Nenhum Comentário

Dia Internacional da Juventude é comemorado no dia 12 de agosto

Hoje (12) é comemorado o Dia Internacional da Juventude. A data foi estabelecida, em 17 de dezembro de 1999, pela Assembléia Geral das Organizações das Nações Unidas [ONU], sendo celebrada, atualmente, em todo o mundo.

Para homenagear os jovens nesse dia, o Lagoinha.com preparou uma abordagem sobre 7 assuntos pertinentes à juventude cristã brasileira. Os temas serão tratados de acordo com as Escrituras. Não existe idade determinada para buscar conhecer mais da Palavra de Deus e aplicá-La em todas as áreas da vida. Você que é jovem pode sair por aí, viajando, sonhando, correndo… Contudo, todos os seus passos precisam ser feitos de acordo com a Bíblia. Em todas as suas decisões, é essencial buscar sabedoria que vem de Deus, por meio do Espírito Santo.

[Foto: Fanpage Igreja Batista da Lagoinha]

[Foto: Fanpage Igreja Batista da Lagoinha]

Ao seguir os padrões de Deus na hora de escolher a profissão ou decidir pelo ministério, no namoro, nas amizades, nas músicas que escuta, no relacionamento com os pais, com certeza, sua vida irá gerar bons frutos. Você será como uma árvore deslumbrante, que é apreciada por todos aqueles que a observam.

Pautado na Palavra, o Lagoinha.com responde, abaixo, questionamentos como “Por que sexo antes do casamento é pecado?”, “Porque devo obedecer meus pais?”  e “Posso fazer tatuagem ou colocar piercing?” e muito mais. Continue a leitura e mantenha todo o seu ser voltado ao Rei dos reis, Jesus.

Posso namorar alguém que não é cristão?

A Palavra diz em 2 Coríntios 6:14 “Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas?”. Baseado nisso, não há comunhão verdadeira entre o casal se eles possuírem princípios diferentes. Poderão haver muitas discordâncias nas conversas, nos passeios e nos planos que farão juntos. Os valores de santidade, de honra aos pais, de honra a Deus, de ir aos cultos e congregar com a juventude da igreja poderão ser colocados em “cheque” pelo não cristão.  É essencial que ambos tenham a mesma fé, para que seja uma caminhada suave e em concordância um com o outro quanto às decisões tomadas durante o relacionamento.

Porque devo obedecer meus pais?

“Filhos, obedeçam a seus pais em tudo, pois isso agrada ao Senhor.”, diz as Escrituras em Colossenses 3:20. Esse princípio é confirmado também em Efésios 6:1, “Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo.” É correto, diante de Deus, obedecer aos pais , pois são autoridades constituídas pelo Criador dentro da instituição familiar.  Ainda que você não concorde com algumas orientações, é irrevogável a obediência. Essa obediência irá gerar bençãos na sua vida. Claro que se os seus pais o direcionarem você a fazer algo que está em desacordo com a Bíblia, não obedeça, pois, em primeiro lugar, nossa obediência é a Deus. Ame a Deus acima de tudo.

Por que sexo antes do casamento é pecado?

Deus criou o sexo no jardim do Éden  e abençoou o relacionamento sexual entre Adão e Eva. O sexo foi criado por Deus para ser praticado dentro do casamento.  No leito conjugal, ele é permitido, pois é santo e puro, já que foi estabelecido pelo Criador. Fora desse padrão, o sexo é pecado. Portanto, o casal de jovens deve esperar até o momento em que poderão desfrutar do corpo um do outro.  A Palavra diz “Mas, por causa da imoralidade, cada um deve ter sua esposa, e cada mulher o seu próprio marido.” (1 Coríntios 7:2), ou seja, aguarde até que a pessoa com quem você está namorando, torne-se seu(sua) esposo(a).

Posso ouvir todo tipo de música?

Tudo que procuramos escutar e ler, vai ser inserido na nossa mente e vai interferir, consequentemente, nas nossas palavras e pensamentos. Sempre que ouvir canções, peça discernimento ao Espírito Santo para compreender se aquela letra está ferindo valores bíblicos. Se estiver, procure ouvir outros tipos de músicas que agradam a Deus. A Palavra diz que temos que nos encher no Espírito de Deus, louvando a Ele.  Você pode fazer a oração do salmista, em Salmos 19:14, para que sua mente esteja voltada para Deus: “Que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam agradáveis a ti, Senhor, minha Rocha e meu Resgatador!”.

Pequei, vou para o inferno?

Apenas Jesus Cristo foi homem perfeito. Ele é puro e nenhum pecado foi encontrado Nele. Nenhum homem ou mulher da Bíblia foi perfeito. Todos cometeram pecado.  Se você pecar, arrependa-se, fale para Deus o erro, converse com líderes íntegros da igreja e busque mudança. Ele é misericordioso para lhe perdoar.  Humilhe-se diante do Pai Criador e Ele restaurará os seus caminhos. “Caros filhinhos, estas palavras vos escrevo para que não pequeis. Se, entretanto, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.” (1 João 2:1). Temos a certeza de que Cristo  é a nosso favor, quando nos achegamos até Ele e colocamos as nossas vidas em Suas mãos.

Como escolho minhas amizades?

“Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal.” (Provérbios 13:20). Você deseja trilhar o  caminho dos sábios ou caminho dos tolos? Os sábios obedecem a Deus e tem temor diante Dele. Mas os tolos praticam o pecado e tem uma vida desregrada. “Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!” (Salmos 1:1). As bençãos do Senhor seguem quem O obedece. Você já percebeu que pegou algumas manias dos seus amigos e até a sua forma de falar ficou parecida? Com o tempo, quando andamos com alguém, nós passamos a ter o seu comportamento. Contudo, existe a outra face, em que você pode fazer um amigo com a intenção de evangelizá-lo.  Nesse caso, a amizade tem um propósito que é ganhar uma vida para Cristo. Fazendo isso, você estará cumprindo o ide estalebecido por Jesus de testemunhar do Seu Evangelho.

Posso fazer tatuagem e colocar piercing?

Faça a si mesmo uma pergunta: qual a minha motivação ao querer fazer uma tatuagem ou colocar piercing?  Sonde seu coração, examine-se e veja se a sua motivação é correta. Você quer apenas “aparecer” para os homens, ou seja, se exibir?  Caso sua motivação seja correta, converse com seus pais e também com seus líderes na igreja para saber se eles abençoam a sua decisão.  O cristão deve andar em obediência às autoridades constituídas por Deus para a sua vida. Em caso de dúvida, opte por não fazer.  No caso da tatuagem, ela é para toda a vida e você pode arrepender-se, depois, de tê-la  feito.

Pontuamos acima 7 assuntos pertinentes aos jovens cristãos brasileiros. Busque. você, jovem, ter uma vida de intimidade com Deus, estudando diariamente a Bíblia.  Peça sabedoria  para tomar qualquer decisão e dar qualquer passo em sua vida.  Viva em obediência a Deus a todo tempo!

:: Raquel Carsi