Um passeio pelas ruas de Belo Horizonte nos mostra realidades preocupantes: pessoas morando em casas de papelão, mulheres oferecendo seus corpos para a prostituição, jovens e crianças fumando e fazendo uso de drogas ilícitas e diversas pessoas assentadas em calçadas embriagadas pelo álcool. Com o objetivo de solucionar esses problemas, estado e município investem em programas e projetos nas áreas de saúde, segurança e educação, o que geram gastos extras para o orçamento governamental. A Igreja da Lagoinha atua nessas mesmas questões por meio do evangelismo, dos ministérios e dos projetos de ação social. Com intuito de resgatar e restaurar vidas destaca-se os Projetos Êxodo (restauração de moradores de rua entre 18 e 60 anos), Nova Vida (recuperação de ex-prostitutas), Samuel (atende crianças em situação de risco) e Emanuel (cuidado espiritual e acompanhamento psicossocial para dependentes químicos e familiares). Além de muitos outros trabalhos que atuam diretamente com crianças, adolescentes, solteiros, casados, pessoas com necessidades especiais, idosos e até mesmo animais abandonados.

Há um ano, por exemplo, o Projeto Emanuel trabalha com dependentes químicos e familiares, investe nas áreas espiritual e psicológica e ajuda as pessoas a saírem dos vícios. Com isso, resgata o valor individual e familiar perdido por causa das drogas lícitas ou ilícitas. Atualmente, 16 voluntários divididos entre psicólogos, assistentes sociais e obreiros da igreja estão sob a liderança do pastor Marcelo Crescêncio e da psicóloga Lívia Guimarães. De segunda a sábado o projeto presta atendimentos individualizados por meio de terapias com psicólogos. Além de duas atividades em grupo, uma voltada para a família do dependente que envolve conversas e testemunhos e outra para as pessoas em tratamento que é chamada de arte terapia. Esta também é ministrada para os familiares e nas segundas-feiras, na Célula, onde é pregada a Palavra de Deus.

Normalmente, as pessoas chegam aqui muito carentes e abaladas emocionalmente; contudo, ao chegarem à recepção já ouvem a Palavra de Deus. Em todas as oportunidades semeamos o evangelho, orientamos a participarem da Célula, do Culto dos Resgatados da Lagoinha, nas quartas-feiras e do Impacto Vida.” Explica o Pr.Marcelo Crescêncio. Junto ao apoio espiritual estão as terapias que ajudam as pessoas a compreenderem melhor seus problemas e a buscarem mudança. ”Nós traçamos um plano de atendimento que atende as necessidades do indivíduo. À medida que vêm aqui, vão construindo o seu tratamento. A arte terapia, por meio de artesanato, pintura e colagem são técnicas que ajudam a trabalhar áreas da vida de cada um que nas terapias individuais podem falar mais a respeito do que desenvolveram nas artes”, conta a psicóloga e coordenadora técnica do projeto Lívia Guimarães.

Desde quando começou, o projeto Emanuel atendeu mais de 220 pessoas e desse número saíram muitas vidas vitoriosas e transformadas, como é o caso de *Paulo, que era dependente químico há 15 anos e depois de ter conhecido o Projeto Emanuel teve uma experiência marcante com Cristo, sendo liberto e restaurado. Hoje vive bem com a família e atua em um ministério da Lagoinha. Outras histórias marcantes são de mães e esposas que procuram ajuda para o dependente e chegam literalmente descabeladas, se vestindo de qualquer jeito e sem motivação para cuidar da aparência, já que estão envolvidas com os problemas familiares, se esquecem de si. Essas mesmas mulheres hoje relatam na terapia familiar que investem em suas vidas, arrumam o cabelo e se vestem bem, algumas até relatam que fazia anos que não usavam batom ou depilavam. Karine Galvoti, obreira e voluntária do projeto, fala da alegria e satisfação de ajudar vidas totalmente destruídas pelos vícios a encontrarem a referência certa. ”Graças a Deus que a Lagoinha se abriu para esse projeto. Atender essas pessoas é uma forma de mostrar que o Jesus se importa com elas, que Ele é Emanuel, Deus conosco. Nós somos a resposta de Deus, aqui é um lugar onde acolhemos e mostramos que o Senhor está perto.”

Ações como essa, demonstram que a Lagoinha como integrante da sociedade belorizontina se preocupa em servir sua cidade levando salvação, cura e restauração para a vida dos mineiros.

Projeto Emanuel
Endereço: Rua Formiga, 523, bairro São Cristóvão.
Telefones: (31) 3422-7459 ou 8793-2889 – Pr. Marcelo Crescêncio (atendimento de 9 as 20h).

:: Kátia Brito

katia.brito@lagoinha.com