Nenhum Comentário

Eliseu sucessor de Elias – 2

Foto: pixabay.com

Foto: pixabay.com

Versículo Bíblico: “Então Elias tirou o manto, enrolou-o e com ele bateu nas águas. As águas se dividiram, e os dois atravessaram em chão seco. Depois de atravessar, Elias disse a Eliseu: “O que posso fazer em seu favor antes que eu seja levado para longe de você?” Respondeu Eliseu: “Faze de mim o principal herdeiro de teu espírito profético”. Disse Elias: “Seu pedido é difícil; mas, se você me vir quando eu for separado de você, terá o que pediu; do contrário, não será atendido”. De repente, enquanto caminhavam e conversavam, apareceu um carro de fogo puxado por cavalos de fogo que os separou, e Elias foi levado aos céus num redemoinho. Quando viu isso, Eliseu gritou: “Meu pai! Meu pai! Tu eras como os carros de guerra e os cavaleiros de Israel!” E, quando já não podia mais vê-lo, Eliseu pegou as próprias vestes e as rasgou ao meio. Depois pegou o manto de Elias, que tinha caído, e voltou para a margem do Jordão. Então bateu nas águas do rio com o manto e perguntou: “Onde está agora o Senhor, o Deus de Elias?” Tendo batido nas águas, elas se dividiram e ele atravessou.”

2 Reis‬ 2.8-14‬ NVI‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Exposição do texto: Todos estavam na expectativa do momento que Deus levaria o profeta Elias. Os cinquenta profetas se colocaram a distância no momento que Elias abriu o Jordão, mas Eliseu continuou ao lado de Elias como participante do seu ministério. A fé cristã não é uma questão somente de observar a beleza de Deus ou sua majestade, mas de participar, com Ele, daquilo que Ele está fazendo no mundo. Isso que somos chamados do papel da Igreja. A igreja, assim como Eliseu, não é uma observadora do espetáculo, mas ocupa um papel no drama de amor do Deus que está redimindo todas as coisas. Nessa postura, Eliseu estava com Elias e recebe a pergunta do seu mestre. A resposta de Eliseu parece simples, mas demonstra muito da sua vontade de servir os propósitos de Deus como Elias o fez.

Discussão:

1 – Será que temos buscado aquilo que pode servir os propósitos de Deus ou somente aquilo que nos é benéfico?

2 – O que você poderia começar a buscar que seja para o bem comum de todos e não somente seu?

Objetivo: Aprender a desejar aquilo que de fato importa para a continuação de um legado.

Contexto: Depois de atravessar o Jordão, Elias faz um pergunta a seu fiel escudeiro e discípulo. Elias estava certo do momento e queria fazer seu último ato de discipulado, abençoando seu sucessor. Eliseu não pediu o dobro de unção ou para ter um ministério maior que o de Elias, mas seu pedido foi como o de um filho primogênito que queria dar sequência ao legado de Elias para o seu povo. Muitas vezes, entendemos que o pedido de Eliseu é para que seja usado por Deus com maravilhas e milagres assim como Elias. Mas não é esse o principal ponto. O pedido de Eliseu é vocacional! Ele queria herdar o espírito de coragem, de fé e de obediência à vontade de Deus para servir os propósitos de Deus assim como Elias o fez. Eliseu queria ser parecido com seu mestre não somente pelo aprendizado mas como alguém que continua a obra, que carrega a tocha e que proclama a mensagem. Mas Elias sabe que isso não depende dele, mas da vontade de Deus. As condições foram colocadas e Eliseu recebeu de Deus e não de Elias aquilo que tinha pedido. Após lamentar a separação de seu mestre, Eliseu viu que não somente recebeu o espírito profético, mas que Deus também estava operando maravilhas como fazia com Elias.

Conclusão: O pedido de Eliseu parece ser algo para o seu benefício, mas quando conhecemos a história e a função de um profeta, ou do principal profeta da nação, podemos concluir que o pedido de Eliseu não era nada egoísta. Precisamos aprender a buscar ser e viver as coisas que deixaram marcas de Deus nas pessoas e no mundo. Almejar carregar o legado de Elias em diante não era uma questão de fama ou sucesso da maneira como estamos acostumados. Era uma responsabilidade de levar em frente o espírito de profético de denunciar pecados da nação e de seus reis, de não ter certeza do amanhã e muitas mais. Quando uma pessoa se abre para o discipulado de Cristo, por meio de sua Igreja, pode aprender a pensar no bem da nação e não somente do seu mundo de prazeres pessoais. Não deseje ser grande, deseje ser relevante.

Aplicação: Procure se envolver de maneira efetiva na igreja e na célula, Deus nos deu dons e talentos para serem usados!

Se você deseja outras informações a respeito do estudo de células, ligue para o pastor Flavinho: (31) 9 8793-7701.

::Pr. Luís Felipe