“Volte, Volte, sulamita. Volte, volte, nós queremos ver você dançar. Por que vocês querem me ver dançando a dança da noiva?” (Cantares 6.13.)

A dança na Igreja não é enfeite de culto e nem mesmo algo exclusivo para os jovens ou mulheres. A dança é inerente a qualquer homem ou cultura. Ela é uma linguagem de comunicação. No mundo contemporâneo, de maneira geral, a dança é desenvolvida de maneiras e estilos variados, apresentando textos, métodos próprios, trabalhos/estudos diferenciados e infl uenciados tanto por inúmeras ações socioculturais como também por diversos braços da escola de arte moderna e pós-moderna.

Nosso objetivo é ter uma dança que extrapola a compreensão e a sistematização das diversas técnicas. Uma “dança do céu – sobrenatural”, com valores bíblicos e técnicas corporais adaptadas ao estilo do ministro ou do grupo de dança. Para compreendê-la e encontrar o ponto de equilíbrio entre as técnicas corporais e a unção é necessário ter fome de Deus, constante oração, muito trabalho e busca pela santidade.

Também temos como objetivos preparar, desenvolver e treinar o Ministro de Dança para o exercício do ministério condizente com a proposta de unidade, excelência e aprimoramento. Tendo em vista, inclusive, situações geradoras de experiências e aprendizados variados de conteúdos técnicos de “dança”, além de uma plataforma em consagração e santifi cação. A base de todo projeto pedagógico são os movimentos naturais do ser humano como andar, correr, pular, saltar, girar, rolar etc, transformados em uma dança voltada para o púlpito.

Nossa expectativa é incentivar a criação de possibilidades corporais expressivas no sentido da apreensão de várias habilidades de execução de movimentos, ritmos, contato com formas e símbolos próprios, ampliando essas experiências para o novo e a dança própria, disponibilizando situações geradoras de valores que fazem parte da construção e da experiência sociocultural cristianizada do ser humano, nas suas relações sociais e nos estilos de vida próprios.

Além disso, investir em uma nova geração de adoradores extravagantes, que se entregam ao Senhor de CORPO, ALMA E ESPÍRITO e na formação de novos líderes capacitados para discipular novos convertidos por meio da dança.

Hoje, somos 130 integrantes do Ministério de Dança da Secretaria de Louvor e Artes e 110 integrantes do DNA (Programa “Dança da Noiva Avivada” – ministrando no altar e nas ruas). Estamos presentes em sete cultos da Lagoinha, temos recebido convites para ministrar a Palavra e ofi cinas, além de mostras de artes em outras igrejas e evangelismos. Também estamos nos preparando para o Musical de Natal da IBL que será realizado no dia 25/12/12, às 18h e para o Culto da Virada do ano de 2011 para o “Ano da Bênção”, 2012. E isso é só o começo!

Para o ano que vem as expectativas são muitas! Além da Fábrica de Artes que terá aulas de dança de vários estilos e níveis, estamos projetando espetáculos de dança, mostras de Artes da Lagoinha, evangelismos e muito mais! Tudo para a honra e glória do Senhor Jesus! Seja você também um colaborador do Reino!

:: Isabel Coimbra e Isa Coimbra

Coordenadoras do Departamento de Dança.

Informações: dancalagoinha@gmail.com / (31) 3421-4205 ou 9173-3342.