Nenhum Comentário

Busque ser bem-aventurado

DevocionalSegunda (1)“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores” (Salmos 1.1).

O meu dia a dia mostra se vivo com DEUS ou se vivo como um perverso. O Salmo 1 faz uma definição do tipo de vida que se está vivendo e os tipos de resultado do modo de se viver. É dito que, para um “bem-aventurado”, isto é, aquele que é muito feliz, existem três coisas que ele não faz. Eu vejo que é tão importante não fazer, tanto quanto fazer. As 3 coisas que ele não faz, são:
1. Não anda no conselho dos ímpios. A definição de ímpio, é aquele que é hostil a DEUS, culpado de pecado, que carrega sobre si crime contra DEUS. Hoje existem tantas pessoas assim, ao nosso redor, na mídia, em posições de influência. E aqui, a Bíblia me diz que eu não posso andar no conselho destes.
2. Não se detém no caminho dos pecadores. A definição de pecador, é aquele que tem um comportamento pecaminoso, está vivendo de modo exposto a condenação, vivendo de modo ofensivo a DEUS. E aqui, a Bíblia me diz que não devo estar com eles, para, andar no caminho deles. Não posso entrar no caminho deles, nem no mesmo comportamento deles.
3. Nem se assenta na roda dos escarnecedores. Os escarnecedores são aqueles que seu comportamento imitam ao diabo, e é algo que DEUS detesta. O escarnecedor, é o zombador, arrogante, que se vangloria, que é inflado, desprezador de outros. E a Bíblia me diz, para eu não passar meu tempo com esses. O Salmo 1 diz que esses perversos, são como a palha seca, não permanecem, não prevalecem, e o vento vai levá-los conforme o curso e as desgraças do mundo.

Mas, o “bem-aventurado”, além de não tomar parte nos conselhos e comportamentos dos perversos, ainda faz algo importantíssimo: medita na Palavra de DEUS, dia e noite. Ou seja, o que ele escuta é a Palavra, ele está em companhia constante da Palavra se comportando como ela diz, e passa seu tempo com a Palavra, tanto de dia quanto de noite. O “Bem-Aventurado” não anda, não se detém, e nem se assenta com os perversos, mas, faz tudo isso com a Palavra de DEUS, diariamente, de modo constante. Então, o Salmo 1 diz que esse, tudo quanto faz tem sucesso, dá fruto, não cai, não murcha, é suprido com vida constante, e o SENHOR conhece o seu caminho para lhe fazer prevalecer, e colocá-lo em uma classe e posição distinta. O Salmo 1 fala de comportamento diário, que trazem resultados já definidos! É hora de mudança de mente, para se ter mudança de comportamentos, que trazem mudança de resultados!! É isso que vou viver! “Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.” (Salmo 1:6)

:: Christian Clayton