TEM NADA A VER. É SOMENTE MODINHA DIVERTIDA… AGORA SE PENSARMOS SÓ NA MORTE DA´I É MELHOR NÃO USAR. PAZ DE ESPÍRITO.
Não acho que tenha haver com espiritualidade. Sou cristã, e uso roupas com caveiras, fica bem jovial. E nem por isso faço coisas satânicas ou qualquer coisa do tipo. Isso vai da criação, minha mãe me ensinou a amar a Deus sobre todas as coisas e não temer nada pois temos Jesus olhando por nós, e ELES me ensinaram a não ter preconceitos, e caveira é uma forma que dizer não ao preconceito, pois eu não sei de quem era o “crânio” se era branco, negro, baixo, gordo, rico ou pobre. Ignorante são pessoas que acham que isso muda o caráter de alguém, por usar objetos de caveiras.
Concordo em não usar uma vez que acho desnecessário com tantas novidades e outras opções ainda melhores no mercado!
Luz e sal na terra é o que devemos ser!
obrigada por me esclarecer estava numa luta travada com minha filha adolescente querendo usar essas coisas
sempre tive minhas duvidas sobre caveiras mas hoje tive a certeza q nao e certo usar.obrigada pelo esclarecimento pois estava numa luta travada aqui na minha casa com minha filha adolescente
quantas dúvidas!!!o crente sabe sim o que deve usar ou não.mas muitas pessoas usam de ignorante.E não por ignorancia.portai-vos de bom modo em que nãso dê escndalos nem a judeus e nem a gregos
as caveiras foram usadas no apartheid como simbolo da igualdade, em guerra contra o racismo, qndo morrermos todos seremos caveiras, por baixo da melanina da nossa pele, da cor de cada um, todos somos uma caveira… Deus nos criou sem destinção… mas concordo qndo diz q pedir orientação do Espirito Santo é a melhor atitude, e é bom lembrar tbm q nao se deve escandalizar! temos q dar testemunho!
Aninha, gostaria de saber quanto as roupas de praia, o que seria melhor para as cristãs. e tambem para os homens. Graça e paz..
A roupa mais apropriada para a praia são as roupas de banho: biquinis/maios e sungas.
Eu estava bem em duvida se usava ou não roupa com caveiras,agora tenho certeza que realmente não devo usar.
Sábias palavras irmã!
“Quem me odeia, ama a morte!”
linda e tem para criança