Nenhum Comentário

Oi, oi, um, dois, testando, som…

Recadinhos direto de São Paulo
Antes que se aventure a ler a reportagem acerca de tudo o que rolou no ensaio geral do Acútico Nívea Soares, que tal ouvir o recadinho de Nívea Soares e Fernanda Brum gravado, com exclusividade, horas antes do ensaio de ontem, 17/10, direto do hotel onde estão hospedadas. È uma mensagem de bênçãos para você internauta que sempre nos acompanha. A gravação acontece hoje, 18/02, a partir das 20hs, no tradicional espaço de eventos Citibank Hall. Não perca. Será uma bênção! Acesse os vídeos. As fotos também foram tomadas de direto do hotel. Após ouvir o recado de ambas, prossiga na leitura da reportagem. Detalhe: a foto de Nívea e banda com Adhemar de Campos fora tirada no Shopping Ibirapuera, onde mesmo "descansando", estavam ligados nas canções.    

Oi, oi, um, dois, testando, som
Numa prévia do que pode rolar na noite do grande dia da gravação do Acústico Nívea Soares, os detalhes e bastidores do ensaio geral  

O horário previsto e marcado para o início do ensaio já com os ministros convidados para dividir com Nívea no palco era às 20 horas, ou seja, 8 da noite (de ontem, 17/02).  Às 20h em ponto já estávamos lá, a postos, de olhos e ouvidos bem abertos. A passagem de som já com os músicos (instrumentistas) já se desenrolava, mas com pausas esporádicas comuns para os ajustes e acertos, que iam do som do microfone, passando pelos retornos, pela checagem das vozes, até o detalhamento e fechamento dos arranjos. Tudo isso já sob o palco montado e decorado para a noite do grande dia. No mesmo estavam os músicos e ainda alguns técnicos, que se comunicavam com o pessoal da mesa de som.

Tudo também se dava ao som e sob os acordes das canções a serem gravadas, numa roupagem propícia ao proposto, que é o acústico. Até que finalmente o ensaio se iniciasse, optamos por colher  alguns depoimentos de gente que consideramos de peso pela influência que tiveram e ainda têm na vida de Nívea – como familiares e amigos íntimos, pastores(as) e intercessores. Acerca dos intercessores, um comentário a parte. Enquanto tudo acontecia, no camarim anexo ao palco estavam 16 intercessores em batalha, em clamor, em prantos e gemidos, sob o comando das pastoras Ezenete Rodrigues, da Igreja Batista da Lagoinha, responsável pelo Ministério Restaurando Vidas e por todo o Ministério de Intercessão na Igreja, e que há muito acompanha a trajetória de Nívea Soares e de todo o Diante do Trono, incluindo a Ana Paula Valadão Bessa. Também liderando a equipe dos intercessores no Citibank Hall estava a pastora Maria Rodrigues, da Igreja Apostólica Casa Firme (cujo presidente é o pastor Wissam Halwi), de São Paulo, que se mobilizou para cobrir, em oração e intercessão, a gravação. Tanto a pastora Ezenete, quanto a pastora Maria e todos da equipe foram unânimes nos depoimentos ao afirmar que esse é mesmo um momento profético não só para Nívea, como para toda a Igreja, e porque não dizer para a Nação e o mundo. Também no espaço Citibank estavam familiares de Nívea – mãe, pai, irmãos e sobrinha -, além de pessoal mais chegado a ela, que prontamente nos recebeu para os depoimentos e/ou entrevistas.

Colhidos os depoimentos, já por volta das dez da noite, chegam Nívea Soares e Fernanda Brum, que tão logo após cumprimentar a todos, incluindo o próprio pessoal da Aliança Produção que de perto acompanhava tudo, se dirigem ao palco para a passagem das canções. Tem início, de fato ao ensaio. O clima não podia ser outro: de expectativa, mas acima de tudo, de unção. Sentíamo-nos como privilegiados por estar, em primeira mão, acompanhando tudo isso. Tarefa delicada essa de traduzir em palavras o que o coração e a razão nem sempre conseguem explicar quando se trata do grande mover de Deus.  

Ao som do acústico, mas também do céu
Embora “apenas” fosse um ensaio, diante dos nossos olhos desenrolava-se mais que a prévia de uma noite de graça e festa, mas quase que um déjàvu de algo outrora já experimentado, mas agora num nível e numa intensidade muitíssimo além do esperado. Nesse contexto, ainda que conhecidas essas canções, justamente por se tratar de uma releitura, cada arranjo, acorde e melodia, assim como letra,  mensagem e interpretação passam a adquirir um sentido pra lá de sobrenatural. Foi nesse clima que todo o ensaio se desenrolou.

Em razão talvez da avançada hora e também para poupar a Nívea de todo e qualquer esforço extra, já que desde que chegara em São Paulo, ela embrenhara-se num maratona de entrevistas e ensaios, o ensaio se dera num ritmo não tão pesado. Mais mesmo para ajustes e acertos. Dentre as canções ensaiadas estão “Nasci Pra Te Adorar”, “Aumenta o Fogo”, “Rio de Deus”, “Ele Vem, “Centro da Sua Vontade”, “Vinde a Mim”, “Me Esvaziar” além das canções inéditas. Detalhe: tudo se dava ao som de um espontâneo em clima e mover de adoração íntima, coisa que Nívea sempre soube fazer tão bem. Outro detalhe merece destaque: o naipe de violinos e cordas em dobradinha com os pianos no palco. Um deles tocado por Gustavo Soares, esposo de Nívea. Toda uma composição e configuração perfeitos de músicos e ministros que parece casar tão bem com todo o cenário criado para a noite que realmente promete. Logo mais a noite ou mesmo no decorrer dessas pouca horas que antecede a gravação de fato, Adhemar de Campos, David Quinlan e Ana Paula Valadão estarão juntos soltando a voz um prenúncio contido de carisma, graça e acima de tudo, unção, prestes a explodir no exato o momento da gravação.

Acerca dos detalhes de cada uma dessas canções – arranjos, ritmos, melodias, interpretação e tudo mais -, melhor que explicar, só mesmo vindo para conferir.

A cada ato no ensaio, uma nova instrução e direção não só técnica e profissional, mas principalmente espiritual, que é toda a razão desse tão arrojado e ousado projeto que tem tudo para dar certo não só pela excelência em que tudo está sendo conduzido, mas também pela merca do Eterno, Divino, do Celestial, do Santo, do Único que é e sempre será digno de toda honra, todo louvor, e toda glória: a marca do Pai. Assim é e será Nívea Soares Acústico. Quem vier, verá. “Quem tem ouvidos, ouça…”    

Por Marcelo Ferreria – foto e vídeo 
marcelo.ferreira@lagoinha.com 

Recadinhos direto de São Paulo

Nívea Soares e Fernanda Brum deixam mensagens de bênçãos para você internauta. Atenção, esses vídeos foram gravados ontem, fique atento pois a gravação será realizada hoje. Você que puder ir ao Citibank Hall, não perca. A gravação será uma bênção!

Confira!

 

 

 

 

 

Confira ainda algumas fotos: 

 

 Famílias Soares e Campos

 

 

Nívea em momento de concentração

 

Fernanda Brum se preparando para a gravação de Nívea

 

Gustavo checando os detalhes da gravação

 

Nívea e Fernanda em momento de comunhão

 ::Por Marcelo Ferreira
Direto de São Paulo