2 Comentários

Conheça um pouco mais da cidade de Belo Horizonte

Instituto de Educação de Minas Gerais- 1912

Instituto de Educação de Minas Gerais

Em 12 de dezembro de 1897, em ato público e solene, o então presidente de Minas, Crispim Jacques Bias Fortes, inaugurou a nova capital. A cidade que já contava com 10 mil habitantes em sua inauguração, custou aos cofres estaduais 36 mil contos de réis. Planejada para atender ao imaginário e expectativas modernistas da elite mineira, a nova capital, primeiramente denominada Cidade de Minas, foi oficialmente chamada Belo Horizonte, em 1906.

A construção de Belo Horizonte ficou a cargo do engenheiro Aarão Reis, que chefiava a Comissão Construtora da Nova Capital e tinha o prazo de 5 anos para o término dos trabalhos. Entretanto, passados 2 anos após o início da construção, Aarão Reis foi substituído por Francisco de Paula Bicalho, então, a inauguração da cidade se deu às pressas, em meio a muita poeira e obra por fazer. A entrada do século XX prosseguia registrando grandes mudanças no cenário nacional. A República “engatinhava” em solo brasileiro deixando para trás o tempo do Império e, a partir da década de 30, Belo Horizonte experimentaria um acelerado crescimento populacional e estrutural, que provaria o governo na busca de soluções para as demandas. Em resposta às necessidades da cidade, em 1983, Belo Horizonte foi dividida em 9 regiões administrativas, 9 regionais, divisão se mantém até os dias de hoje.

Atualmente, ao nos depararmos com as trevas existentes em nossa cidade – morte, abandono, corrupção, violência, egoísmo – obviamente, poderíamos ser tomados pelo desânimo, ou mesmo, fecharmos os nossos olhos e dizermos: “Isso não tem nada a ver conosco”, ou pior, “não há solução”. Nós, da Lagoinha, não pensamos assim. Precisamos pedir ao nosso Pai a determinação para orarmos pela nossa cidade, pois Ele é nossa inspiração e nunca desistiu nem perdeu uma batalha por nos amar.

No espaço abaixo está o mapa da cidade dividido em regionais. Ore por cada uma delas clamando ao Senhor que venha com seus planos e projetos abençoar nossa cidade. Vamos semear a Palavra de Deus em BH e enviar orações ao Céu.

Então, eis os motivos de oração por Belo Horizonte:

1 – Ore pelas administrações regionais, para que seus funcionários sejam dedicados, comprometidos com a verdade e justiça social e que a corrupção não encontre espaço nos seus corações. A Bíblia diz que nossas armas não são carnais, mas poderosas em Deus para destruir fortalezas e argumentos, que se levantam contra o conhecimento de Deus – e aqui entendemos que também se refere ao conhecimento da vontade de Deus (2Co 10.4,5).

2 – Ore para que os altos índices de criminalidade que assolam toda a cidade caia a zero. A Bíblia diz que o ladrão veio para roubar, matar e destruir, mas Jesus Cristo veio para dar vida e vida em abundância (Jo 10.10).

3 – Ore para que a distribuição de renda na cidade seja mais justa, que as oportunidades de trabalho e negócios alcancem aqueles que verdadeiramente necessitam delas e que a miséria seja banida.

4 – Por último, clamemos ao Senhor para sermos fortalecidos no nosso testemunho diário. Que nossas ações e palavras possam condizer com a verdade do Evangelho.

::Sandra Vanessa