Nenhum Comentário

Fundamentos da fé

Estudo de célula

Referência bíblica: “Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece inabalável e selado com esta inscrição: O Senhor conhece quem Lhe pertence e afaste-se da iniquidade todo aquele que confessa o nome do Senhor” (2 Timóteo 2.19).

Exposição do texto: no texto acima, nas instruções de Paulo a Timóteo, em meio a inúmeros alertas e conselhos para seu discípulo, Paulo consolida uma pequena lista de fundamentos cristãos que ajudaria a nortear Timóteo em sua fé e liderança. Paulo chamou essa lista de “fundamentos de Deus”.

Objetivo: consolidar, edificar e fortalecer os fundamentos da fé cristã.

Discussão:

1. Em sua opinião, quais os fundamentos da fé cristã?

2. Como esses fundamentos são consolidados?

Contexto: nos versos 17 e 18, Paulo relata brevemente a respeito de dois homens que estavam espalhando heresias na igreja, Himeneu e Fileto. A Bíblia não registra mais nada a respeito deles, no entanto, o suficiente para alertar a igreja sobre doutrinas distorcidas, que são como um câncer no meio do povo, capaz de se alastrar com rapidez e grande poder de destruição. No combate a heresias e também na consolidação da fé do jovem Timóteo, Paulo, de maneira sucinta, relata quatro fundamentos em forma de instrução.

Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, junto aos que, de coração puro, invocam o Senhor”. (2Timóteo 2.22)

Nessas instruções Paulo usa a expressão SIGA, palavra do grego ‘dioko’, que significa: correr atrás, correr com determinação, esforçar-se com todo empenho para conseguir, ou seja, para os fundamentos que veremos a seguir, precisaremos de determinação e esforço para adquiri-los e mantê-los.

1º fundamento: siga a justiça. No início do capítulo 3, Paulo faz uma lista de injustiça e introduz dizendo: “Sobrevirão tempos terríveis”. Geralmente, em períodos de dificuldades, o que mais predomina é a injustiça, as pessoas sofrem e passam por necessidades extremas. Seguir a justiça independentemente do estado exige integridade e determinação, pois não importa o que os outros fazem, aqueles que seguem a justiça encontram vida e honra (Provérbios 21.21).

2º fundamento: siga a fé. Compreendemos que possuímos cinco sentidos: visão, olfato, paladar, audição e tato. Em 2 Coríntios 5.7, Paulo usa o sentido da visão para explicar sobre a fé. “Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos”. Seguir a fé é estar em fé, permanecer em fé, andar e viver em fé, e não ser guiado pelos sentidos ou circunstâncias à sua volta.

3º fundamento: siga o amor. No versículo 24 Paulo orienta: “Seja amável com todos”. Não é muito fácil ser cordial e amável com todas as pessoas, principalmente, quando elas são rudes conosco, por isso o amor deve ser seguido com todo esforço e empenho. Jesus relata no Evangelho de Mateus 5.46: “Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa vocês receberão?”. Nosso amor é revelado quando o demonstramos às pessoas que não toleramos. 1 João 2.10 diz: “Quem ama seu irmão permanece na luz, e nele não há causa de tropeço”.

4º fundamento: siga a paz. A falta de paz gera confusões, brigas, agressões verbais e até físicas. No decorrer dos conselhos, Paulo, nos versos 23 e 24, diz: “Evite as controvérsias tolas e inúteis, pois você sabe que acabam em brigas. Ao servo do Senhor não convém brigar”. Certamente, Paulo adverte a respeito desse assunto por ser testemunha ocular de fatos similares, e explica que a paz é um fundamento necessário para aqueles que invocam o nome do Senhor (22). Seguir a paz custará respeito, harmonia, tolerância e empatia, caso contrário, sempre haverá um ambiente hostil diante de nós.

Conclusão: é claro que não existem apenas esses fundamentos da fé cristã, no entanto, esses quatro fundamentos (justiça, fé, amor e paz) nos ajudam nas questões mais básicas no nosso dia a dia, sendo assim, segui-los deixa de ser uma obrigação e passa a ser um prazer.

Aplicação: em quais desses quatro fundamentos você tem tido mais dificuldades? Durante a semana, busque ao Senhor para que esse ou esses faltantes se tornem palpáveis em sua vida, esperando as oportunidades para manifestá-los.

:: Pr. Adriano Pauli

Se você deseja mais informações a respeito do estudo de células, ligue para o pastor Flavinho (31) 98793-7701.