Nenhum Comentário

Lagoinha 60 anos: Escola Dominical é marca da igreja desde seu nascimento

“Toda a Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreensão, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda a boa obra” (2 Timóteo 3.16,17).

[Foto: Arquivo de Ministério]

[Foto: Arquivo de Ministério]

A Lagoinha sempre se mostrou preocupada com a edificação e o crescimento de seu povo, em todas as áreas da vida, principalmente, no aspecto espiritual. Essa preocupação deu origem a um ensino voltado para o desenvolvimento espiritual e intelectual, com o objetivo de formar homens e mulheres de Deus, cidadãos conscientes de seus direitos e deveres para o próprio bem e para a glória do Senhor. Uma das primeiras iniciativas da Lagoinha, após a fundação, foi implantar a Escola Dominical, ainda hoje, presente na programação semanal. Desde aquela época, milhares de pessoas têm sido edificadas na fé e conduta cristã ao longo dos anos, tanto na infância como na idade adulta.

[Foto: Arquivo de Ministério]

Participante de cursos da Escola Dominical recebendo certificado da pastora Nelma [Foto: Arquivo de Ministério]

A Escola Bíblica Dominical é um excelente instrumento para a preparação e o crescimento do cristão. Em um ambiente colaborativo, professores e alunos estudam a Palavra com o objetivo de ampliar o desejo pelo conhecimento de Deus, para a promoção do crescimento pessoal e ministerial. Dessa forma, a Lagoinha se torna cada dia mais forte, com pessoas preparadas para receberem aqueles que estão sendo atraídos pelo Evangelho do Reino, ampliando a visão e maturidade para receber o alimento sólido que nos é apresentado por meio da ministração da palavra de Deus. Na Escola Dominical, os professores geralmente lecionam sobre o panorama bíblico e faz o estudo de cada livro da Bíblia, priorizando o objetivo de desenvolver a espiritualidade e o caráter cristão.

A família e a igreja buscam andar em harmonia quanto aos ensinamentos que são passados às crianças, pois a educação infantil é o sustentáculo da vida adulta. Por isso a necessidade de os pais frequentarem a escola, além de incentivar os filhos a participarem também. “Como nasci em um lar cristão batista, fui criado com culto doméstico todos os dias e na Escola Dominical. Sei da importância do ensino da Palavra de Deus para o crescimento forte e saudável da igreja”, comenta Dervy Gomes, pastor da Lagoinha.

A história da Escola Dominical da Lagoinha foi escrita pela passagem e contribuição de vários pastores que direcionaram os ensinamentos e, há três anos, quem conduz é a pastora Nelma Jardim, esposa do pastor Dervy. “Trabalhamos com a proposta de proporcionar aos interessados um estudo prático das principais doutrinas do Evangelho, por meio dos livros escritos no Velho e no Novo Testamento. Nosso objetivo é desafiar o aluno a estudar diariamente a Palavra e buscar o Espírito Santo, para guiá-lo em cada situação particular”, ressalta a pastora.

Vários ministérios e Lagoinhas Bairro promovem esse tipo de estudo bíblico, e, na Lagoinha Sede, a ministração é sempre aos domingos. Direcionada a adultos, jovens e adolescentes, os estudos são focados em um determinado tema durantes um período. A cada trimestre, quem registra sua participação frequente recebe o certificado de participação no estudo. Atualmente, o livro abordado é o de Atos dos Apóstolos, que iniciou-se no último mês. “Nosso foco nesse estudo é aprofundar o conhecimento sobre o início da igreja primitiva e da vida dos principais evangelistas / discípulos de Jesus”, compartilha pastora Nelma.

A Lagoinha acertou quando criou a escola. Por meio dela muitos que cresceram frequentes nos estudos hoje são ministros do Evangelho e capacitados a demonstrar o amor do Senhor pelas pessoas. Para a pastora Nelma é um privilégio ministrar na Escola Dominical. Ela é agradecida ao pastor Márcio pela oportunidade que ele deu a todos de participar desse estudo.

“Conheci os caminhos do Senhor na infância, frequentando a Escola Bíblica Dominical. Considero muito importante mantermos esse compromisso, pois enfrentamos uma sociedade totalmente avessa aos ensinos da Palavra. Ouço no gabinete pastoral sobre situações de tamanha aflição e desestruturação nas famílias por falta da prática da Palavra. Outras vezes, sinto tamanha compaixão quando intercedemos por pessoas que estavam frequentando a igreja, mas se desviaram dos caminhos do Senhor, pois não fundamentaram a fé na Palavra viva de Jesus”, diz.

Ela aproveita para convidar você para participar: “Faça da Escola Dominical uma atividade prioritária em suas vidas!”. O estudo é realizado todo domingo, das 8h30 às 9h25, no Templo da Lagoinha Sede, à Rua Manoel Macedo, nº 360, Bairro São Cristóvão, em Belo Horizonte (MG).

Serviço – Escola Dominical Lagoinha

Data: aos domingos
Horário: 8h30 às 9h25
Local: Templo da Lagoinha Sede*
*Rua Manoel Macedo, 360, São Cristóvão – BH/MG

:: Renata Giori