Nenhum Comentário

Empreendedorismo social transforma realidades

Foto: unsplash.com

Foto: unsplash.com

Empreendedorismo social é um negócio lucrativo e que, ao mesmo tempo, traz desenvolvimento para a sociedade por meio da venda de produtos ou serviços. Diferentemente das ONG’s ou de empresas comuns, as empresas sociais têm a responsabilidade social como o núcleo do negócio e, por meio dessa principal atividade, buscam soluções para problemas sociais.

A arte de empreender inspira e motiva pessoas por todo o mundo, fazendo com que pequenos negócios sejam transformados em grandes oportunidades, por meio de ótimas ideias colocadas em prática. Desta forma, empregos são gerados, desafios são superados e vidas são transformadas.

A pergunta que fica na cabeça é: seria possível uma empresa que visa o lucro realmente ter como base a responsabilidade social? A resposta é sim. O empreendedorismo social já é uma realidade no Brasil e no mundo.

Diferentes modelos de negócios desenvolvidos por empreendedores estão quebrando muitos paradigmas e contribuindo para transformar realidades. Um exemplo é o Pedreira Feira Shopping (Rua Araribá, 235, Belo Horizonte), que é um projeto desenvolvido pela Missão Inconformados.

O shopping social é uma incubadora de pequenas empresas, que tem como seus empreendedores os moradores da comunidade da Pedreira Prado Lopes ou empresários que têm como núcleo do negócio o empreendedorismo social. O empreendimento já tem transformado a comunidade por meio da venda de produtos a preços acessíveis e mais perto da comunidade, assim como a prestação de serviços de qualidade a preços reduzidos.

:: Gil Souza [GRUPO DE AÇÃO POLÍTICA]