Nenhum Comentário

Moisés e o costume da oração diária

Foto: Unsplash.com

Foto: Unsplash.com

A Bíblia nos fala da comunhão de Moisés com o Senhor com as seguintes palavras: “Falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala a seu amigo (…)” (Êx 33.11a). Podemos ver, a partir de Êxodo, no Pentateuco (os cinco primeiros livros da Bíblia escritos por Moisés), que as expressões que se repetem o tempo todo são: “E disse o Senhor a Moisés”, “e falou o Senhor a Moisés, dizendo”, “respondeu o Senhor a Moisés”.

O tempo todo encontramos Deus e Moisés em diálogo franco e aberto a respeito do povo de Israel e dos projetos de Deus para eles. Várias vezes Moisés intercedeu pelo povo. Várias vezes encontramos a conversa de amigos entre os dois.

Vamos encontrar o segredo de Moisés em Êx 33.7-11, como ele conseguia ter Deus tão próximo de si. Essa passagem nos fala do costume diário de Moisés: ele armava a tenda bem cedo, bem longe de todos e focava seu dia na comunhão com o Senhor.

Todos nós temos os nossos próprios costumes diários. São pequenos hábitos que se tornam automáticos para nós, como: o que fazemos sempre antes de deitar, quando comemos, quando nos levantamos. Mas precisamos ter o costume de Moisés: ter um momento a sós com Deus, longe do barulho e das pressões do dia a dia.

É interessante saber que as pessoas que conviviam com Moisés o acompanhavam em seus hábitos também. Moisés estava sendo acompanhado sem saber disso. O povo, à porta de suas tendas, também adorava ao Senhor ao ver a coluna de nuvem, que simbolizava a presença de Deus, descer e se colocar à porta da tenda de Moisés. E Deus falava com ele face a face.

Quando nos dispomos a buscar ao Senhor, Ele vem ao nosso encontro e os olhos das pessoas ao nosso redor também acompanham o que fazemos e estas são estimuladas a orar e adorar a Deus. Nossos filhos, nosso cônjuge, nossos vizinhos e colegas de trabalho percebem o quanto buscamos ao Senhor e se sentem desafiados a também buscarem uma comunhão íntima com Deus. Quantas mães se levantam pela madrugada para orar pelos filhos ou pelo cônjuge e pensam que não estão sendo vistas. Entretanto, quando acontece o encontro do filho ou do esposo com Deus, elas ouvem o testemunho deles dizendo que viam e ouviam sua mãe orando e adorando.

O que você costuma fazer todos os dias antes de começar sua lida diária? Você tira um tempo de qualidade com Deus? Viva essa comunhão, face a face com Deus, e sua vida resplandecerá a glória do Senhor, em que todos verão Jesus em você. Que tal começar hoje mesmo a colocar em prática o segredo de Moisés?

:: Prª Ângela Valadão

Ligue para o Ministério Gideões 24 Horas Diante do Senhor e fale com a Pra. Ângela sobre esse assunto (31) 3429-1400.