Nenhum Comentário

Cidades nordestinas enfrentam problemas de analfabetismo

Analfabetismo é uma das grandes barreiras enfrentadas pelas cidades do Sertão Nordestino

olho dágua

Cidade de Olho D’Água

OLHO D’ÁGUA (PB)

Olho d’Água é uma cidade pequena que possui apenas 6.931 habitantes que vivem agricultura e da pecuária, quando chove. Sua emancipação ocorreu em 1961 e o analfabetismo persiste: são 36%. A religião Católica é absoluta: 97%. Apenas 2% da população se diz evangélica: 140 pessoas divididas em três igrejas. Cinco são os motivos para orarmos por esta cidade:

  1. Vamos orar por uma boa administração municipal, que cuide da área social. Que as verbas estaduais e federais realmente promovam o bem-estar da população.
  2. Para que a forte idolatria em torno de São João Batista seja desfeita. Que os moradores se voltem para Jesus Cristo.
  3. Há um número significativo de costureiras capacitadas. Oremos para que sejam implantadas confecções que deem emprego para essas pessoas. Isto poderá abrir portas para a evangelização.
  4. Que haja uma grande bênção sobre as igrejas existentes, para que elas cresçam e que igrejas de outras regiões enviem obreiros para abrirem novas congregações.
  5. Que o Céu se abra sobre essa cidade, e que a bênção do Deus Único e Verdadeiro cresça sobre essa população. Muitos se convertam, formando-se igrejas dinâmicas.
Rio Grande Norte

Água Nova (RN)

ÁGUA NOVA (RN)

Esta cidade foi emancipada em 1963 e possui hoje exatos três mil habitantes. A economia básica da cidade está baseada na agricultura familiar e o analfabetismo alcança a casa de 36%. A cidade possui três igrejas evangélicas que congregam 75 irmãos. Os católicos, no entanto, são 95% da cidade. Por isso, são muitos os motivos para orarmos por essa cidade:

  1. Vamos orar para que as pequenas congregações da cidade cresçam e se tornem igrejas fortes, para promoverem a evangelização. Que muitos se convertam.
  2. Para que seja quebrado o poder demoníaco que tem levado muitos ao alcoolismo, drogas, homossexualismo e idolatria. Que essas pessoas sejam transformadas pelo Evangelho do Senhor Jesus.
  3. Vamos orar para que os evangélicos invistam em pequenas empresas na cidade, ajudando a resolver o problema do desemprego. Isto poderá cooperar para que portas sejam abertas para a evangelização.
  4. Que o Espírito Santo desça sobre Água Nova fazendo jorrar o rio de Deus sobre essa população. Haja muitas conversões, formando-se igrejas fortes e dinâmicas.

MILTON BRANDÃO (PI)

Milton Brandão está localizada a 227 quilômetros de Teresina, a capital do estado. Mais da metade da população é analfabeta – 52% – de 6.770 habitantes. A cidade possui duas igrejas evangélicas e apenas 50 membros. Noventa e quatro por cento da população é católica. Cinco são os motivos de oração por essa cidade que vive da agricultura familiar e foi emancipada em 1994.

  1. Vamos orar para que as igrejas de outras regiões comecem a interceder por essa cidade. Que essas igrejas enviem obreiros para abrirem novas congregações.
  2. Uma pequena escola de futebol que trabalha com crianças e adolescentes precisa de investimentos. Isto poderá cooperar para abrir portas de evangelização.
  3. A cidade tem pedras ornamentais. Que empresários evangélicos consigam investir na extração e comercialização dessas pedras, ajudando a diminuir o desemprego. Isto poderá abrir portas de evangelização.
  4. Que sejam formadas igrejas fortes nessa cidade.
  5. A graça e a compaixão de Deus se manifestem, mudando a atitude do povo da cidade em relação à Bíblia, ao Evangelho, à salvação em Cristo Jesus. Que haja muitas conversões.

Fonte: Movimento Nacional de Evangelização do Sertão Nordestino

 Ligue para a secretaria de missões e conheça os projetos culturais e transculturais da Lagoinha. Telefones: (31) 3429- 9500 / 8402- 6366 / 8793- 7891. Gisselda ou Pr. Joãozinho.