Nenhum Comentário

A alegria de servir

[Foto: Comunicação Lagoinha]

[Foto: Comunicação Lagoinha]

“Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós, fazendo sempre com alegria oração por vós em todas as minhas súplicas, pela vossa cooperação no evangelho desde o primeiro dia até agora. Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo” (Filipenses 1.3-6).

Exposição do texto: essa é uma carta pessoal aos Filipenses e não tinha o propósito de circular entre todas as demais igrejas, como a carta aos Efésios. Paulo queria agradecer aos crentes por tê-lo ajudado quando precisou. Também desejava contar-lhes como podia estar tão cheio de alegria apesar de sua prisão e do julgamento iminente. Nessa carta tão estimulante, Paulo aconselha aos filipenses a serem humildes e unidos, e os adverte contra potenciais problemas futuros.

Discussão:

  1. Quando as outras pessoas pensam em você, o que será que vem à mente delas? Será que se lembram de você com alegria?
  2. Será que seus atos de bondade servem para inspirá-las e incentivá-las espiritualmente?


Contexto:
“Em todas as minhas orações em favor de vocês, sempre oro com alegria por causa da cooperação que vocês têm dado ao evangelho, desde o primeiro dia até agora” (Filipenses 1.4,5). Essa é a primeira das muitas vezes que Paulo usa a palavra “alegria” em sua carta. Os filipenses eram lembrados com alegria e ações de graça todas as vezes que Paulo orava. A obra de Deus por nós começou quando Cristo morreu em nosso lugar na cruz e sua obra dentro de nós inicia quando cremos Nele. Agora, o Espírito Santo vive em nós e nos permite ficar, a cada dia, mais semelhantes a Cristo. Todos os cristãos são parte da família de Deus e, portanto, participam igualmente do poder transformador de seu amor.

Conclusão: Paulo está descrevendo o processo do crescimento e da maturidade do cristão, que se iniciou quando aceitamos Jesus, e que continuará até a Sua volta. Será que, às vezes, você pensa que não está fazendo progressos em sua vida espiritual? Quando Deus começa um projeto, Ele o conclui. Como aconteceu com os filipenses, Deus o ajudará a crescer na graça até que tenha concluído a obra em sua vida. Quando se sentir desanimado, lembre-se de que Deus não desistirá de você. Ele prometeu concluir a obra que começou. Quando se sentir incompleto ou perturbado por suas fraquezas, lembre-se da promessa e provisão de Deus. Não deixe que sua atual situação roube a alegria de conhecer a Cristo ou que o impeça de ficar mais próximo dele.

Aplicação: Paulo pautava sua vida em servir ao Senhor, dedicando-se à obra de Cristo e a perpetuando após seus ensinamentos. Todos temos alvos, propósitos, metas que procuramos alcançar pela misericórdia do Senhor segundo estratégias e planos de ação que traçamos no nosso dia a dia, em diferentes áreas de nossas vidas.

  1. Qual é o propósito de sua vida?
  2. A quem você pode servir ou ajudar?


:: Pr. Luis Felipe Lima

Mais informações a respeito do estudo de células, ligue para o pastor Flavinho (31) 98793-7701.