“Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus.” (Mateus 5.9)
Fico tentando imaginar como seria a nossa vida hoje se Adão, diante da primeira falta, em vez de transferir a culpa para Eva dissesse: “POR FAVOR, Senhor ME PERDOE, deixei a Eva sozinha admito a culpa.” E se a Eva deixasse de lado a culpa da serpente e se dirigisse a Deus assim: “Senhor, ME DESCULPE, dei ouvidos a quem não deveria, EU ERREI, MUITO OBRIGADA por não desistir de mim.”
Será que viveríamos todos nós no paraíso? Ou a culpa por habitarmos no caos é nossa mesmo e Adão só deu o pontapé inicial neste jogo verbal das prioridades particulares? E assim continuamos o mesmo jogo das transferências de culpas acreditando que o bem estar particular é mais importante que o coletivo. A lei da vantagem em tudo. Mas, será que está bom como está, ou você, como eu, anda com saudades das insubstituíveis palavras mágicas? Será que teremos sempre que nos adequar ao comportamento cotidiano aborrecido e ser o fruto do meio ou podemos agir para nos tornarmos produtores de um mundo melhor? Será que somente ações gigantescas poderão provocar mudanças no nosso meio ou atitudes simples como o uso de palavrinhas de cortesias, que todos nós conhecemos, seguidas de um sorriso sincero já funcionam? Por favor, me desculpe, com licença, muito obrigada, pois não… Palavras que parecem nada, mas revelam o poder de fazer florescer a arte da convivência.
Como Adão e Eva, temos o poder de escolher como agir diante das questões inevitáveis do dia a dia.
As gentilezas são uma opção possível. Instrumentos de pacificação, ferramentas, esperando por nossa habilidade em aplicá-las. E, quando bem usadas, descobrimos que podemos influenciar todo o ambiente. Não espere ser bem tratado para fazer o mesmo, faça primeiro. Seja exemplo. E, quem sabe a gente descobre um paraíso aqui mesmo?
“Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os Profetas.” (Mateus 7.12 NVI)
::Nilma Gracia Araujo
nilmaraujo@hotmail.com
Formada no Seminário Teológico Carisma Membro da IBCVN





