2 Comentários

Obra Prima

 

Obra Prima

O Obra Prima tem como missão mobilizar a nível internacional junto à sociedade, em especial, à Igreja de Cristo, no sentido de abraçar de vez aqueles que tanto carecem da graça, da misericórdia e do amor de Deus: os chamados portadores de necessidades especiais. E visto que para grandes ações há os pequenos começos, a nossa própria igreja é o ponto de partida e referência para essa ação global. E para dar cabo dessa missão, o público alvo, num primeiro momento, não é, necessariamente, eles, mas as suas famílias. Isso é, os pais e entes queridos próximos que lidam mais diretamente com eles no sentido de cuidálos. Nesse contexto, a grande pretensão do Ministério Obra Prima é justamente esta: ser um suporte e porto seguro para essas famílias nos momentos de dor e questionamentos que surgem na árdua lida de dar sentido à vida dos filhos e também a eles mesmos, os pais.


Os autores e a obra

Foi o próprio contato direto com quem sente na pele a dor do desafio de cuidar de alguém necessitado a ponto de ter suas forças quase que exauridas e também a= experiência na área de socorro e misericórdia que conferiram ao casal de pastores, Wladimir Ribeiro e Waldenice Ribeiro, a autoridade de estarem à frente desse Ministério. Ambos já trabalharam com crianças, cursaram um seminário com especialização na área de socorro e misericórdia, trabalharam com mendigos, drogados, moradores em área de altíssima vulnerabilidade social – nos chamados “aglomerados”, chegando a morar por cinco anos junto a essas comunidades pobres. Waldenice, esposa de Wladimir, cursou biologia e chegou a fazer especialização na área de portadores de necessidades especiais. “Queremos ser a resposta de Deus a essas pessoas. Nossa ideia não é criar mais um espaço onde os filhos serão deixados, como é comum acontecer. O que queremos é criar sim um espaço, mas para os pais e familiares, a fim de auxiliá-los, pois desejamos reverter essa imagem que eles têm dos próprios filhos”, explica o pastor Wladimir acerca da proposta do Ministério. Vale a pena ressaltar que o Ministério Obra Prima é um dos braços da Central Ministerial da Família, de responsabilidade dos pastores Ciro Eustáquio e Iara Diniz, que atuam diretamente no apoio e amparo à famílias da igreja.

O Ministério em ação e ação do Ministério
Visto que o público com quem o Ministério Obra Prima vai atuar é bem específico, toda a sua ação também deve ser específica e estratégica. Dentre os vários objetivos estabelecidos para a ação do Ministério estão o suporte espiritual, emocional e social aos pais com filhos que apresentam necessidades especiais e ainda a promoção de condições de inclusão de cada um deles na sociedade, por meio de atividades que enfatizam a comunhão como esportes, artes, entretenimento,ludoterapia (psicoterapia para crianças), entre outros. A meta primordial para que esses objetivos sejam cumpridos é o cadastramento das famílias, quando são levantadas todas as demandas e necessidades de cada uma delas. Pois assim como cada filho é único, único também deve ser o tratamento dispensado a cada um deles e sua família. É a partir desse contexto é que surgem os chamados grupos de interesse e afinidade. A terceira fase, digamos assim, já é o treinamento da igreja local para que seus membros saibam receber e lidar com cada um deles. “Não basta apenas os pais e familiares terem todo o suporte e amparo para lidar com seus filhos, se a própria Igreja não cumprir com sua missão de ser amável e acolhedora para com os mais necessitados”, explica Wladimir.

É aí que a nossa igreja e cada um de seus membros podem e devem ajudar, e muito. O pastor Wladimir explica: “Primeiro, orando. Queremos levantar intercessores que apadrinhem o projeto por meio de sua intercessão. Segundo, nos informando acerca dos pais, familiares, amigos e conhecidos que tenham em casa pessoas que tanto carecem de nosso apoio e amor, que são os portadores de necessidades especiais”.

Limites que não impedem os sonhos
Ainda que árdua e desafiante, essa missão a que se propõe o Ministério Obra Prima não é impossível de ser realizada. “Temos inclusive a ideia de ter um site e/ou um blog de comunicação e interação. A intenção é buscarmos apoiadores, parceiros e até patrocinadores para tudo que temos a fazer”, diz o pastor Wladimir. Ele finaliza, sonhando alto: “O projeto é também evangelístico na medida em que sensibiliza todo o Corpo de Cristo e toda uma sociedade no sentido de mobilizarmos a todos para auxiliarem aqueles que, há muito, vêm clamando por nossa ajuda. A conquista dos 10% de Belo Horizonte pode também estar aí. Pois eles também são amados e bem-vindos ao Reino. Eles são a obra prima do Pai”.

Fale com os pastores Wladimir Ribeiro e Waldenice Ribeiro, do Ministério Obra Prima: (31)8445-2910.

Foto: Reprodução internet


:: Por Marcelo Ferreira.
marcelo.ferreira@lagoinha.com