Nenhum Comentário

Cristão e Política: nossa oração pelo Brasil tem sido ouvida?

Foto: pixabay.com

Foto: pixabay.com

“Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se arrepender dos seus maus caminhos, dos céus ouvirei a sua voz, perdoarei o seu pecado e sararei a sua terra” (2 Crônicas 7.14).

Essa passagem bíblica tem inspirado a oração da Igreja pelo Brasil. Mas, quanto mais oramos, parece que vemos mais injustiças, e mais casos de corrupção são descobertos. O que estaria acontecendo? “Até quando, Senhor, clamarei por socorro, sem que Tu ouças? Até quando gritarei a Ti: Socorro! sem que tragas salvação? Por que me fazes ver a injustiça e contemplar a maldade? A destruição e a violência estão diante de mim; há luta e conflito por todo lado. Por isso a lei se enfraquece e a justiça nunca prevalece. Os ímpios prejudicam os justos, e assim a justiça é pervertida” (Habacuque 1.2-4).

A oração de Habacuque a Deus muito se assemelha à nossa oração nos dias atuais. Nós temos clamado por nossa nação. Temos pedido socorro e, em nosso horizonte, não temos visto melhora. Mas a oração de Habacuque foi respondida por Deus. A resposta foi: “Olhem as nações e contemplem-nas, fiquem atônitos e pasmem; pois nos dias de vocês farei algo em que não creriam, se lhes fosse contado. Estou trazendo os babilônios, nação cruel e impetuosa, que marcha por toda a extensão da terra para apoderar-se de moradias que não lhe pertencem. É uma nação apavorante e temível, que cria a sua própria justiça e promove a sua própria honra” (Habacuque 1.5-7).

A resposta de Deus a Habacuque não foi que Ele restauraria a paz e a justiça para o povo, mas que iria levantar um povo mais forte que eles para dominá-los. Mas por que isso? Este foi o questionamento de Habacuque a Deus: “Teus olhos são tão puros, que não suportam ver o mal; não podes tolerar a maldade. Por que toleras então esses perversos? Por que ficas calado enquanto os ímpios engolem os que são mais justos do que eles?” (Habacuque 1.13).

Por que Deus não livrou Seu povo? Por que Ele permitiu que isso acontecesse? A resposta dessa pergunta está no livro de Miqueias 3.9-12: “Ouçam isto, vocês que são chefes da descendência de Jacó, governantes da nação de Israel, que detestam a justiça e pervertem tudo o que é justo; que constroem Sião com derramamento de sangue, e Jerusalém com impiedade. Seus líderes julgam a troco de suborno, seus sacerdotes ensinam por lucro, e seus profetas adivinham em troca de prata. E ainda se apoiam no Senhor, dizendo: “O Senhor está no meio de nós. Nenhuma desgraça vai nos acontecer”. Por isso, por causa de vocês, Sião será arada como um campo, Jerusalém se tornará um monte de entulho, e a colina do templo, um matagal”.

Os líderes do povo (Mq 3.9) e o próprio povo (Hb 1.3-4) se corromperam, por isso a injustiça prevaleceu. O julgamento de Deus ainda não havia se cumprido. Assim, diante do clamor de Habacuque, Deus trouxe Sua resposta: “Levantar outra nação para fazer cumprir o Seu juízo”. Mas o povo babilônico também não ficaria sem julgamento. Deus afirmou isso para Habacuque quando este o questionou o porquê desta decisão (Hb 2.9-14).

Toda vez que o povo se corrompe, a nação inteira sofre. Deus traz primeiro o juízo pela corrupção e, só então, Ele traz a restauração. Assim foi com o povo de Israel em toda a sua história.

A Igreja brasileira tem sido despertada, tem sido chamada ao arrependimento e santificação, mas Deus usa situações que, muitas vezes, não entendemos para restaurar uma nação em seus caminhos. Que continuemos firmes Nele. O próprio Habacuque, compreendendo os propósitos de Deus, escreveu: “O justo viverá pela fé” (Hb 2.4b). Mesmo que tudo esteja desmoronando, como estava para Habacuque, aqueles que confiam no Senhor são fortalecidos pela fé e continuam lutando pela justiça.

Que nós permaneçamos firmes nestes tempos de provação, certos de que Deus está ouvindo nossa oração, que Ele está trazendo luz ao que está encoberto e está trabalhando para restaurar nossa nação.

:: Dayanna Fagundes [Grupo de Ação Política]