Louvor e ação

Música e trabalho a serviço do reino de Deus

O Ministério de Louvor desempenha uma função importante no serviço da igreja. O louvor está presente em todos os cultos e tem valor pastoral. Por isso merece maior atenção no discipulado e acompanhamento. O louvor está presente também em toda a Bíblia, desde antes da criação até o Apocalipse e continuará a existir pela eternidade. A partir do reinado de Davi a música foi integrada à ministração do Tabernáculo e ministrada continuamente, em turnos que cobriam as 24 horas, diariamente. Havia 4 mil levitas músicos (1Cr 23.5), 288 eram mestres e profetas, capazes e preparados para o ministério do louvor (1Cr 25.7). Hoje, vemos cumprir-se a promessa da restauração do Tabernáculo de Davi (Am 9.11), quando o louvor é restituído à Casa de Deus em todas as suas formas: com danças, com cânticos novos, com liberdade de expressão e culto, trazendo o ambiente profético à Igreja do Senhor.

É importante ressaltarmos a diferença entre louvor e adoração. Louvor é elogio. É expressão de reconhecimento das qualidades de alguém ou de seus atos. Tal expressão normalmente se faz por meio de palavras. Quando dizemos: “Senhor, tu és maravilhoso”, isto é louvor. Quando dizemos: “Senhor, muito obrigado pelo alimento”, isto é ação de graças, agradecimento. A adoração, por sua vez, é uma atitude espiritual, caracterizada por um amor intenso, reconhecimento da majestade divina e se traduz em disposição para servir ao Senhor. A adoração é interior, mas pode ser acompanhada de gestos exteriores, tais como o levantar das mãos, em sinal de rendição, ou o ajoelhar ou o prostrar-se diante do Senhor.

O louvor pode ser dirigido a Deus ou aos homens (Pv 27.21; 31.30; Rm 3.3; 2Co 7.14). Afinal, louvor é elogio. A Bíblia diz que o próprio Deus louvará aos salvos (1Co 4.5). A adoração, porém, só pode ser dirigida a Deus. “Ao Senhor teu Deus adorarás e só a ele darás culto.” (Mt 4.10; Ap 19.10).

Conhecendo o Ministério de Louvor da Lagoinha e suas atuações

De forma surpreendente, o Ministério de Louvor (fundado em 1997 por Ana Paula Valadão Bessa) tem crescido e, atualmente, conta com 19 grupos de louvor, 3 corais, 14 grupos de dança, 3 de teatro e vários grupos ligados a Rede de Crianças Juniores (RCJ), Rede de Adolescentes e Mocidade, Núcleos com 21 grupos de dança e 20 de louvor.

O Ministério possui uma secretaria que coordena o trabalho e um Centro de Aperfeiçoamento Ministerial e Técnico para Levitas (CAMTLE) – que tem como objetivo apoiar e sustentar todos os integrantes do louvor tanto ministerial quanto técnico, fazendo com que cada um alcance um nível de excelência.

Os ensaios são realizados no espaço Nova Canaã – local onde foi montado 2 estúdios para os grupos de louvor, 3 salas com espelhos e barras para a dança, 2  salas com espelho, quadro, cadeira, teclado e micro-sisten para aula de técnica vocal e percepção musical e uma sala com espelho para o teatro.

Aperfeiçoamento
Muitos que fazem parte do Ministério de Louvor têm o chamado pastoral, missionário e evangelístico. O ministério trata diretamente com o músico, o cantor, o ator e o dançarino para que os mesmos venham descobrir e desempenhar com excelência o chamado de Deus. A finalidade é incentivar os envolvidos em cada área e buscar a excelência no trabalho. Para isto, os integrantes se dedicam aos estudos, buscando a capacitação técnica. Assim como diz o salmista Davi, “fazendo bem e com arte” (Sl 33.3).

SOS Levita
Uma das importantes tarefas de todo cristão é resgatar aqueles que um dia, por um motivo qualquer, fizeram parte do Corpo de Cristo e hoje se encontram afastados. Neste sentido, o Ministério possui um trabalho específico chamado “SOS Levita”. Este trabalho consiste em resgatar levitas que um dia fizeram parte do Ministério de Louvor e que hoje se encontram afastados da presença de Deus ou passando por problemas pessoais. Voluntários treinados e qualificados dedicam parte do seu dia em fonovisitas, visitas, aconselhamentos, discipulado e consolidação desses levitas.

Atividades
O Ministério possui várias atividades. Conheça algumas delas:

- Cadastro de todos os grupos de louvor, dança e teatro da sede e núcleos, com a relação de todos os componentes, com dados pessoais e ministeriais.

-  Suprir todos os cultos fazendo a escala de músicos e dançarinos.

- Encaminhar convites externos indicando grupos que possam atendê-los e acompanhamento das providências necessárias (autorização da igreja, transporte, hospedagem, feedback).

- Atendimento pastoral em grupo e/ou individual.

- Entrevista com os aspirantes ao Ministério e, posterior, cadastramento para encaminhá-los. Mantemos um cadastro de músicos, cantores, dançarinos e atores disponíveis para ingressar no Ministério.

- Controle do uso das salas de ensaio de dança, música e teatro.

- Atendimento ao público fornecendo informações como aulas de canto, dança, instrumentos, teatro, sobre escalas dos cultos, localização de pessoas do ministério, contato com os líderes.

- Promoção de cursos, workshops, palestras de “Percepção Musical” e “Técnica Vocal”, “Ballet Clássico” e “Contemporâneo”, “Street Dance”, “Violão”, “Violino”, “Teclado”, “Teatro”.

- Reunião mensal com os líderes para atualização de informações e pastoreio.

- Congressos internos e retiros com os grupos buscando restauração e renovação espiritual.

- Publicação de notas informativas no boletim da igreja acerca de nossos eventos e oportunidades.

- Responder a e-mails que trazem questões sobre o ministério, aconselhamento, orientações sobre congressos, perguntas diversas sobre autores, instrumentos.

- Coordenação das células do ministério.

- Coordenação de Mostras de Ministérios (programação dentro do Congresso Internacional do Diante do Trono).

Curiosidades sobre o Ministério
O Ministério de Louvor da Lagoinha possui fatos e curiosidades interessantes. Fique por dentro de algumas delas.

Existem pessoas que são chamadas especificamente para a obra missionária e evangelística, sem que sejam levitas.

O Ministério recebe ligações e e-mails de todo o país e até do exterior, em busca de informações.

O Ministério possui um grupo chamado “Post Trevor” que faz um metal extremo e que alcança muitas vidas.

O Ministério é composto por 3 grupos de teatro, 14 grupos de dança, 19 grupos de louvor, 3 maestros, 3 corais, 1 obreira, 2 auxiliares – desempenhando seus trabalhos de forma voluntária.

O Ministério oferece diversos treinamentos, oficinas e seminários a todos os envolvidos com louvor, adoração, teatro, dança, pregação, aconselhamento, canto, instrumentos, entre outros com qualidade e competência técnica.

O Ministério de Louvor recebe no mês cerca de 12 a 15 convites para ministrações fora da Lagoinha. Sendo assim, todos os finais de semana os grupos saem para representar a igreja.

Ministério de Louvor
Funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 13h às 19h30.
Endereço: rua Ipê, 70 – São Cristóvão, Belo Horizonte (MG).
Telefone: (31) 3421-4205 ou 8332-4801.
E-mail: ministeriodelouvor@lagoinha.com ou ministeriolouvoribl@yahoo.com.br
Acesse o blog: http://louvoribl.blogspot.com

Redação Lagoinha.com
redacao@lagoinha.com