4 Comentários

Gary Chapman fala sobre o segredo do bom casamento

gary 1

Autor do Best seller “As cinco linguagens do amor”, Gary Chapman ou “Doutor do Amor” como é conhecido nos Estados Unidos, participou na última terça-feira (23/7) do Confrajovem 2013. Durante sua participação, o conselheiro de relacionamentos fez uma breve abordagem dos cinco princípios do livro e explicou como Jesus agia e age nas linguagens do amor. O assunto provocou euforia na juventude que encheu o templo da Igreja Batista da Lagoinha

Chapman vive em Wiston-Salem, Carolina do Norte (EUA), mas é conhecido internacionalmente por sua obra que foi traduzida para 38 idiomas.  O livro já esteve entre os cinco livros mais vendidos na lista do New York Times. As lições ensinadas na obra foram vivenciadas ao lado da esposa Karolyn J. Chapman com quem tem dois filhos, Shelley e Derek.

Além de participar do Confrajovem, o “doutor do amor” visitou o Brasil para lançar a Bíblia de estudos a respeito das cinco linguagens do amor. Veja abaixo um pouco do que o mestre em aconselhamento tem para dizer.

Lagoinha.com: As cinco linguagens do amor, seu livro mais vendido, foi lançado em 1992, mas até hoje é sucesso de vendas. O que você acha que ele tem que atrai tanto a atenção das pessoas?

Gary Chapman: Acredito que é por que o livro aborda a profunda necessidade de amor nas pessoas e as auxilia a se comunicarem efetivamente nesse sentimento. É um auxílio para as pessoas e elas acabam indicando para outras que possuem a mesma necessidade.

IMG_6335

Chapman no Confrajovem 2013

Lagoinha.com: Você é considerado o “doutor do amor”. Após tantos casos acompanhados, a que você atribui ser o maior desafio do casamento?

Chapman: O egoísmo. É o oposto da atitude do amor. Todos os problemas são provenientes do egoísmo. E na maioria das situações vejo que esse sentimento é o que tem provocado os conflitos do casal.

Lagoinha.com: E qual é o segredo do bom casamento?

Chapman: Não tem uma chave certa, mas fazer algumas perguntas como: “Como posso fazer a sua vida mais fácil?”, “O que posso fazer para lhe ajudar?”, “Como posso ser um marido ou uma esposa melhor?” podem ser uma boa ferramenta, desde que esteja disposto a cumprir as respostas destas perguntas. Acredito que ações assim, sem sombra de dúvida, geram melhores relacionamentos.

Lagoinha.com: Com o aumento exponencial de divórcios, você acha que hoje é mais difícil ser casado do que tempos atrás?

Chapman: O aumento do número de divórcios com certeza faz a diferença no contexto dos casamentos, porque muitas pessoas são influenciadas por isso. Vendo outras pessoas divorciarem, percebo que muitos são encorajados a se separarem, em vez de investirem no relacionamento. Por isso, tentamos trabalhar muito nos relacionamentos para poder diminuir esses dados.

Capa do livro "As cinco linguagens do amor"

Capa do livro “As cinco linguagens do amor”

Lagoinha.com: Casais cristãos têm um casamento melhor do que aqueles que não conhecem Jesus?

Chapman: Acredito que se os casais forem cristãos de verdade, se tiverem um relacionamento pessoal com Deus e diariamente seguirem os ensinamentos de Jesus, com certeza terão um casamento melhor, porque eles têm o Espírito de Deus para auxiliá-los.

Lagoinha.com: Você veio ao Brasil lançar a Bíblia sob a ótica das cinco linguagens do amor. Fale um pouco sobre esse novo projeto.

Chapman: Acredito que essa nova Bíblia contenha os pontos básicos de um bom casamento, porque que a maioria dos casais, seja católico ou cristão, precisa de um tempo devocional junto. E essa Bíblia conta com devocionais para cinco dias da semana.

 

Fotos: Internet, Érica

 

:: Érica Fernandes