Jesus começa o seu ministério na sua terra
Introdução
Há alguns anos, ouvi um testemunho de uma jovem cristã que após participar de uma conferência missionária, sentiu um chamado para trabalhar na periferia do Peru. Procurou o líder de sua igreja e se dispôs a partir para o campo. Seu líder pediu que comprovasse seu chamado explicando que ela primeiro passaria por uma experiência na sua terra para atender o desafio no Peru. Assim, ele a orientou que começasse na comunidade bem carente próxima à igreja. Ela aceitou o desafio e desapareceu por uns meses. Certo domingo, após a celebração no domingo, ela chegou ao seu líder e reforçou que estava preparada para ir ao campo missionário, apresentando um grupo considerável de adultos e crianças que ela havia evangelizado e integrado à igreja. Poucas semanas depois seguiu para o Peru com a bênção da igreja.
Texto Bíblico: Lucas 4.14-30
Capacitado e fortalecido pelo Espírito Santo
Depois de declarar sua lealdade e fidelidade a Deus, Jesus saiu do deserto capacitado e fortalecido pelo Espírito de Deus para começar o seu ministério, que alcançou grande popularidade junto às multidões. Sua fama logo se espalhou com o ministério de cura,libertação de possessões demoníacas e ensino. Por outro lado, o povo de sua cidade e principalmente líderes religiosos, que temiam a Jesus, zombavam dele porque não procediam como Ele. A Bíblia relata que Jesus foi à sinagoga de sua cidade como era de costume. Não era surpresa que pedissem a Ele para ler e ensinar.
Compartilhando: Quando você participa das celebrações no templo, quais expectativas surgem no seu coração? (Aprendizado, consolo, adoração ou serviço a Deus)
Cumprimento das Escrituras
Jesus leu a passagem de Isaias 61.1-2 e de 58.6. O profeta Isaías usa metáforas para falar da sua missão dada por Deus para proclamar a libertação dos que estavam sendo oprimidos e sobrecarregados. O profeta é um ministério capacitado pelo Espírito de Deus. Jesus faz a leitura do texto e afirma que Ele era o Messias enviado de Deus para evangelizar os pobres, proclamar libertação aos cativos, restaurar a vista dos cegos, libertar os oprimidos e pregar. Hoje é o tempo da graça salvadora de Deus, por intermédio de Jesus.
Compartilhando: Onde você acha que é mais difícil ser aceito como uma pessoa digna e de valor especial?
A rejeição
Em Nazaré todos tinham conhecimento da vida de Jesus, do começo humilde, como o filho de José, o carpinteiro. Ele afirmou coisas extraordinárias e eles ficaram perplexos, críticos, amargos e céticos diante da veracidade das palavras de Jesus. Jesus cita um provérbio conhecido: “Nenhum profeta é aceitável em sua própria terra”, porque de certa forma esperavam que milagres realizados em outras cidades também ocorressem ali. Jesus não pode fazer maravilhas em Nazaré, pelo fato de haver sido rejeitado, por causa da falta de fé e por causa da hostilidade daqueles que ali habitavam.
Compartilhando: Como você lida com os sentimentos de rejeição? Recua e desanima? Fica calejado e indiferente? Revida? Fala deles?
Conclusão
O lugar mais difícil para alguém famoso ser respeitado é entre as pessoas com as quais cresceu. Onde nascemos, as pessoas conhecem nossas origens e se apóiam nelas para nos honrar ou escarnecer. Somente uma vida totalmente dependente e cheia do Espírito Santo de Deus saberá lidar com a rejeição e a honra diante de seu testemunho como nascido de novo.
Compartilhando: Quem andou no controle de sua vida nesta semana?
DICA DE QUEBRA-GELO: Do que você mais gostava na comunidade onde cresceu?
:: Pra. Elcione Galantini – (31) 8401-8667
elcionegalantini@gmail.com