3 Comentários

“Sei que haverá um mover de Deus”, diz o idealizador da Conferência de Oração

escCom nacionalidade americana, Ryan Adams é professor do Seminário Teológico Carisma, diretor da Escola de Oração e o idealizador da Conferência de Oração que se inicia nesta segunda-feira, 19, na Igreja Batista da Lagoinha e também no campus principal do STC.

O professor norte-americano conta que a ideia da Conferência surgiu de uma direção de Deus. “O Senhor falou muito forte ao meu coração que eu precisava fazer uma conferência voltada para oração”. Ryan explica que a atividade tem o mesmo alvo da Escola de Oração realizada de segunda a sexta-feira no Carisma após as aulas, a transformação pela oração.

Como professor do Carisma, Ryan leciona as disciplinas “O nome de Jesus”, “Autoridade do crente” e “Apologética”. Ele falou ao Lagoinha.com como se deu sua vinda para o Brasil e destacou suas expectativas para a primeira Conferência de Oração.

Lagoinha.com: Como surgiu a ideia de criar a Conferência de Oração?

Ryan Adams: No momento que cheguei à Igreja Batista da Lagoinha, Deus falou muito forte ao meu coração que eu precisava fazer uma conferência voltada para oração. Tivemos o “The Call” (realizado em novembro de 2012), mas a Lagoinha nunca teve um evento interno que fosse sobre oração. Então, decidimos organizar esse evento. O pastor Márcio apoiou bastante, inclusive a atividade seria de quarta a sábado, e ele pediu para ser a semana inteira.

Lagoinha.com: Como foi a escolha dos ministros que estarão presentes nessa 1º Conferência de Oração?

Ryan Adams: Vou dar um exemplo do pastor Luciano Subirá. Ele fala muita coisa sobre o Espírito Santo. E entendemos que o Espírito Santo e a oração têm tudo a ver. Outro caso, meu irmão Joshua e minha cunhada Hannah falam a respeito de evangelismo, de trazer fogo e orar pela nação, e a Leigh Ann que é a diretora da Escola de Oração lá dos EUA, fala somente sobre oração, e tem um estilo de vida de oração. Outro motivo par trazê-la é para que ela conte experiências dos Estados Unidos. Tudo o que sabemos e fazemos, aprendemos com ela. Enfim, cada ministro é dinâmico naquilo que foi chamado para fazer. Acredito que teremos uma atmosfera legal com todos eles juntos.

Lagoinha.com: Qual a expectativa para a Conferência?

Ryan Adams: Quando se faz uma coisa pela primeira vez, você fica curioso para saber se as pessoas responderão positivamente a atividade. Mas o Senhor me falou de forma bem clara, “Ryan, se tiver 10 mil pessoas ou 1 na Conferência, a minha glória ainda assim se manifestará naquele lugar.” As coisas começarão acontecer na nação brasileira por causa da oração que foi gerada nestes dias. Mas sei que haverá um “chacoalhamento”, um mover de Deus na vida das pessoas, porque sabemos que a oração tem habilidade e poder para mudar as coisas.

Lagoinha.com: Na sua opinião, o que é oração?

Ryan Adams: Acredito que oração é uma das formas de aproximar o homem com Deus. Creio também que Ele deseja que seus filhos orem pela vontade Dele. A oração faz com que Deus se mova a favor de uma nação de forma imensurável.

IMG_6516b

Ryan e sua esposa Jéssica

Ryan Adams: No auditório do Seminário Rhema nos EUA, tem as bandeiras de todas as nações. Então o Senhor me levava a orar todos os dias especialmente pela bandeira do Brasil. A partir daí, Deus disse assim: “é para lá que você vai”. Então, vim para o Brasil sem dinheiro, sem saber onde ficar, sem nada. Cheguei ao Rio de Janeiro com um dólar, comprei uma maçã, uma banana, só isso. Mas Deus me falava que tinha muito mais para a minha vida, bastava andar na fé.

Lagoinha.com: Você veio direto para a Lagoinha?

Ryan Adams: Não. Como o nosso ministério nos Estados Unidos não tem uma igreja com foco, cheguei e fui trabalhar na Igreja Verbo da Vida em São Paulo, por um ano. Mas quando visitei a Igreja Batista da Lagoinha, pensei: “Não tem outra igreja igual a essa, é aqui o meu lugar”. Então, fiz amizade com os diretores do Carisma, comecei a dar aulas, mas ainda precisava resolver algumas questões para ficar completamente na Lagoinha.

Lagoinha.com: Fale um pouco sobre a Escola de Oração do Carisma.

Ryan Adams: A visão da Escola de Oração é muito simples. Acontece em dois dias da semana, segunda e terça-feira, às 11h e 22h, e na quarta às 11h também.  O culto é apenas de uma hora, mas é cheio de Deus. A reunião é diferente porque não fica limitada ao momento de louvor, horário da Palavra. Às vezes não tem Palavra, é um culto livre para o mover do Espírito. Mas na quarta-feira é um dia exclusivo para oração, sempre por um objetivo.

Lagoinha.com: A Escola de oração é aberta ao público em geral ou somente para os alunos do Carisma?

Ryan Adams: Esse culto é aberto a todos. Sei que essa é também a visão do nosso pastor, igrejas orando juntas para um propósito de edificação do Reino aqui e para o nosso Brasil. Recebemos muitas pessoas de fora. Principalmente à noite, a galera sai da faculdade e vem direto para a Escola de oração. Estamos aqui para ensinar as pessoas como orar e buscar a vontade de Deus para a vida delas, como mover no Espírito, como orar pela sua razão, como viver uma vida de vitórias.

Lagoinha.com: Quais são seus próximos projetos ?

Ryan Adams: Um deles é multiplicar a Escola de Oração. Como temos alunos de vários lugares do Brasil, eles levam essa visão para suas igrejas. Temos a Conferência do Espírito Santo, que acontece todos os anos, e agora a Conferência de Oração que entrou no calendário do Carisma e da igreja, e também acontecerá anualmente.

::Junio Santos