Nenhum Comentário

Igreja Criativa: 3 atributos de um ótimo mentor

Foto: unsplash.com

Foto: unsplash.com

Ter um bom mentor pode ser útil. Ter um ótimo mentor pode mudar sua vida. Enquanto pioneiro, você constantemente encontrará novos obstáculos, pequenos ou grandes. Como você lida com eles irá te desviar do seu caminho ou te levar mais longe. Mentores são preciosos recursos para te ajudar a lidar com essas provações. Eles são aqueles que já conquistaram seus títulos e podem te treinar para atingir seu verdadeiro potencial. Na verdade, 70% dos ministérios que recebem orientação sobrevivem por mais de cinco anos. Esse é o dobro da taxa de sobrevivência de ministérios sem orientação.

As lições que meus mentores me ensinaram e a sabedoria transmitida são grande parte do porquê eu fui capaz de atingir o que consegui até agora. Muitas pessoas perguntam o que faz um ótimo mentor. A resposta para essa pergunta mudará de pessoa para pessoa e de ministério para ministério. Contudo sinto que existem três temas na mentoria que podem ser aplicados universalmente. Eu recomendaria buscar, pelo menos, um desses três atributos ao procurar por um bom mentor:

Uma mentalidade visionária

Um dos meus primeiros mentores foi a pessoa que me introduziu ao ministério. Ele me ensinou os macetes desse novo mundo, e estar associado com ele me deu credibilidade trabalhando naquele espaço. Além disso, uma lição importante que ele me ensinou foi sempre olhar para o futuro e chegar à frente do fluxo da cultura. Apesar de que ele era mais velho que eu e que não vínhamos, necessariamente, do mesmo tecido criativo. Ele tinha qualidades que eu não tinha e poderia apenas adquirir através desse tempo com ele. Encontre um mentor que te ajude a olhar além do que está na sua frente e enxergar a perspectiva geral do mundo em evolução – alguém que pareça sempre estar alguns passos à frente do jogo.

Uma filosofia de administração distinta

Basicamente, encontre um mentor que seja um mestre em administração, alguém que possa te ajudar a desenvolver estratégias administrativas e aperfeiçoar tipos específicos de habilidades administrativas que trabalharão na visão que você está tentando construir. Aprendi isso com o pastor Richarde nos poucos anos em que ele tem me orientado. Eu vi a maneira com que ele administrava o imenso trabalho incluso em suas responsabilidades. Aprendi que ter uma filosofia de administração distinta te ajudará a trabalhar de maneira mais inteligente, não mais difícil.

Uma perspectiva de te impulsionar

Ao longo dos anos, aprendi, com meus mentores pastor Richarde, pastor Márcio e pastor Mark, como eles me impulsionaram para verdadeiramente caminhar como um homem de Deus. Mesmo que às vezes eu não entendesse determinadas lições, ou certas maneiras de pensar, eles me ajudaram a me tornar um líder e homem melhores. Você deve entender que os mentores são a proteína para sua visão. É necessário que você tenha esse elemento proteico correndo em sua vida se você deseja ver sua visão tomando forma e crescendo da maneira certa. Esses homens me ensinaram que a humildade é o que faz um homem durar e deixar um legado. Eles me ensinaram chaves que mudaram radicalmente minha maneira de pensar e viver. Um mentor é alguém que pega sua perspectiva e a ajuda a crescer e desenvolver na perspectiva de Cristo.

:: Pr. Ryan Adams