Nenhum Comentário

Parabéns, Belo Horizonte, pelos 120 anos!

Foto: Arquivo do aplicativo Passeio Virtual BH 1911

Foto: Arquivo do aplicativo Passeio Virtual BH 1911

A nossa amada Belo Horizonte (MG) completa 120 anos de existência nesta terça-feira (12). Fundada em 1897, a capital de Minas Gerais, atualmente, é uma das cidades mais importantes do Brasil. Com mais de um século de história, a metrópole chegou a 2.523.794 belo-horizontinos em 2017².

A história teve início com a chegada do bandeirante João Leite da Silva Ortiz, em 1701, à serra de Congonhas, em busca de ouro. Mas, em lugar do metal, o aventureiro encontrou uma bela paisagem, de clima ameno e próprio para a agricultura, e resolveu se estabelecer, construindo a Fazenda do Cercado². A fazenda progrediu e atraiu outros moradores, e o povoado recebeu o nome de Curral del Rei. Este se expandiu de 30 ou 40 famílias para 18 mil habitantes. Contudo, esse desenvolvimento próspero durou pouco. As várias regiões que faziam parte do arraial foram se tornando autônomas. A população diminuiu, a economia local começou a se enfraquecer e, já no final do século 19, restavam aproximadamente 4 mil habitantes. A rotina do arraial era simples e monótona.

Em 1889, a Proclamação da República gerou nos curralenses a esperança de transformações. Então, surgiu a proposta de mudar o nome de Curral del Rei para Belo Horizonte, que seria constituída capital de Minas Gerais. Hoje, esse “belo horizonte” celebra, com muita alegria, 120 anos de crescimento econômico, populacional e educacional.

Mas, mesmo sendo uma capital tão importante para o nosso país, a cidade precisa de nossas orações. Temos comemorado com muito clamor e joelhos no chão em favor do povo e das autoridades. Por exemplo, n A Palavra de Deus diz: “Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ação de graças por todos os homens; pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade” (1 Timóteo 2.1,2).

Vamos nos unir, como Igreja de Cristo, em favor do nosso povo de BH, para que o nome de Jesus seja conhecido por todos os habitantes e para que a nossa cidade seja transformada pelo Evangelho do Senhor.

¹Fonte: Site da Prefeitura de Belo Horizonte – prefeitura.pbh.gov.br
²Fonte: IBGE (2017) – cidades.ibge.gov.br

:: Comunicação Lagoinha