Estudo da célula

Como posso derrotar a depressão – Parte 2
Uma continuação do Estudo sobre os aspectos que Deus usou para conduzir Elias à vitória contra a depressão

Introdução
Na lição anterior, estudamos aspectos que podem desencadear a depressão. Analisamos a vida de Elias, um homem extremamente usado por Deus e muito bem conceituado que, por causa de uma ameaça, se entregou à depressão, ao ponto de querer morrer. Pudemos ver como Deus tratou Elias para que ele superasse a depressão. Deus o levou a se concentrar nos fatos e não nos sentimentos; a entender que ele é uma pessoa especial e que não devia se comparar com os outros; também não aceitava falsas acusações. Estudaremos nesta lição, outros aspectos que Deus usou para conduzir Elias à vitória completa sobre a depressão.

Não exagere o lado negativo
1 Reis 19.10. Elias tinha um pouco de autopiedade: “Todos estão contra mim”. A verdade é que nem todos estavam contra ele. Só uma pessoa! E essa ameaça não era verdadeiramente uma ameaça. Se de fato ela o quisesse matar não teria enviado um mensageiro e sim um assassino!

Ela era esperta, e sabia que se matasse Elias, ele se tornaria um mártir e sua influência aumentaria ainda mais sobre a nação podendo causar uma revolução no país. Ela apenas queria que ele parecesse um covarde perante a nação.

Elias não parou para avaliar a ameaça. Ele simplesmente fugiu. Sempre exageramos o lado negativo quando estamos deprimidos. Ele não era a única pessoa que permanecera fiel a Deus. Ainda havia 7.000 profetas. Ele exagerou o problema. Compartilhe: Como você reage diante das ameaças ou de perigos que lhe sobrevêm? Costuma avaliar a situação?

Cuide de suas necessidades físicas
1 Reis 19.5-8. A solução inicial de Deus para Elias foi descanso, comida e relaxamento. Quando você está fisicamente cansado e mentalmente exausto, fica propenso à depressão.Observe quão ternamente Deus cuidou de Elias. Deus não o repreendeu. Deus não o humilhou nem o condenou. Tudo o que Deus fez foi-lhe dar comida e descanso. Deus promoveu sua  restauração física. Este foi o ponto de partida.

Se você está deprimido, o primeiro passo para a recuperação é cuidar do seu físico. Sua saúde influencia profundamente o seu humor.

Compartilhe: Como você tem cuidado de sua saúde? Como é a sua alimentação? Tem dormido o suficiente? Como está a sua prática de exercícios físicos?

Talvez você precise ser mais cuidadoso com sua dieta, dormir mais ou começar um programa de exercícios.

Entregue suas frustrações a Deus
1 Reis 19.9-10. Elias colocou para fora tudo que estava sentindo. Deus permitiu que Elias desabafasse. Deus não ficou chocado com as reclamações de Elias.

Deus permitiu que Elias desabafasse suas emoções reprimidas, sem criticá-lo nem condená-lo. De maneira geral, compartilhar seus sentimentos com um amigo cristão sempre ajuda.

Observe os seis sentimentos de Elias.Primeiro ele teve medo (v.3). Depois, ficou ressentido (v.4). Ele estava com baixa auto-estima e sentia-se culpado. Ele reclamou que trabalhara duro para nada (v.10). Ele sentiase solitário. E, por fim, ele estava preocupado: “Procuram matar-me”. Quando você junta medo, ressentimento, culpa, ira, solidão e preocupação então está pedindo para ficar deprimido!

Foi por isso que Deus deixou Elias simplesmente colocar tudo isso para fora. Ele perguntou: “Elias o que está frustrando você? O que está consumindo você?” Quando você está deprimido é exatamente isso o que precisa fazer: contar tudo ao Senhor.

Compartilhe: O que você faz quando se sente esmagado pelas suas emoções e seus pensamentos? Você costuma desabafar com toda liberdade?

Uma nova percepção de Deus
1 Reis 19.11. Ainda hoje, Deus fala conosco por meio da quietude e da tranquilidade – não por meio de uma grande e dramática demonstração de fogo e poder. Deus lembrou a Elias que Ele ainda estava bem ali, ao lado dele.

Se você estiver deprimido, pegue sua Bíblia e vá até um local tranquilo (às vezes perto de um lago, um campo…). Sente-se, leia a Bíblia e fique sozinho com Deus. Deixe apenas que Deus o ame e fale com você. Deixe-o suprir suas necessidades e permita-se desfrutar de sua presença. Não há antidepressivo melhor do que comunhão e amizade com Deus.

Nova direção na vida
1 Reis 19.15. Deus concedeu a Elias uma nova direção, uma nova tarefa. Ele o fez voltar ao trabalho. O caminho mais rápido para derrotar a depressão é parar de sentir autocomiseração. Tire os olhos de si mesmo e comece a olhar as necessidades dos outros. Jesus disse: “Percam a vida para encontrá-la” (cf.Mt 16.25). Ajude outras pessoas.

Quando estamos deprimidos temos a tendência de pensar: “Como Deus poderá usarme? Sou um fracasso. Decepcionei a Deus”. Mas você nunca poderá decepcionar a Deus. Deus sabe o futuro, por isso não pode ser decepcionado. Deus sabe que você é humano, pois foi Ele quem o criou. Ele conhece sua personalidade.

Permita que Deus lhe dê novo propósito e nova direção. Ele não desistiu de você. Você estragou tudo? Não importa! Se você permitir, Deus vai erguê-lo e começará tudo de novo. Um erro (ou cem) não desqualifica você para a vida.

Jesus quer tirá-lo da depressão. Você não precisa viver manipulado por suas emoções. Você deve controlar o que pensa, decidir mudar o que pensa, e verá que suas emoções mudarão. São pensamentos de derrota, de fracasso, de que não tem valor, que o levam à depressão, por isso, quanto mais você conhecer Jesus, mais livre você será: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (Jo 8.32.)

Compartilhe: O que tem feito para conhecer melhor a Deus e depender mais dele?

Conclusão – Você pode mudar
Mas onde e como começar? Estabelecendo um relacionamento pessoal com Cristo. Isso não cura instantaneamente toda depressão, mas, sem Cristo, você não terá poder para mudar.

Se Cristo estiver em sua vida, peça que lhe dê um novo propósito, uma nova razão para viver. Você precisa de uma razão maior para viver além de você mesmo. Pessoas que vivem para si mesmas ficarão deprimidas. Você precisa de algo maior que tire sua atenção de você mesmo. Você precisa de um relacionamento mais íntimo e intenso com Cristo, o Todo-Poderoso Filho de Deus.

Orientações para o líder:

1- Quebra-gelo:
Descreva sua semana comparando-a com um motor de carro (por exemplo, super aquecido, em ponto morto, lento, em velocidade agradável etc.).

2. Na última sextafeira do mês é realizada a nossa jornada de oração, de 19h30 às 21h30, no salão Esperança da nossa igreja e nos núcleos. Participe com sua célula!

3. Compartilhe com esta a leitura bíblica de cada membro. Incentive-os.

4. Que Jesus o abençoe e o guarde concedendolhe graça e sabedoria para edificar sua célula!

:: Fale com a Pra. Dinamarcia sobre o estudo da célula. Telefone: (31) 8468-3611.