Nenhum Comentário

​​Os 6 passos que te ajudarão a aprender qualquer coisa

Foto: unsplash.com

Foto: unsplash.com

Aprender novas coisas e ao mesmo tempo desenvolver seu papel de líder, visionário e trabalhador comprometido é desafiador, mas não é impossível. Como um pioneiro, você aprenderá muito, isto é, se você quer ser bem-sucedido. Você aprenderá habilidades que poderão ser aplicadas em suas tarefas e operações diárias; fatos e informações sobre sua igreja, cidade e demografia; é claro, lições de como melhorar a si mesmo. Mas, ao driblar as responsabilidades diárias de servir ou liderar e fazer com que seu cérebro contorne as dificuldades dessas tarefas, aprender novas coisas pode ficar difícil. Esses passos te ajudarão a aprender qualquer coisa com mais rapidez e eficiência:

1. Converse com alguém que já aprendeu aquilo

Pense em algo desafiador que você aprendeu a fazer possivelmente sozinho, do zero. Você provavelmente cometeu muitos erros no caminho e, em compensação, você deve saber muitos atalhos e dicas que poderiam ter te poupado muito tempo. Essa é quase uma verdade universal; até mesmo os assuntos mais complexos e técnicos possuem atalhos que podem ser ensinados por qualquer um que seja familiar o suficiente com o conteúdo. Logo, seu primeiro passo é buscar e conversar com pessoas que já aprenderam o que você está aprendendo; peça-os um conselho, e eles provavelmente te darão.

2. Aprenda em pequenos tempos de qualidade

O melhor jeito de estudar (e não perder o foco) é concentrar seus esforços em tempo de qualidade, como períodos de 20 a 30 minutos. Se estudar por mais tempo, sua atenção começará a se desviar. Tente planejar suas sessões de aprendizado nesses curtos períodos de tempo, ao invés de longas maratonas.

3. Anote tudo

Por diversas razões, tendemos a lembrar melhor das coisas quando as escrevemos. Pode ser porque somos forçados a repetir o que ouvimos e pensar na forma escrita daquilo, ou pode ser um “truque” psicológico da nossa mente de que aquela informação em particular merece ser gravada. De qualquer maneira, funciona. Quer você esteja fazendo anotações ou treinando sua memória, escreva tudo que puder.

4. Foque no que é fundamental

Ao aprender coisas novas, é útil ignorar o superficial e focar nos elementos mais importantes. Por exemplo, se você conseguir aprender as 2000 palavras mais comuns de uma língua, você será capaz de dominar por alto 80% da língua.

5. Encontre uma maneira de se autocorrigir

Nossas mentes aprendem mais rápido quando o feedback é imediato. Se acertamos algo, precisamos nos sentir recompensados. Se erramos algo, precisamos ser corrigidos imediatamente; isso também evita que pratiquemos ou ensaiemos as coisas erradas. Seu sistema de feedback pode ser algo externo, ou sempre checar em uma fonte (como um livro) para garantir que você está fazendo tudo certo.

6. Pratique constantemente

Há uma crença comum de que leva-se cerca de 10 mil horas de prática para que alguém fique bom em alguma coisa. É assim que nossos cérebros são ligados; quanto mais fazemos algo, mais importante aquilo se torna e mais fixado na nossa memória.

Aprender novas coisas e ao mesmo tempo desenvolver seu papel de líder, visionário e trabalhador comprometido é desafiador, mas não é impossível.

:: Pr. Ryan Adams