Por Ana Paula Costa

Você conhece o Ministério Joyce Meyer? Sabe de sua importância para tantos outros ministérios espalhados pelo mundo? Você sabia que este ministério sustenta e ajuda várias igrejas brasileiras? Muitos já devem ter visto e ouvido as pregações da pastora Joyce Meyer pela TV. A título de curiosidade, atualmente, 1/3 do globo terrestre é alcançado pelos programas de TV do ministério.

Alcançar àqueles que estão em necessidade, sempre foi à tônica deste ministério liderado pelo casal Dave e Joyce Meyer. As constantes orações e ofertas voluntárias de parceiros, têm suprido as necessidades espirituais e físicas de muitas vidas.

Joyce Meyer tem ensinando a Palavra de Deus desde 1976. A partir de 1980, ela se dedicou em tempo integral ao ministério. Como pastora auxiliar da Igreja Life Center em St. Louis, Missouri (EUA), desenvolveu, coordenou e ensinou a Palavra de Deus em várias reuniões semanais em sua igreja. Após cinco anos, o Senhor a direcionou a estabelecer o “Joyce Meyer Ministries” (Ministérios Joyce Meyer). Ela é autora de mais de 50 livros, doutora em Divindade pela Universidade Oral Roberts em Tulsa, Oklahoma e mestre em Teologia pela Universidade Life Center em Tampa, Flórida.

Seu ministério ajuda a multiplicar multidões. Países como Cuba, China, Vietnam, Egito e Bangladesh receberam ajuda especial no que se refere a cristãos perseguidos em locais hostis ao Evangelho. Agora, é a vez do Brasil. Há quatro meses, Joyce foi tocada a investir no país. Várias igrejas brasileiras já receberam ajuda financeira para trabalhos sociais e evangelísticos. Dezenas de igrejas e escolas bíblicas foram construídas por meio do financiamento do Ministério Joyce Meyer.

O Ministério Joyce Meyer já se associou a ministérios como o da JOCUM (Jovens com uma missão), provendo, assim, alimento para crianças, jovens, pastores e leprosos. O Ministério já estabeleceu e sustentou quatro orfanatos ao redor do mundo. Realiza um trabalho especial nas cadeias, onde os prisioneiros recebem kits de higiene contendo um vidro de shampoo, uma barra de sabonete e um livro do ministério. Os idosos e os sem-teto também são beneficiados por este trabalho.

Joyce é casada há 36 anos com o pastor Dave. Eles moram em St. Louis, Missouri, e são pais de quatro filhos, já adultos.

Da Igreja Life Center em St. Louis, Missouri, Joyce falou com exclusividade ao portal Lagoinha.com sobre a difícil, mas gratificante tarefa que recebeu de Deus de ajudar outros ministérios a se estabelecerem.

Lagoinha.com: Um dos mandamentos do Senhor é “amar ao próximo como a ti mesmo”. O Ministério Joyce Meyer tem colocado esse mandamento em prática. Por meio do Ministério milhares de vidas e igrejas em todo o mundo têm sido ajudadas e sustentadas. Por que realizar um trabalho tão difícil como este?: Um dos mandamentos do Senhor é “amar ao próximo como a ti mesmo”. O Ministério Joyce Meyer tem colocado esse mandamento em prática. Por meio do Ministério milhares de vidas e igrejas em todo o mundo têm sido ajudadas e sustentadas. Por que realizar um trabalho tão difícil como este?
Joyce Meyer: O Senhor diz de uma forma muito clara em sua Palavra, que a quem muito é dado muito é cobrado. O Senhor, em sua graça, nos abençoou mais do que poderíamos imaginar. Creio que devemos ser obedientes às Escrituras. Jesus nos instruiu em Mateus que quando alimentamos o faminto, vestimos aquele que não tem nada para vestir, damos água para aquele que está com sede, visitamos àqueles que estão doentes ou aprisionados, estamos servindo ao Senhor. Tenho um amor por Deus que me motiva e compele a alcançar as pessoas. Tocar as pessoas e ajudar o ferido e o necessitado eram características marcantes da vida de Jesus. Nós somos o seu corpo na Terra e devemos representar seus desejos no mundo.

Lagoinha.com: Como este trabalho é desenvolvido? E de onde vem os recursos financeiros? : Como este trabalho é desenvolvido? E de onde vem os recursos financeiros?
Joyce Meyer: Como em qualquer ministério, temos parceiros que compartilham conosco da mesma visão e crêem em ajudar-nos a alcançar o mundo com o Evangelho. Nós também temos muitos produtos disponíveis para as pessoas. A verba levantada com estes produtos é usada para ajudar a patrocinar nosso ministério.

Lagoinha.com: Que retorno vocês têm tido ao ajudar tantos ministérios? : Que retorno vocês têm tido ao ajudar tantos ministérios?
Joyce Meyer: Pessoas de todas as partes do planeta ficam muito agradecidas com qualquer tipo de ajuda ou assistência que elas recebem. Recebemos testemunhos e cartas todos os dias de inúmeras pessoas que são tocadas pelo amor de Deus por intermédio do nosso ministério. Elas são encorajadas a continuar prosseguindo servindo ao Senhor.

