4 Comentários

Lagoinha inicia novo tempo de oração pelas cidades do Sertão Nordestino

Nordeste

Desde a semana passada, iniciamos um novo tempo de oração missionária. Ao invés de orarmos por um país, estaremos orando por 30 cidades consideradas as mais carentes do sertão nordestino. Todas as informações serão retiradas de um guia de oração preparado pelo Movimento Nacional de Evangelização do Sertão Nordestino. A ideia será fazer uma viagem pelo sertão até o dia 6 de julho, quando o Diante do Trono estará gravando em Juazeiro do Norte. E foi por essa cidade que começamos a falar na semana passada.

Essas 30 cidades estão localizadas, vida de regra, em lugares com pouca chuva. É uma região propensa a secas prolongadas. Vamos interceder por chuvas copiosas. E para que sejam desenvolvidos projetos de poços artesianos, captação de água de chuva, construção de açudes e outros. Vamos orar para que igrejas adotem essas cidades, assim como estamos fazendo. A esperança é ter milhares de crentes orando diariamente por essas cidades. Com tanta intercessão, o Céu se abrirá, e dentro de alguns anos muitas novas igrejas estarão sendo instrumentos de transformação de todo o sertão nordestino.

Começaremos esta viagem orando por três cidades: Bocaina (PI), Monteirópolis (AL) e Santo André (PB). Os dados contidos são do Censo do IBGE de 2010, bem como, visita às cidades.

 BOCAINA (PI)

Bocaina obteve sua emancipação em 1963 e possui 5 mil habitantes, dos quais, 30% são analfabetos. A cidade fica a 32 km de Teresina, a capital, e a economia se baseia no turismo religioso e na agricultura familiar. Os católicos representam 97% da população e os evangélicos apenas 1%. A cidade possui 31 irmãos assembleianos (em dois templos) e 11 batistas; nada mais. Eis os motivos para orarmos por Bocaina:

  • A cidade não conta com creche. Vamos orar para que igrejas de outras regiões organizem e sustentem uma creche nessa cidade.
  •  Há muitos alcoólatras e viciados em drogas. Oremos para que se estabeleça nessa área um Centro de Recuperação.
  • A cidade precisa de cursos profissionalizantes. E precisa de pequenas indústrias. Oremos para que evangélicos invistam para o reino de Deus em Bocaina, ajudando assim a abrir portas para a evangelização.
  • Nas três pequenas igrejas da cidade, apenas 42 pessoas frequentam os cultos. Que essas igrejas recebam avivamento, para crescerem. E que os obreiros recebam apoio financeiro e espiritual.
  • Que outros grupos e denominações abram congregações nessa cidade.
  • Que venha sobre Bocaina a graça de Deus, fazendo com que essa população se volte para Jesus.

 MONTEIRÓPOLIS (AL)

Monteirópolis possui 6.944 habitantes e recebeu sua emancipação em 1960. O índice de analfabetismo chega a 40% e a cidade dista 220 km da capital, Maceió. A economia base da cidade é a agricultura familiar. Os católicos são maioria – 93% – e os evangélicos são 1%. Apenas 70 irmãos se reúnem numa igreja batista. Vamos interceder por Monteirópolis pelos seguintes motivos:

  •  A cidade conta com apenas uma igreja evangélica. Que essa igreja seja fortalecida e ganhe muita gente para o reino de Deus.
  •  Que igrejas de outras regiões abram novas congregações, para ajudar a conquistar os moradores com o Evangelho de Jesus Cristo.
  •  Que venha sobre Monteirópolis um vento forte do Espírito Santo, varrendo todo mal, e trazendo a bênção do Céu para essa cidade.
  •  Que igrejas instalem e sustentem obras sociais na cidade. Isso poderá mudar as atitudes dos moradores com relação às igrejas evangélicas, e eles abrirão o coração para ouvirem e aceitarem o Evangelho.
  • Que o Evangelho seja pregado no poder do Espírito Santo, resultando em libertação dos oprimidos, cura dos enfermos, e outros sinais do Céu. Tudo isso poderá cooperar para a salvação de muitos.

 SANTO ANDRÉ (PB)

Santo André é uma cidade muito pequena. Ela tem apenas 2.224 habitantes. Foi emancipada em 1994, está distante 235 km da capital, João Pessoa, e tem um índice de analfabetismo alto: 30%. A cidade vive economicamente da agricultura familiar e da produção de feijão e milho, quando chove. Noventa e oito por cento da população é católica, enquanto os evangélicos são dois por cento. A Assembleia de Deus tem 40 membros. Eis os motivos de oração:

  •  A cidade tem sérios problemas com água. A água do subsolo tornou-se salgada nos últimos anos, por isso, a água de poço é imprópria. O açude da cidade foi contaminado e a água tornou-se imprópria para o consumo. O abastecimento de água é feito por carros pipas. Vamos interceder para que sejam encontradas soluções para esse problema.
  • Tem havido muitos suicídios na cidade. Alto índice de separação de casais. O alcoolismo é também um desafio sério. Oremos para que igrejas de outras regiões venham ajudar a transformar a cidade, pregando o Evangelho e abrindo novas congregações.
  • Ore para que muitos se convertam nos próximos anos e sejam formadas igrejas fortes.
  • Como em todo o sertão, a idolatria é muito forte. Somente a pregação do Evangelho no poder do Espírito Santo poderá romper essa amarra. Oremos para que venham para a cidade obreiros cheios do Espírito Santo. E que o amor de Deus seja derramado sobre Santo André.

Fotos: Reprodução internet

 Fonte: Movimento Nacional de Evangelização do Sertão Nordestino

:: Comunicação