Renato Marinoni é membro da Igreja Metodista em Poços de Caldas, onde atuou por muitos anos como ministro de louvor. Formado em Louvor e Adoração na primeira turma do Centro de Treinamento Ministerial Diante do Trono (CTMDT), e também pelo Integrity Worship Institute. Atuou por seis anos como professor no CTMDT, das matérias “Liderança de Louvor” “História da Música Cristã Contemporânea no Brasil”, além de colaborar na elaboração de outras matérias. Ministra palestras, workshops, seminários e cursos em igrejas por todo o Brasil, principalmente voltados para a área de artes e louvor. Seu principal chamado é trazer um ensino bíblico e prático para promover a capacitação do Corpo de Cristo.

Confira entrevista!

 Lagoinha.com:  O que te motivou a escrever o livro?

Renato Marinoni:  Minha motivação foi em providenciar um material didático de qualidade na área de louvor e adoração para ministros de louvor, que por uma série de fatores não poderiam abrir mão de dois anos de suas vidas, com a família, no trabalho, nas suas cidades e ir para um treinamento integral como o que é ministrado no Centro de Treinamento Ministerial Diante do Trono. Eu quis contribuir de alguma forma para tornar esse conhecimento mais disponível. O desejo surgiu em meu coração em Dezembro de 2007. Estava de férias, com minha família, e lembro-me que veio muito claro ao meu coração a vontade de escrever sobre louvor especialmente focado para ministros de louvor de igrejas locais. Na época, era a Ana Paula Valadão que dava aula de Liderança de Louvor no CTMDT e pensei que este material poderia ser usado em sala de aula.  Escrevi três capítulos e enviei para o e-mail dela, em Janeiro. Eu pensei: “Se ela gostar, eu escrevo mais”. Como é mês de férias, ela me ligou um dia, já no início de fevereiro de 2008 e me perguntou: “Onde está o resto do livro?” E eu expliquei que não tinha. Então, com o aval dela, continuei escrevendo e a partir de 2008, foi usado como material da matéria de Liderança de Louvor, no CTMDT, ainda em formato de apostila. A publicação da primeira edição só aconteceu em setembro de 2010.

Lagoinha.com: O que as pessoas podem esperar ao ler o livro?

Renato Marinoni:  Existem muitos bons livros em português que tratam sobre as bases bíblicas do louvor e da adoração. Então, como eu digo no próprio livro, quem for ler o “Mergulhando na Adoração” pode esperar um guia prático que trata de questões cotidianas do ministério, escolha de repertório, montagem das listas de louvor, comunicação por meio de sinais, papel de cada instrumento na banda.  A parte 2 do livro é exclusivamente dedicada ao papel, função, preparação do líder de louvor. Além disso, temos alguns fundamentos bíblicos para o ministério de louvor, e o que a Bíblia nos ensina sobre fluir com o Rio de Deus por meio dos cânticos. Como foi um material gerado em sala de aula, ele é bem prático e muito didático, para ser mais facilmente estudado e aplicado.

Lagoinha.com: Qual a relevância de se discutir sobre adoração, música e ministério de louvor dentro do contexto da igreja evangélica?

Renato Marinoni:  Atualmente, música tem ocupado um lugar de destaque na liturgia de nossos cultos. Na maioria das igrejas, temos em média 40 minutos do culto dedicados a esse momento. Por isso é tão importante discutirmos e estudarmos sobre o que estamos fazendo. O biblicista Luiz Sayão disse em uma palestra que as músicas que são cantadas no culto se tornaram a maior fonte de aprendizado teológico da igreja moderna. E isso é uma tremenda responsabilidade para nós. Precisamos saber o que cantamos, porquê cantamos e tocamos, como oferecer músicas que edifiquem a Igreja, enfim, como podemos realmente colaborar para a edificação do Corpo de Cristo, por meio do que fazemos. Hoje temos muitos CD’s, muitos DVD’s, muitos ministérios, muitas músicas surgindo e isso tem um lado bom, mas também exige um maior cuidado de nossa parte como ministros, porque precisamos buscar uma qualidade de conteúdo no que compomos, ministramos, gravamos, para podermos, de fato, cumprir o ministério com excelência.

Lagoinha.com:  O que tem de diferente nesta nova versão?

Renato Marinoni: A versão que será lançada no 13° Congresso de Louvor e Adoração do Diante do Trono, a ser realizado em abril, é uma versão ampliada e revisada. O que significa isso? Que alguns trechos foram tirados, por considerarmos repetitivos, ou desnecessários, e outras coisas foram acrescentadas, para enriquecermos ainda mais o material. Eu contei com a ajuda da Andressa, minha namorada, e do Sérgio Pereira, do Baixo e Voz, que leram todo o livro de novo para identificar o que poderia ser melhorado. Além, é claro, da opinião de meus alunos no CTMDT, que certamente me ajudaram a tornar este texto mais “afiado” do que o texto da edição anterior. Além disso, esta nova edição traz o Guia de Estudo para Grupos de Louvor.

