2 Comentários

Ministério reconcilia pessoas com Jesus

“Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e não vai após a perdida até que venha a achá-la?” (Lucas 15.4) Essa passagem serviu de inspiração para o nome de um ministério da Lagoinha, que busca as ovelhas que estão longe do aprisco para voltarem e caminharem perto do Senhor Jesus: o Centésima Ovelha.

Criado em 1998, o ministério surgiu depois de uma constatação de que muitos irmãos não estavam permanecendo na fé, e para isso seria necessário levantar pessoas para acolherem e realizarem um trabalho voltado para os “desviados” que servisse de ponte para reintegrá-los à igreja. “Para mudar essa realidade, o ministério foi criado com a missão de buscar essas pessoas, trazê-las de volta ao convívio dos irmãos e ajudá-las a permanecerem firmes na fé”, conta o pastor Jasmário Lima, responsável pelo ministério.

Segundo Jasmário muitas pessoas voltam para o aprisco atraídas por Deus, mas muitas precisam de incentivo e apoio para retomar a caminhada no evangelho, para isso, precisam ser buscadas, restauradas, reintegradas e acompanhadas. E a metodologia do ministério baseia-se nessas quatro ações. “Chegamos ao afastado por meio dos pedidos de oração deixados no altar, de familiares que nos procuram e de fichas de novos convertidos – nas quais temos informações de que estão voltando para a igreja. Por isso, fazemos uma ponte entre o reconciliado e os ministérios da Lagoinha para que ele se envolva na obra, encontre apoio para permanecer e dê frutos”, conta Jasmário.

 A busca

A equipe do ministério se divide em quatro formas de buscar a ovelha: a Fonovisita – em que o voluntário do ministério liga para a ovelha afastada para dar-lhe uma mensagem, convidá-la para ir à igreja, e deixa uma Palavra; a Serenata – que acontece de madrugada na porta da casa do afastado. A equipe do ministério canta e toca canções chamando-o para voltar; a Visita – que gera resultados decisivos na mudança de comportamento do afastado, uma vez que recebe o amor dos voluntários e o incentivo para retornar à casa do Pai; e a Carta Evangelística – escrita a mão pelos voluntários, contém mensagens bíblicas e palavras de amor.

 A restauração

Nesse momento, o ministério ajuda o afastado a se reconciliar com Deus e superar o passado (dúvidas, dificuldades e feridas). Para isso, direciona a pessoa para participar do Impacto Vida, Encontro com Deus, estudos bíblicos do ministério Jornada da Aliança e acompanhamento pastoral.

 A reintegração e o acompanhamento

Depois de se reconciliar, é hora de crescer e dar frutos. A pessoa então ingressa nas aulas de discipulado do ministério Jornada da Aliança, passa a frequentar uma Célula, pode participar da Escola de Líderes, e/ou, caso queira se tornar um voluntário do Centésima Ovelha, participa da Escola de Agentes de Reconciliação.

 O voluntariado

A voluntária Terezinha Maria, há dez anos dispõe o seu tempo para buscar os afastados. “Recebo ligações e fichas de pessoas que se encontram afastadas. Leio com muito carinho e entro em contato com essas pessoas ou com seus parentes, quando há uma resistência. Em seguida fazemos as serenatas, chegamos de surpresa durante a madrugada em suas casas e a maioria dos afastados se sente amada por Jesus. E trabalhar nisso é a minha vida, o Senhor me chamou para esse trabalho que eu faço com toda a dedicação”, afirma.

O Centésima Ovelha conta com o suporte de 20 voluntários para cumprir a missão de resgatar os afastados. Até hoje 15 mil foram reconciliados com o Senhor, e em média 20 pessoas são resgatadas por mês pela equipe. Uma equipe com oito pessoas faz as visitas, outra com seis faz a serenata, três pessoas fazem as ligações e outras três escrevem as cartas. Se você sentiu tocado pelo Espírito Santo para trabalhar nessa missão, entre em contato com o pastor Jasmário Lima e faça parte da equipe de agentes de reconciliação. “Se você conhece alguém que está afastado entre em contato conosco para ajudarmos essa pessoa a firmar no caminho do Senhor”, convida Jasmário.

 Informações Centésima Ovelha:

Endereço: Av. Presidente Antônio Carlos, 2646 – Cachoeirinha – Belo Horizonte/MG

Telefones: (31) 3429-1515 / 3429-1518 / 8414-3284 – Pr. Jasmário.

E-mails: centesimaovelha@lagoinha.com / jasmario.lima@lagoinha.com

 

:: Stephanie Zanandrais