5 Comentários

“Quem tem influenciado seu filho?”

Pastor WashingtonO pastor Washington de Sá é um dos pastores de nossa igreja que faz parte da Rede da Família. Ele é o responsável direto por dois ministérios: Proteger Brasil e Salve Sua Família. A importância do seu trabalho é inegável, principalmente nos dias de hoje em que o Diabo tem atacado a família de forma direta. No dia 16 de fevereiro, o pastor Washington estará palestrando para pais. O tema da palestra será: “Quem tem influenciado seu filho? Deus ou o Diabo?”. O evento é promovido pelo Ministério de Crianças e Juniores (MCJ). Em entrevista exclusiva, o pastor Washington adianta algumas informações sobre a palestra e dá outras informações importantes a respeito do tema.

Atos Hoje – A palestra é direcionada somente aos pais?

Washington – O foco são os pais, mas o tema é relevante para todos que têm alguma ligação direta ou indireta com crianças e juniores, sejam eles profissionais de pedagogia, psicologia ou mesmo aquele(a) que tem em seu convívio uma ou mais crianças ou juniores.

Atos Hoje – Por que os pais devem participar dessa palestra?

Washington – O tema que será abordado é focado na contemporaneidade, ou seja, falaremos de um assunto que envolve o dia a dia das crianças em casa, na escola e na igreja, tendo como foco a rotina doméstica. Estudaremos hábitos e comportamentos, falaremos também sobre o mau uso de mídias (violência, sensualidade) e seus reflexos comportamentais. O assunto é atual e de extrema importância para os pais de hoje.

Atos Hoje – O Diabo tem atuado forte para destruir as famílias. O que a Igreja pode fazer para evitar o avanço dele?

Washington – Nossa igreja, graças a Deus, tem feito um bom trabalho no apoio às famílias. Temos um ministério que acompanha as crianças (MCJ), a Rede de Adolescentes, um para acompanhar os namorados, outro focado na preparação dos noivos, vários que trabalham a família que é o Ministério Vida em Família liderado pelo pastor Ronaldo que tem equipes especializadas em conflitos no casamento (Casados para Sempre, finanças na família, educação de filhos, casais novos convertidos, Escola de Pais, entre outros), além dos ministérios que eu mesmo lidero, o Salve Sua Família e Proteger Brasil) que têm foco no comportamento e sexualidade infanto-juvenil. Ou seja, cuidamos da criança desde o seu desenvolvimento até se casar e ser pai (mãe) onde o ciclo recomeça. Mas precisamos lembrar que o tempo que as famílias passam na igreja é muito pouco comparado com as demais rotinas e é nestes outros momentos, que os ensinos ministrados pela igreja precisam ser colocados em prática ou nosso trabalho será em vão e o Diabo prevalecerá mesmo tendo a igreja feito um bom trabalho.

Crianças-02Atos Hoje – Quais conselhos práticos e básicos você daria para pais que desejam que seus filhos sejam mais firmes com o Senhor e menos influenciados pelo mundo secular?

Washington – As primeiras fases do desenvolvimento das crianças passam pela modelação, ou seja, a criança aprende observando modelos e o primeiro e mais forte modelo observado são os pais. Tanto o papai quanto a mamãe são os principais professores dos filhos e suas atitudes e comportamentos diários são observados e imitados. Se o papai grita, o filho gritará, se a mamãe mente, a filha mentirá. Pais violentos, crianças violentas. Pais que não têm intimidade com Deus, o filho também não terá. Existem raras exceções, mas a regra é a do espelhamento comportamental. O segredo é o papai e a mamãe estarem intimamente ligados um ao outro e os dois a Deus como no Salmo 128, e assim, juntos vivendo o propósito de Deus para a família, conseguirão cumprir o conselho de Provérbios 22.6, ensinando os filhos no caminho (caminhando juntos). Se os pais tiverem esta firme decisão, a igreja ajudará nesta caminhada com os ministérios que estarão no apoio. O último conselho é o de 1 Timóteo 5.8: “Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.” Venha para a palestra e traga outros pais que precisam ouvir sobre o tema.

Palestrante: Pr. Washington de Sá

Tema: “Quem tem influenciado seu filho? Deus ou o Diabo?”

Data: 16 de fevereiro

Local: Tabernáculo

Horário: 10 horas

Público: pais e mães de crianças e adolescentes

Mais informações: (31) 3429-1250 – MCJ

Foto: Internet/ Arquivo Pessoal

:: Atilano Muradas