Lagoinha.com:  O que é o “Guia de Estudos para Grupos de Louvor”?

Renato Marinoni: Muitas pessoas que compartilhavam comigo sobre o livro, me diziam que estavam usando-o como material para fazerem um curso ou uma sala de Escola Bíblica Dominical com o ministério de louvor de suas igrejas. E então, eu tive o desejo de escrever algo que ajudasse a enriquecer este estudo. O Guia traz perguntas para serem respondidas individualmente, reforçando o que foi lido em cada capítulo, e também perguntas e sugestões de atividades para serem feitas e discutidas em grupo, para que haja uma maior assimilação do conteúdo trabalhado.

Lagoinha.com: Qual a diferença entre ser ministro de louvor e ser cantor?

Renato Marinoni:  Para ser cantor, espera-se que a pessoa tenha uma boa voz. Não é isso que acontece muitas vezes (risos). Mas o cantor é aquele que expressa sua arte por meio do canto. O cantor pode usar sua voz para louvar a Deus? Com certeza! Mas eu vejo que a grande diferença é que o ministro de louvor é alguém que por meio do canto, do instrumento, do seu talento musical, contribui de alguma forma para a edificação da Igreja e também para motivá-la a participar do momento de louvor. Por exemplo, um cantor pode cantar uma música mostrando o máximo de suas habilidades e técnicas vocais. Um ministro de louvor, embora possa ser alguém extremamente talentoso, deve se preocupar não em mostrar suas habilidades, mas em cantar e tocar de forma que a Igreja possa acompanhar e se sentir participante do momento de louvor no culto. Para mim existe essa diferença de “papéis” e funções.

Lagoinha.com: O que a música cristã ganha com esse ‘boom’ da música gospel no Brasil?

Renato Marinoni: Ganha mais qualidade técnica, pois passa a existir recursos para a contratação e pagamento de bons músicos, bons estúdios, bons equipamentos. Também ganha uma oportunidade de divulgar mais sua mensagem e com isso proclamar a mensagem do Evangelho para fora das quatro paredes. Mas é preciso que se tenha muito cuidado e direção de Deus para que não esqueçamos do chamado e ministério e para vivermos somente o mercado, sendo guiado pelo sistema capitalista que busca o lucro a qualquer preço. Eu acho que existe o mercado gospel, e não podemos negar, e ele não é necessariamente ruim, mas ele não deve contaminar a forma como desenvolvemos nosso ministério na igreja, servindo a Deus e aos irmãos.

Lagoinha.com: Sabemos que o prefácio foi escrito por Ana Paula Valadão Bessa. Como ela apresenta o livro?

Renato Marinoni: Ela diz: “Renato Marinoni tem sido levantado por Deus como uma voz da nova geração de adoradores na nação brasileira. Neste livro, ele compartilha o que descobriu na sua própria busca e o que absorveu por meio do contato com vários ministros do país e do exterior, de gerações passadas e dos dias atuais. Aqui ele pôde registrar com clareza alguns importantes princípios para uma verdadeira vida de adoração, pessoal e comunitária.”

Lagoinha.com: Qual é o significado, para você, desta apresentação feita por Ana Paula?

Renato Marinoni: A Ana é uma pessoa muito generosa. Estive no CTMDT por oito anos, e tenho muito a agradecer a ela, ao pastor Gustavo Bessa, seu esposo, ao pastor Márcio Valadão e a toda direção, por todos esses anos de convivência e pela confiança que eles depositaram e continuam depositando em mim. A Ana é uma referência ministerial para mim e em nossa nação, além de uma amiga pessoal e de minha família. Então, foi muito importante o prefácio do livro ter sido feito por ela, o que dá um grande respaldo para meu ministério. Sou muito agradecido a ela.

Lagoinha.com: Qual a sua expectativa para o lançamento?

Renato Marinoni: A gente fica numa certa expectativa para sentir a reação das pessoas. Afinal, escrevi o livro pra elas. Por isso, nesta nova edição busquei uma maior qualidade gráfica para o projeto, para que as pessoas tenham mais facilidade na leitura, e também não tenham problemas com o livro. Minha expectativa é que as pessoas sejam abençoadas por meio deste material, como já venho recebendo testemunhos de tantas outras que já leram a edição anterior.

Lagoinha.com: Quando e como será feito o lançamento do livro?

Renato Marinoni: O livro será lançado no 13° Congresso de Louvor e Adoração Diante do Trono, dos dias 5 a 7 de abril. E estará à venda no stand do CTMDT, lá no lugar do evento. As pessoas que não se inscreveram para o evento, podem enviar um e-mail para renatomsprado@hotmail.com

 

Deseja adquirir o livro “Mergulhando na Adoração”? Entre em contato com o autor: 

:: Thais Silva

thais.silva@lagoinha.com