Nenhum Comentário

A Vida pela Fé

A Vida pela Fé

…o meu justo viverá pela fé (Hb 10:38-A).

Um dos grandes exemplos de vida pela fé que encontramos na Bíblia, é na pessoa de Abraão. Gênesis 12:1 diz:"Ora disse o Senhor a Abraão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, e vai para uma terra que te mostrarei". Ao dar uma lida até o versículo 4, podemos notar que o único tempo que Abraão (que aqui era ainda Abrão) teve para pensar no chamado de Deus, foi o tempo que Deus demorou para falar com ele. Abraão teve que tomar uma decisão que ia influenciar toda a sua vida e todas as gerações futuras. Tal era a magnitude desta decisão de maneira que não podia se equivocar. E ele tomou a decisão correta, o versículo 4 diz: "Partiu, pois, Abrão, como lhe ordenara o Senhor…" aqui começa a vida de fé de Abrão pois o Senhor não tinha mostrado para Abrão onde ele deveria ir, e andar pela fé é andar, não pelo que vemos, e sim, andar como quem vê aquele que é invisível (Hb. 11:27). Por isto sem fé é impossível agradar a Deus, pois Deus é invisível, e pela fé podemos vê-lO (Hb 11:1). Existem alguns requisitos que devemos observar para podermos andar pela fé:

Primeiro: Temos que crer em coisas que outros não crêem. Deus falou para Abrão sair de sua terra e ir a um lugar que Ele ia mostrar. Ora, Abrão não sabia para onde Deus lhe estava mandando, obedecer a ordem de Deus podia ser como um tiro no escuro, mas Abrão creu que este Deus que agora estava falando com ele, era diferente daqueles que as pessoas estavam servindo em sua terra natal, ele creu que Deus sim podia cumprir o que tinha prometido, pois Ele não era um deus de gesso. E isto o contou para a justiça e foi chamado Amigo de Deus. Hoje temos que crer na palavra de Deus e em suas promessas para cada um de seus filhos. A falta de confiança tem sido um grande estorvo em muitas igrejas, pois quando têm que ajudar a sustentar um missionário, a primeira coisa que dizem é que o orçamento não dá, antes de confiar nas promessas de Deus, por exemplo, em Lucas 6:38 que nos diz: "Dai, e dar-se-vos-á…" Quem crê nas promessas de Deus sabe que nada lhe faltará.

Segundo: Temos que caminhar por lugares que outros não querem caminhar. O lugar onde vivia Abrão era um lugar próspero, pois estava perto de rios. Aí, segundo a história, foi onde se levantaram grandes nações. Agora ele teria que caminhar por desertos e viver em tendas como estrangeiro (Hb. 11:8-10). Muitos não podem caminhar com Deus somente porque não querem deixar o conforto de sua casa e de sua cama, não podem pensar no que Jesus deixou por eles para vir a este mundo para morrer na cruz; Jesus não tinha nem onde reclinar a cabeça. (2Co 8:9). Deus não nos pede nada que não possamos fazer.

Terceiro: Temos que ser o que outros não são: "Sê tu uma benção". E uma maneira de ser uma benção, é tomar o exemplo de Jesus em (Mc. 10:45), onde Jesus nos mostra, que Ele veio para servir e não para ser servido. Aqui aprendemos que pela fé, temos que ser servos de todos como Abrão (Gn. 18:1-21). Aquele que não está disposto a ser um servo não pode ser uma benção, e ser servo não é o que a maioria deseja ser. Devemos estar dispostos a fazer o serviço mais duro, aquilo que ninguém quer fazer; lavar os pés parecia algo indigno para os discípulos mas não para Jesus (João 13: 1-17).

Quarto: Temos que ver o que outros não vêem. Deus prometeu fazer de Abrão uma grande nação. Só que até os 100 anos ele não tinha nenhum filho, nem por isso deixou de crer nas promessas de Deus. Pois ainda que ele não chegou a ver uma grande nação com seus olhos físicos, ele via uma grande nação com os seus olhos espirituais, que seria formada por pessoas de todas as nações da terra lá no céu (Hb 11:13-16).

Quinto: Temos que dar o que outros não querem dar. Deus um dia pediu a Abraão que lhe desse o seu único filho. Aquele pelo qual ele esperou tantos anos e era o que ele tinha de mais precioso em sua casa (Gn 22:1-2) A resposta de Abraão não deixa dúvida que de verdade ele tinha aprendido a viver pela fé (Gn 22:3) , e viver pela fé, é confiar que tudo coopera para o bem daquele que ama a Deus (Rm 8:28). Viver pela fé é crer que Deus pode fazer o impossível (Hb 11:17-19). Em Lucas 14:33 Jesus diz que aquele que não renuncia a tudo, não pode ser Seu discípulo. Em Lucas 6:38 nos diz: "Dai, e dar-se-vos-á…" Abraão deu e não só recebeu seu filho de volta (Hb 11:19-B), como também recebeu um cordeiro para oferecer em sacrifício a Deus em agradecimento por seus benefícios. Paulo escreveu: Porque, se há vontade, será aceita conforme o que o homem tem, e não segundo o que não tem (2Co 8:12). Deus nunca pede o que não temos, nem o que não podemos fazer. Tudo que Deus nos pede, podemos fazer, pois Ele também nos promete ajudar, de maneira que não haverá impossível para um crente que vive pela fé.

Missionário Jairo – Peru
APMT/IPB