Lagoinha.com: Quais são os ministérios e as igrejas brasileiras que já foram ajudadas ou que ainda são ajudadas por vocês? : Quais são os ministérios e as igrejas brasileiras que já foram ajudadas ou que ainda são ajudadas por vocês?
Joyce Meyer: O Ministério Joyce Meyer já patrocinou cruzadas e conferências em várias cidades do Brasil. Atualmente, temos planos de alcançar prisões e crianças de ruas. Desejamos ser parceiros de Igrejas e ministérios locais que já demonstraram ter um coração para essa área do ministério.

Lagoinha.com: Por que decidiram investir no Brasil? : Por que decidiram investir no Brasil?
Joyce Meyer: Eu creio que o Brasil é uma nação que possui uma missão e um propósito especial nestes últimos dias. O Brasil tem uma grande influência na América do Sul e em outras nações do mundo. Os brasileiros são abertos ao Evangelho. E a Igreja no Brasil está crescendo em unidade e maturidade em ralação aos planos e propósitos de Deus. Quero que o nosso ministério contribua e ajude naquilo em que o Senhor está fazendo no Brasil. Falamos a mesma coisa que Paulo disse à Igreja de Roma a nação do Brasil: “Para que possa ter algum fruto em vocês”.

Lagoinha.com: No universo de ministérios ajudados existem decepções? Se sim, por que isso acontece? : No universo de ministérios ajudados existem decepções? Se sim, por que isso acontece?
Joyce Meyer: As decepções acontecem quando as pessoas não se comunicam adequadamente ou quando não sabem gerenciar seu tempo ou recursos. Se continuarmos a ter dificuldades em patrocinar um ministério depois de muitas tentativas de resolução do problema e mesmo assim não obtivermos êxito, a ajuda financeira será interrompida.

Lagoinha.com: Vocês certamente recebem inúmeros pedidos de ajuda. Que procedimento é adotado para decidir quais os ministérios a serem ajudados? : Vocês certamente recebem inúmeros pedidos de ajuda. Que procedimento é adotado para decidir quais os ministérios a serem ajudados?
Joyce Meyer: O Ministério Joyce Meyer gosta de patrocinar ministérios que se mostraram fiéis e focalizados e constituídos de pessoas de caráter. Nós também desejamos relacionamentos fortes com aqueles que patrocinamos. Desejamos ser mais do que apenas uma fonte de capital, queremos ajudar de outras formas também.

Lagoinha.com: O Ministério investe em várias mídias: rádio, televisão, literatura e também em internet. Em relação a este último, qual a importância de se investir hoje em internet? Que retorno vocês têm alcançado com a comunidade de internautas? : O Ministério investe em várias mídias: rádio, televisão, literatura e também em internet. Em relação a este último, qual a importância de se investir hoje em internet? Que retorno vocês têm alcançado com a comunidade de internautas?
Joyce Meyer: A nossa cultura e sociedade estão utilizando cada vez mais a internet. Vemos que, a cada ano, o número de pessoas que entram em contato com nosso ministério pela internet para obter informações ou comprar produtos ou simplesmente para escutar nossos programas, cresce, especialmente nos Estados Unidos. De fato é a mídia que vai possibilitar com que o nosso público cresça e estamos planejando continuar a usar a internet para alcançar e ajudar o máximo de pessoas que pudermos no Brasil e em toda a América Latina.

Lagoinha.com: Quais são os próximos planos e projetos do Ministério? : Quais são os próximos planos e projetos do Ministério?
Joyce Meyer: Tenho viajado para países diferentes ao redor do mundo três a quatro vezes por ano. Estes eventos internacionais incluem conferências, evangelismo e outras formas de alcance. Nós, como um ministério, estamos financiando muitos outros projetos também. Um projeto que continuamos a financiar é chamado “O Programa da Boa Vida”. Neste projeto, financiamos a construção de igrejas em áreas rurais na Índia e disponibilizamos água pura e fresca para aqueles que são carentes dela. Temos financiado centenas de projetos como este no decorrer dos anos.

Lagoinha.com: Existe uma previsão de quando Joyce vem ao Brasil? : Existe uma previsão de quando Joyce vem ao Brasil?
Joyce Meyer: Se tudo acontecer como programado estarei no Brasil em novembro de 2005. Estaremos disponilibizando mais informações no futuro. Espero ver vocês em breve.

Lagoinha.com: Deixe uma mensagem a todos os internautas do portal Lagoinha.com.: Deixe uma mensagem a todos os internautas do portal Lagoinha.com.
Joyce Meyer: Deus se importa profundamente com você e eu também. Ele disse em Jeremias 29.11: “Eu é que sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor, pensamentos de paz e não de mal para te dar um futuro e uma esperança…” Paz, vitória e abundância são encontradas em Jesus. Encorajo você a ler e a estudar a Palavra de Deus. Esteja disposto a obedecer ao que está escrito e Deus vai lhe promover e abençoar. Todos desejamos desfrutar nossas vidas e o ponto-chave para isto é lembrar que existe vida na Palavra.

Nota: Conheça mais sobre o Ministério Joyce Meyer por meio do site: www.joycemeyer.com.br.

Ana Paula Costa
redacao@lagoinha.com