Calor x ar condicionado

“Não sabei vós que sois templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós é santo” (1 Co 3.16, 17)

Calor, muito calor! Na última segunda-feira (27/02), os termômetros em Belo Horizonte registraram 32°, marcando o dia mais quente do ano de 2012. Mas foi-se o tempo em que usávamos ar condicionado somente no auge do verão. Estamos sofrendo os efeitos do aquecimento global e de uns tempos para cá, o calor aumentou tanto que o ar condicionado é praticamente indispensável. O problema é que muitos se esquecem que o ar climatizado artificialmente, quando usado sem os cuidados necessários, pode ser bastante prejudicial à saúde.

Uma matéria publicada na última quinta-feira(23/2), no jornal Super Notícia, destaca que 70% dos ares-condicionados testados foram reprovados . De 144 locais de grande aglomeração, 103 foram autuados pela Vigilância Sanitária em BH, porque?.

Considerando que respiramos cerca de 20 mil vezes por dia, é importante se ter um ar-condicionado que funcione adequadamente e para tanto é preciso que o mesmo tenha uma manutenção apropriada.

Quando Jesus foi tentado, no deserto, o calor e a falta de alimentação foram um dos fatores usados pelo diabo para tentar fazê-lo pecar. Todos nós sabemos que não é fácil fazer muitas coisas quando o dia está muito quente. Parece que nosso corpo fica “mole”, é difícil até para respirar. Por isso é importante redobrar o cuidado e a atenção com o nosso corpo. Somos templo do Espírito Santo.

Observe se existe uma limpeza constante dos dutos de ar. A canalização deve ser limpa regularmente para remover a poeira. Se não o fazemos, podemos prejudicar demais a qualidade do ar que estamos respirando. O filtro do ar-condicionado precisa de uma limpeza correta e regular, se você usa o ar com muita frequência, é recomendado trocar o filtro a cada dois meses. Tome bastante água para se hidratar, além de claro evitar comidas gordurosas e pesadas. Quanto mais você cuidar de você, mais bem disposto você estará para fazer a obra de Deus.

:: Thais Silva
thais.silva@lagoinha.com