“Com a sua voz troveja Deus maravilhosamente; faz grandes coisas, que nós não podemos compreender.” (Jó 37.5)

Creio que esta seja uma indagação não só de namorados, mas muitas outras pessoas, porém aqui trataremos daquelas questões típicas que envolvem o universo do relacionamento. Quem já não se fez perguntas do tipo:

• Essa é a pessoa certa para mim?

• Eu já estou preparado para assumir um compromisso com outra pessoa?

• Já está na hora de pensar em casamento?

• Estamos pecando no namoro com determinado comportamento?

Invariavelmente encontramos nas pessoas que nos aconselham uma resposta padrão do tipo: “Busque ouvir a voz de Deus e a obedeça, não faça nada fora da vontade dele.” Apesar de ser uma resposta bíblica e correta ela é muito vaga e certamente não satisfaz a dúvida da pessoa, na verdade só cria outra: Como Deus fala?

Em primeiro lugar você precisa entender que quando várias pessoas estão falando ao mesmo tempo é muito difícil ouvir uma delas. Da mesma forma, no mundo natural e espiritual, várias vozes estão falando. Deus nos fala constantemente, mas como existem outras vozes, não discernimos qual é a dele. Por isso o primeiro passo é calar as outras vozes que estão falando na sua cabeça: a das pessoas a sua volta, a do diabo e a do seu próprio coração.

Sua primeira atitude é parar de pedir opinião de qualquer pessoa sobre sua dúvida. Cada um trará seu ponto de vista, sua forma de agir e isso vai te confundir. Outra etapa é orar em pensamento, buscando em Deus a resposta, o inimigo não deve ter acesso às suas dúvidas, pois ele poderá se apropriar dela para te oprimir, confundir ou deixar mais ansioso. Busque, no secreto do seu quarto, oportunidade de orar e falar com Deus. Oração é diálogo, por isso é importante deixar Deus falar também.

Não existe uma fórmula engessada sobre como Deus falará para você. Na Bíblia encontramos maneiras variadas pelas quais Deus falou com seus profetas e delegados:

  • Em uma sarça ardente: “E apareceu-lhe o anjo do SENHOR em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia.” (Êxodo 3.2)
  • Por meio de uma mula: “Então o SENHOR abriu a boca da jumenta, a qual disse a Balaão: Que te fiz eu, que me espancaste estas três vezes?”
  • (Números 22.28)
  • Na brisa: “E depois do terremoto um fogo; porém também o SENHOR não estava no fogo; e depois do fogo uma voz mansa e delicada.” (1 Reis 19.12)
  • Pessoalmente: “E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.”
  • (Atos 9.5)
  • Com visões: “Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta,
  • Que dizia: “Eu sou o Alfa e o Omega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia.” (Apocalipse 1.10-11)
  • Em sonhos: “E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.” (Joel 2.28)

Quanto mais íntimos estivermos com o Espírito Santo, mais sensível estaremos às imprevisíveis manifestações da voz do Pai. O pecado não só nos separa de Deus, mas também atrapalha nossa comunicação com Ele.

Por isso mesmo temos que ter o coração aberto para que Deus se manifeste por meio de sua multiforme graça para falar conosco. Se permita ser surpreendido pela voz de Deus!

“Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.” (Jeremias 33.3)

:: Richarde Guerra e Priscila Guerra, eternos e-Namorados. 

Acesse o blog dos Namorados e aprenda mais sobre o namoro segundo a Palavra de Deus: www.namoradosonline.blogspot.com.

Informações: (31) 8489-3057 – Pr. Richarde. E-mail: richarde.guerra@lagoinha.com.