Nenhum Comentário

As crianças também podem ser teólogas!

Professor Erivelton Schmidt e a turma do Carisma Kids [Comunicação Carisma]

Professor Erivelton Schmidt e a turma do Carisma Kids [Comunicação Carisma]

Todo cristão é um teólogo, ainda que ele esteja nos primeiros aninhos de vida. Bom, pelo menos assim deveria ser. Afinal o Evangelho também é para as crianças! E “como, pois, invocarão Aquele [Jesus] em quem não creram? E como crerão Naquele [Jesus] de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue?” (Romanos 10.14). Para invocar o nome Daquele que pode nos salvar, antes é necessário conhecê-Lo. E a teologia é justamente um recurso para fazer com que os pequenos também conheçam ao Senhor. Por isso, nesta semana do Dia das Crianças, queremos mostrar que essa geração mais nova não só deve, como pode estudar sobre Deus e as Escrituras.

O próprio Jesus disse: “Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam” (Mateus 19.14a). Quando negligenciamos o conhecimento da Palavra a elas, estamos as impedindo de irem até Cristo. “Ensinar as crianças um pouco mais sobre Deus e nossa fé é um privilégio e uma responsabilidade enquanto Igreja, como Corpo de Cristo. E não existe no Corpo membros que não estejam integrados. As crianças também são parte desse Corpo, por isso elas também têm uma função, têm exigências, e nós não podemos nos esquecer disso. É preciso que todo o Corpo de Cristo trabalhe, se movimente em direção ao propósito de Deus na terra”, afirma o professor do Carisma Kids Erivelton Schmidt.

Carisma Kids [Comunicação STC]

Carisma Kids [Comunicação STC]

O Carisma Kids é, inclusive, uma ótima oportunidade para crianças aprenderem sobre quem é o nosso Deus. Trata-se de um seminário da Lagoinha voltado para quem tem de 5 a 12 anos, com o objetivo de fazê-los “refletir, questionar, desenvolver um senso crítico a respeito daquilo em que acreditam”. “Quanto mais cedo as crianças forem despertadas de maneira crítica a refletirem a respeito da sua fé, mais sólidas vão se tornar nessa caminhada. (…) Assim acreditamos que elas vão estar mais bem-preparadas para enfrentar o sistema do mundo”, avalia o professor.

No Carisma Kids, as mesmas matérias que os adultos têm no curso do Seminário Teológico Carisma são ministradas às crianças. Conforme explica Erivelton, uma equipe, contudo, filtra esse conteúdo para que o enfoque esteja naquilo que é mais importante para elas aprenderem. Depois que a aula está pronta, outra equipe prepara as atividades de fixação do conteúdo e o material lúdico para auxiliar o professor em sala de aula.

Carisma Kids [Comunicação STC]

Carisma Kids [Comunicação STC]

E resultado desse trabalho tem sido surpreendente, como conta Erivelton. “Temos inúmeros testemunhos, desde os questionamentos feitos em sala de aula a respeito da fé a comportamentos mudados na escola e em casa. As reuniões com os pais são sempre muito emocionantes, porque são eles que desfrutam da mudança das crianças. Para a gente é uma satisfação poder ouvir esses relatos”, compartilha.

Apesar do retorno positivo, o desejo da escola é fazer muito mais. “Ver que o pouco que fazemos tem sido usado por Deus para trazer transformação, mudança de mente, de comportamento e um desejo maior por Deus é inexplicável. Isso só nos traz ainda mais convicção de que as crianças precisam de mais investimento das igrejas”, pontua o professor, ao reforçar que, infelizmente, de forma geral, os pequenos ainda são subestimados. “Estamos preocupados com tantas outras coisas e esquecemos que as crianças também têm necessidades e querem se envolver na obra de Deus. A tecnologia está dominando nossas crianças. A televisão, os jogos, a internet estão educando-as e ensinando-as como devem viver. E, enquanto o mundo oferece milhares de alternativas, nós colocamos nossas crianças dentro de uma sala com um papel e lápis de cor para elas colorirem. Graças a Deus que nós temos algumas igrejas que são referência no ensino para as crianças. Porém ainda é muito pouco”, articula.

Carisma Kids [Comunicação STC]

Carisma Kids [Comunicação STC]

O Carisma Kids abre inscrições todo semestre. As aulas, realizadas às terças e quintas-feiras, são em módulos, sendo geralmente quatro módulos por semestre. O curso todo têm duração de dois anos, e, a cada fim de semestre, os alunos recebem um certificado.

Para obter outras informações sobre o Lagoinha Kids, ligue (31) 3429 8000 ou envie uma mensagem para o WhatsApp (31) 7505-9193.

:: THAIS OLIVEIRA