Nenhum Comentário

Inspiração, valores e validade das Sagradas Escrituras

Estudo de Célula

Referência bíblica: “Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu. Porque desde criança você conhece as Sagradas Letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra” (2 Timóteo 3.14-17).

Exposição do texto: em tempos de perseguição, crise e tensão, nosso caráter é revelado pelas nossas verdadeiras motivações de sobrevivência. Muitas pessoas desistem da fé quando veem que seus objetivos não serão supridos pelo Deus da fé. A grande verdade é que elas nunca creram, pois colocaram a fé em Deus para um fim em si mesmas. O Evangelho é muito maior que seu projeto pessoal de vida e plano de felicidade. Nesta carta, Paulo escreve seu último suspiro, que não era um clamor por ser amado, mas pela preservação e resistência do Evangelho em meio à perseguição e ao falso ensino. Nero estava atacando os cristãos, crucificando e queimando-os vivos pelas ruas de Roma. Paulo estava preso em uma masmorra, viu muitos dos seus o abandonarem, talvez por temerem a morte e por saberem que Paulo de nada mais lhes poderia acrescentar. Paulo, então, escreve essa carta a um dos seus discípulos mais próximos na cidade de Éfeso, altamente mística, que tinha uma igreja grande, com pastor jovem, tímido e doente, mas levantado por Deus. Paulo se levanta pelo Evangelho e começa a conclamar a Timóteo que permaneça firme na missão do Evangelho. Estamos no tempo entre a primeira e a segunda vinda de Cristo, a era presente do porvir, em que a igreja sofrerá e sofre uma oposição ao Evangelho. O mal está fora, mas dentro do homem. O caos, a perseguição e os falsos ensinos são parte da manifestação de um homem caído, que busca os seus interesses e se consolidar em seu reinado.

Discussão:

1- Por que temos tanta dificuldade com o compromisso com a Palavra de Deus?

2- Temos nos relacionado como igreja para o prazer ou discipulado mútuo?

Objetivo: aprender a lidar com as adversidades pelo estudo da Palavra de Deus.

Contexto: o capítulo 3 de 2 Timóteo é emblemático pela posição que os homens tomam para suas vidas, amando os prazeres, sendo avarentos e ludibriados pela religião que não requer caráter, mas somente carisma. Paulo escreve a Timóteo para que ele se afaste dessa mentalidade dos falsos ensinos, que visam o próprio homem, e permaneça naquilo que aprendeu desde pequeno. Vivemos dias em que a perseguição não precisa ser física, porque a guerra invisível do pensamento já está sendo desbravada e temos sido ludibriados pelos falsos pensamentos de outro evangelho. Um evangelho de braços dados com o pensamento vigente da nossa época, que o propósito máximo da vida é o prazer, a felicidade individual e o bem-estar de cada um. Isso certamente não gera perseguição. Os impostores do Evangelho querem glória e não sofrimento; holofotes e não abnegação; aplausos e não dor. Paulo chama Timóteo para aquilo que já lhe foi ensinado. Não existe segredo de um novo cristianismo, existe uma necessidade de um retorno ao Evangelho, revelado nas Escrituras e capaz de discipular as pessoas para uma vida com caracteres do Evangelho rejeitado, pelo amor do homem à própria vida.

Conclusão: a Bíblia é a revelação de Deus aos homens mortos e falidos. A Bíblia é um Deus amor Se ajoelhando para Se revelar a nós. A Bíblia é um livro de discipulado, que ensina aos homens:

• O ensino a respeito de Deus;

• Repreensão: revelando nossos ídolos e nos libertando;

• Correção: nos mostrando o pensamento e a conduta do Evangelho;

• Educação na justiça: nos colocando na nova realidade de vida.

O ser humano não está corrompido por causa do mundo ao redor; o mundo ao redor que está corrompido por causa do ser humano.

Aplicação: procure identificar situações em que você tem sido perseguido e busque na Palavra direções para vencer cada uma delas. Compartilhe na próxima semana em sua célula.

:: Pr. Luis Felipe

Se você deseja mais informações a respeito do estudo de células, ligue para o pastor Flavinho (31) 98793-7701.