Temos colhido os frutos de um trabalho iniciado há 27 anos por meio da Beneficência e sua posterior estruturação como Ação Social em 28/08/1991. Em 2007 iniciamos uma nova fase, em que todos os projetos sociais foram incorporados à Fundação Oásis, instituída em 18/10/1995 com este objetivo.

Nesta nova perspectiva organizacional a Fundação Oásis passa a ser a única Pessoa Jurídica responsável pela administração dos projetos sociais da Lagoinha, sua mantenedora. Ela possui toda documentação necessária ao seu pleno funcionamento e desenvolvimento.

A Fundação Oásis é constituída de quatro Conselhos, a saber: Conselho Curador, Conselho Diretor, Conselho Fiscal e Conselho Consultivo. Sua sede funciona à Rua Angico, 283 – Bairro São Cristóvão.

 

Projetos Sociais da Fundação Oásis

Abrigo Pró-Criança
Funciona à rua Beberibe nº 253 – Bairro São Cristóvão, atendemos 15 crianças em situação de risco pessoal e social, devidamente encaminhadas pelos órgãos competentes, conforme a regulamentação do Estatuto da Criança e do Adolescente, dando-lhes abrigo, proteção e preparo para retorno ao lar de origem ou encaminhamento para adoção, conforme decisão do Juizado da Infância e Juventude.

Visando proporcionar a inclusão destas crianças na vida da comunidade local, a Fundação Oásis oferece a todas elas, conforme as idades, a freqüência em suas creches (educação infantil), ao Núcleo de Formação/Centro Estudantil e ao Colégio Cristão, estes também projetos da Fundação Oásis.

Creche Oásis
Atende em três casas localizadas à rua Juazeiro nºs 29, 41 e 51, no Bairro São Cristóvão, são em torno de 130 crianças em situação de risco pessoal e social, na faixa etária de 04 meses a 05 anos e 09 meses de idade.

A estas crianças são proporcionadas: Alimentação adequada, atividades recreativas e pedagógicas, formação de hábitos de higiene, acompanhamento psicológico, social e familiar.

Núcleo de Formação/Centro Estudantil
Localizado à rua Beberibe nº 243, Bairro São Cristóvão, atende a 180 crianças e adolescentes (06 a 18 anos de idade), em situação de vulnerabilidade pessoal e social, proporcionando-lhes: Alimentação adequada, atividades recreativas, pedagógicas, esportivas e culturais, apoio escolar, oficinas de artes, dança, informática, inglês, biblioteca, formação profissional de panificação, lazer (passeios e acampamentos) apoio espiritual e familiar.

Casa das Vovós
Abriga à rua Alameda Ipê Branco nº 144, Bairro São Luiz, cerca de 20 idosas impossibilitadas de permanecerem com seus familiares, ou desprovidas de recursos financeiros suficientes para seu auto-sustento, ou desamparadas, oferecendo-lhes um lar, alimentação, acompanhamento físico, emocional, social e espiritual. A casa conta com a parceria da UNIFENAS, por meio do acompanhamento médico de uma professora Geriatria e seus alunos.

Conta também com a parceria de uma equipe de Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas e Enfermeiros, por meio do Posto de Saúde. A alimentação das vovós é controlada por uma nutricionista voluntária. Os cuidados estéticos de nossas vovós são realizados por uma manicure voluntária. A Casa possui um médico voluntário membro de nossa igreja que é o seu responsável técnico.

Padaria TrigoOásis
Localizada a rua Juazeiro nº 120, Bairro São Cristóvão, oferece curso de panificação a adolescentes matriculados no Núcleo de Formação, bem como a adolescentes e adultos da comunidade, com o objetivo de prepará-los para o mercado de trabalho em expansão.

Galpão da Cidadania
Este projeto está em fase de implantação, com inauguração marcada para 18 de agosto de 2007. A quadra foi construída à rua Manoel Macedo nº 552, Bairro São Cristóvão, para atender meninos e meninas com idade entre 06 a 16 anos na prática esportiva do futebol. Para freqüentarem o curso os meninos e meninas deverão estar matriculados em escola da rede pública de ensino. Serão controladas as freqüências às aulas, bem como o boletim de notas. Paralelamente às aulas, treinos e campeonatos, participarão de discipulado, tendo em vista a formação de um caráter cristão. A Rede de Esportes da IBL é parceira neste projeto.

Colégio Cristão
Com sede à rua Manoel Macedo nº 360, Bairro São Cristóvão, o Colégio possui 753 alunos matriculados em suas turmas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. O colégio trabalha dentro de uma perspectiva cristã em sua metodologia de ensino.

Futuro
Ainda faz parte dos planos da Fundação Oásis para o ano de 2007, a implantação dos Projetos: Raabe (atendimento às prostitutas) e do Centro de Profissionalização Oásis (cursos de estética e beleza e confecção em malhas). Para tal, colocamos a cada dia os nossos planos no altar do Senhor, para que através de sua permissão possamos cumprir com zelo e determinação tudo aquilo que ele sonhou para a nossa amada igreja.

Informações e Doações
Fundação Oásis
Rua Angico, 283 – Bairro São Cristóvão – BH/MG.
Tel: (31) 3421-4888/ 3446-1942 e 3428-5625.

Mais Telefones
Creche Oásis – (31) 3421-1907.
Abrigo – (31) 3422-9058.
Casa das Vovós – (31) 3427-6040.
Núcleo – (31) 3421-1257.
Colégio Cristão – (31) 3429-6500.