Ela é a casa onde nosso pastor Márcio e sua equipe de pastores e ministérios oferecem suporte às suas ovelhas

Casa Pastoral

Em muitas igrejas, quando alguém usa a expressão Casa Pastoral, está se referindo ao lugar onde o pastor mora e atende suas ovelhas para aconselhamentos e reuniões. Em nossa igreja, o conceito é um pouco diferenciado. O pastor Márcio Valadão e sua equipe de pastores não moram nela, entretanto, passam grande parte do dia lá, atendendo suas ovelhas e realizando reuniões. Na Casa Pastoral estão instalados vários ministérios: Rhema Reconciliação, Central Ministerial da Família, Adotar, Salve sua Família, Proteger Brasil e Jovens Adultos. “O conceito da Casa Pastoral da Lagoinha é amplo justamente pelo crescimento da obra realizada em nossa igreja e a necessidade de espaços para todas as atividades”, explica o pastor Washington de Sá, líder dos ministérios Salve sua Família e Proteger Brasil.

Cerca de 50 pessoas, entre pastores, obreiros e funcionários, estão de segunda a sexta no prédio de três andares – localizado à rua Pitangui, 527, Concórdia – realizando atendimentos agendados. Mas quem chega sem hora marcada é sempre recebido e ajudado com uma Palavra de Deus, aconselhamento e acompanhamento psicológico. “Entre 100 e 150 pessoas ligam, por dia, para receberem suporte, aconselhamento e agendar um atendimento na Casa Pastoral”, conta Patrícia Debarry, recepcionista.

Sala do pastor Márcio Valadão

Pr.Márcio Valadão

Quando não está em visitas ou na sede da igreja, o pastor Márcio atende em sua sala, no primeiro andar. A sala espaçosa, com uma mesa grande e poltronas confortáveis, faz parte do cuidado do pastor para deixar suas ovelhas com a sensação de estarem em casa, a fim de receberem a Palavra. O número de atendimentos varia de acordo com a procura das pessoas que chegam para falar com ele. O tempo de atendimento também vai de acordo com a necessidade. O pastor Márcio também utiliza o local para se reunir com seus pastores, tratar dos assuntos da igreja e terem comunhão. “Nós pastores gostamos de vir à Casa Pastoral para encontrarmos com nosso pastor e nos relacionarmos com ele. Temos a oportunidade de saber como ele está, ouvir seus conselhos e direcionamentos e entendermos melhor sua visão ministerial”, explica Washington de Sá.

Ministério Rhema Reconciliação

Pr. Ronaldo Moreira

No terceiro andar da Casa Pastoral, o pastor Ronaldo Faria e sua equipe de pastores do ministério Rhema realizam os atendimentos e aconselhamentos na área de batalha espiritual, cura interior e libertação. A procura para atendimentos é grande. Muitos estão em busca de libertação de algum vício, para liberar perdão, fazer quebra de maldição etc. Os atendimentos acontecem em uma das oito salas da equipe pastoral, às segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, à partir das 14 horas – por ordem de chegada. No primeiro atendimento é avaliado o problema da pessoa por um dos pastores. A partir daí, eles marcam os retornos para acompanhá-la até que a restauração seja completa. Além dos atendimentos, também são realizadas na Casa Pastoral as inscrições para os seguintes cursos: Capacitação para Libertação e Cura Interior, Capacitação para Libertadores de Adultos e Capacitação para Libertadores de Crianças.

Central Ministerial da Família

Todos os ministérios ligados à Central Ministerial da Família concentram suas informações de atividades, cursos e atendimentos nas sete salas do segundo andar da Casa Pastoral. Além de informações e agendamento de cerimônias de casamento na igreja, é lá que os membros da Lagoinha fazem inscrições para o Curso de Noivos, Curso Casados para Sempre, Curso de Finanças Crown, Pais Grávidos, Palestra de Consagração de Filhos, Curso Educando Filhos à Luz da Palavra e Acampamento de Casais. Os pastores líderes dos ministérios Edificando um Novo Lar, Casados para Sempre, Crown, Eliezer, das Células de Casais e da Escola de Pais realizam seus atendimentos agendados todos os dias da semana em horário comercial. O foco é aconselhar pessoas que enfrentam problemas familiares e de relacionamentos, para que recebam consolo, orientação e sejam acompanhados em um dos ministérios da área da família.

Proteger Brasil e Salve sua Família

Pr. Washington de Sá

O pastor e palestrante Washington de Sá recebe em sua sala pais e filhos para aconselhamentos na área familiar. Pessoas com problemas relacionados à pedofilia, agressão física e influências seculares nos relacionamentos entre pais e filhos, marido e mulher, são acompanhados pelo pastor. Os atendimentos são agendados por ele mesmo, respeitando a agenda de palestras, seminários e congressos que ministra. Washington também faz as marcações via e-mail: salvesuafamilia@hotmail.com. Com o ministério Proteger Brasil, o pastor Washington desenvolve um trabalho de proteção à criança e ao adolescente, orientando as famílias a serem contra todo tipo de violência infantil. Estratégias de educação e comportamento são passadas nos aconselhamentos, respeitando o Estatuto da Criança e do Adolescente. Por meio do Salve sua Família o pastor ajuda pais e responsáveis a entenderem o contexto familiar dos dias de hoje, para que não fiquem perdidos nos conceitos de família deturpados pela mídia.

Ministério Adotar

A líder do ministério, Mônica Almeida, recebe em sua sala casais que querem adotar, estão em processo de adoção e casais que adotaram, para acompanhamentos e direcionamentos sobre questões jurídicas, emocionais e espirituais. Atualmente, cento e sessenta casais são acompanhados pelo ministério, e cerca de cinquenta crianças estão em guarda provisória e definitiva. Junto a sua equipe de psicólogos voluntários, Mônica também acompanha as crianças que são adotadas para trabalhar traumas, hábitos e costumes que deverão ser adaptados, aprendidos e mudados na nova família. O ministério também desenvolve estratégias de incentivo à adoção tardia (adolescentes) e à adoção de crianças afrodescendentes.

 Ministério Jovens Adultos

O ministério Jovens Adultos da Lagoinha oferece suporte a um público da igreja que precisa de uma programação específica. Ela alia a empolgação da juventude à seriedade da responsabilidade que esse público vive em sua vida profissional, pessoal e espiritual. Dentro do cuidado, os aconselhamentos existem para acolher cada participante do ministério, membro da igreja e futuros membros. Em uma sala do primeiro andar o pastor Leônidas Francisco realiza atendimentos aos jovens e adultos, solteiros, casados e divorciados. São tratados ali todos os assuntos ligados à vida pessoal, sentimental, emocional, espiritual e profissional das quase 70 pessoas que, em média, são atendidas por semana na Casa Pastoral. Os dias de atendimento são segunda, quarta, quinta e sexta-feira, a partir das 14 horas.

 :: Stephanie Zanandrais  

stephanie.zanandrais@lagoinha.com