Lição 3 

Semear 2

Texto referência: Marcos 8.22-25 

Vivemos no mundo do fast food, tudo tem que ser na hora e do nosso jeito. Isso é tão forte em nossas vidas que transportamos essa realidade para nossas petições a Deus. Queremos algo e queremos agora! No entanto, podemos perceber na Palavra de Deus várias situações em que, Jesus, ao ser solicitado para realizar um milagre, não fazia de forma instantânea. No caso do texto que introduz este estudo, a cura do cego foi gradual. Foi assim também com Abraão, que teve que esperar 20 anos para ver o cumprimento da promessa de que sua esposa teria um filho. Existe um intervalo entre a promessa e o milagre, e nem sempre ele é curto. Investir em oração nesse intervalo é um teste de fé e pode ser duro

DEUS TESTA A NOSSA FÉ POR MEIO DOS APARENTES ATRASOS

Odiamos esperar engarrafamentos, filas de banco e atendimentos em hospitais, queremos nossos problemas resolvidos imediatamente. Um bom exemplo de espera foi do povo de Israel guiado por Moisés no deserto, uma jornada que deveria ser feita em duas ou três semanas foi concluída em 40 anos. Em Deuteronômio 8.2, podemos ver por que o Senhor permitiu que ficassem tanto tempo ali: para prová-los, para ver o que tinham no coração.

PERGUNTA: O que temos alimentado em nosso coração durante o tempo da espera do milagre?

 TEMPO DE PERSEVERAR

A chave para vencer a provação do tempo é corrermos contra todos os obstáculos sempre com os olhos mantidos no alvo. Em Tg 1.2-4 o autor fala que a provação nos tornará íntegros e perfeitos. É o mesmo princípio defendido pelo apóstolo Pedro em sua primeira carta, 1 Pe 1.6-7. Quando não entendemos esse princípio começamos a tentar “ajudar” a Deus, foi o que Abraão fez, ele não conseguiu esperar e teve um filho de um sserva de sua esposa, sendo que a promessa é que ele teria um filho com sua esposa. Quando fazemos algo por nosso próprio intermédio nada mais é que obra da carne.

AJA POR FÉ

Muitas pessoas esperam pelo cumprimento da promessa, mas não se preparam para o milagre. Certa vez, uma igreja estava fazendo uma campanha de oração para que Deus fizesse chover, pois passavam por um longo período de seca. No dia da primeira reunião de oração o pastor mandou todos os membros que não tinham levado guarda chuva voltarem para casa.

PERGUNTA: Como você tem se preparado para a chegada do seu milagre?

SIMPLESMENTE OBEDEÇA

Obediência à Palavra de Deus é um ingrediente essencial para que um milagre aconteça. Tudo que Deus nos promete é possível (Lc 1.37); todavia, nem sempre vai acontecer da forma que imaginamos. Foi assim que Pedro foi surpreendido por Jesus depois de uma noite inteira sem ter conseguido pescar nada. Em Lc 5.4-6, Jesus lhe dá um comando para pescar e ele afirma que apesar de ter sido uma noite improdutiva, ele lançaria a rede por que estava fazendo aquilo sob a palavra de Cristo.

PERGUNTA: Deus já lhe mandou fazer alguma coisa que você julgou ser absurda; porém você obedeceu e, por isso, recebeu o seu milagre?

É sobre a Palavra do Senhor que apoiamos nossa fé, mas ela precisa ser acompanhada de obediência. Seguir a Deus é essa deliciosa experiência de viver o imprevisível. Assuma também esse risco e seja surpreendido!

:: Comunicação