Nenhum Comentário

Homens de Oração: Enoque

“Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para Si” (Gn 5.24).

Foto: unsplash.com

Foto: unsplash.com

Que homem extraordinário foi Enoque! Ele vivia no meio de uma geração perversa e distante de Deus. Enquanto todos se desviavam para o mal e buscavam as forças das trevas para viver, Enoque buscava a face do Senhor. Ele era um homem que buscava Deus e tinha íntima comunhão com Ele. Não passava um único dia sem que Enoque orasse e desfrutasse da presença do Senhor. Ele amava a Deus e tinha prazer em estar com Ele. Eram amigos e tinham longas conversas cotidianamente.

Na época de Enoque não havia Bíblia, nem a revelação de Deus escrita para se poder ler e estudar sobre Seu caráter e Seus propósitos para os homens. Não havia ainda uma nação que tivesse o nome de Deus e uma história fantástica de provisão e de manifestação do poder divino, como surgiriam muito mais tarde o patriarca Abraão e a nação de Israel. Enoque não tinha músicas gravadas para o levarem à presença de Deus ou compatriotas adoradores do Deus Altíssimo para cantarem juntos num culto de adoração. Mas ele tinha um coração sedento de “água viva”, faminto pelo “pão do céu”. Enoque decidira amar o Senhor acima de todas as coisas.

Deus Se agradou de Enoque e vinha ao seu encontro cada dia. Deus lhe falou sobre o futuro da humanidade e o que haveria de acontecer aos homens nas gerações vindouras (Judas 14-16). A longa história de 365 anos de vida na terra foi traduzida apenas numa pequena frase: Deus Se agradou de Enoque e o tomou para Si. Ele fora trasladado aos céus, sem experimentar a morte. Será que a vida de Enoque pode ser reproduzida hoje em dia? Será que posso sonhar em ser tal qual Enoque? O que Deus espera de nós, nesta geração, é exatamente isto: que possamos agradá-Lo assim como Enoque. Que possamos amá-Lo de tal modo, que Ele seja mesmo o centro de nossa vida. Que a presença de Deus seja a coisa mais importante para nós, e que a obediência à Sua Palavra seja nosso maior desejo. Que tal orar mais? Ler mais a Sua Palavra? Servir mais ao próximo? Adorar a Deus de todo o coração? Assim, o Senhor Se agradará de nós, e Sua glória brilhará sobre nosso rosto, tornando-nos semelhantes a Ele. Experimente mais de Deus (2 Co 3.18).

:: Prª Ângela Valadão

Ligue para o Ministério Gideões 24 Horas Diante do Senhor e fale com a Pra. Ângela sobre esse assunto (31) 3429-1400.