Nenhum Comentário

O alcance da oração – No tempo e no espaço

“Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da Sua Palavra”. (João 17.20)

Foto: unsplash.com

Foto: unsplash.com

Muitos pensam que nossa oração é efêmera e dura apenas o momento em que falamos com o Senhor. Alguns chegam a pensar que não é necessário gastar tanto tempo em oração porque Deus já sabe todas as coisas e sabe aquilo de que temos necessidade, então, nem é preciso ocupá-Lo com nossas petições.

Essa forma de pensar está totalmente fora da Palavra de Deus e de Seus ensinos a respeito da oração. Sabemos que o Senhor Jesus gastava tempo em oração diante do Pai celeste, passava noites inteiras em comunhão. Ele Se retirava para lugares solitários, para não ter interrupções nesses momentos preciosos e íntimos. E algumas de Suas orações foram arquivadas na Bíblia como ensinamento valioso para nós. Em João 17, está registrada uma intercessão de Jesus, que nos fala sobre o alcance de nossas orações. Ele já sabia que poucas horas à frente seria entregue para ser preso e crucificado pelos judeus e romanos. Suas últimas horas foram de extrema importância para Seus discípulos, trazendo ensinamentos tremendamente grandes para nós.

Sua oração começa com um relatório de Sua vida terrena ao Pai. Ele diz: “Eu Te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer” (v. 4). Ele fala ao Pai como cuidou com zelo de Seus discípulos e, em seguida, intercede por eles. Ora para que Seus seguidores sejam guardados do Maligno (v.15), que sejam santificados pela verdade da Palavra (v. 17), que sejam um com o Pai (v. 21), que possam estar junto a Ele, Cristo, e contemplar a Sua glória (v. 24).

Entretanto, nessa belíssima intercessão, Jesus pede algo ao Pai que transcende ao tempo e ao espaço. Jesus diz: “Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da Sua Palavra” (Jo 17.20). Essa pequenina frase saiu dos lábios do Senhor como uma flecha veloz, cobrindo toda a extensão de seu país, Israel, atravessando suas fronteiras em todas as direções: alcançando Jerusalém, Judeia, Samaria e indo até os confins da Terra.

A oração de Jesus alcançou Roma, as nações além mar, que ainda não haviam sido exploradas ou descobertas. Alcançou todos os continentes, todas as cidades, vilas e casas espalhadas por matas e ribeirinhos. Sua oração cobriu toda a superfície do planeta, aleluia! Que alcance! Que poder! E não somente atravessou o espaço físico, mas também atravessou o tempo. Sua oração alcançou Sua época, Seus discípulos, Sua geração e continuou por séculos e séculos adiante. Sua oração cobriu o século primeiro, o século dois, o doze, o quinze, o vinte… Chegou ao século vinte e um.

Com apenas uma frase, o Senhor alcançou a terra no tempo e no espaço. E nós também podemos orar assim, de maneira abrangente e eficaz, no poder do Espírito Santo e com Sua sabedoria e unção. Experimente orar e perceba o alcance de sua oração no tempo e no espaço.

Então, ORE. Ore agora mesmo!

:: Prª. Ângela Valadão

Ligue para o pastor Marco Túlio e fale sobre esse assunto (31) 98402-1586.