Nenhum Comentário

A existência de Deus

Foto: unsplash.com

Foto: unsplash.com

Texto base: Hebreus 11.6

Exposição do texto: “Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e que é galardoador dos que O buscam”.

A Bíblia não se dedica ao propósito de provar a existência de Deus. Esse era um fato óbvio para seus escritores. Contudo, mesmo nos tempos antigos, havia pessoas que negavam essa realidade, assim como muitos fazem hoje (Salmo 10.4; 14.1).

A fé em Deus é algo inerente à maioria dos seres humanos. Quando olhamos para a natureza, para o céu, para as estrelas, somos levados a pensar que alguém criou tudo isso, alguém muito maior e mais inteligente do que nós mesmos (Salmo 8; Salmo 19.1; Rm 1.20). A criação é o testemunho da existência do Criador, assim como o relógio é uma prova da existência do relojoeiro.

“Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das Suas mãos” (Salmo 19.1). Todo o universo é composto de sistemas, e isso indica a existência de uma inteligência superior e anterior, que os teria planejado e implementado. Podemos dizer isso sobre as galáxias, sistemas solares, átomos, ecossistemas e sistemas orgânicos, como os que temos em nossos corpos, os quais consistem em conjuntos de órgãos e funcionalidades bem planejadas e integradas. É mais fácil crer em Deus do que acreditar que tudo isso tenha surgido e se desenvolvido por acaso.

Nossa vida parece seguir uma programação que envolve o nascimento, o crescimento, a reprodução e a morte. Nossa vontade pouco pode interferir nesse processo.

O DNA é um excelente exemplo de planejamento e programação. Esse código é a essência da reprodução. Não parece claro que alguém planejou a perpetuação das espécies?

Também é evidente que qualquer mecanismo desse tipo precisaria funcionar rapidamente. Caso contrário, não haveria a segunda geração. Se dependesse de longos períodos evolutivos, com trilhões de anos, até que, por obra do acaso, a reprodução se tornasse possível, a extinção ocorreria bem antes.

Além de qualquer argumento racional, a nossa fé em Deus é confirmada por Sua presença e Sua atuação em nossa vida. Pela fé temos testemunhado milagres que o Senhor realiza, e o principal deles é a transformação de muitas vidas.

:: Pr. Anísio Renato de Andrade

Mais informações a respeito do estudo de células, ligue para o pastor Flavinho (31) 98793-7701.