Nenhum Comentário

O verdadeiro líder é capaz de energizar, motivar e inspirar

Foto: unsplash.com

Foto: unsplash.com

Prefiro usar a palavra líder a usar a denominação gerente. Quando a gente ouve essa palavra – gerente – associamos diretamente a outra palavra que todo líder detesta: chefe.

Chefiar significa controlar, reprimir, não se comunicar. Liderar, ao contrário disso, significa criar uma visão e fazer com que as pessoas se apaixonem de tal forma por ela que mal consigam esperar para transformá-la em realidade.

Um verdade da vida é que ninguém é dono da razão. E, assim, podemos garantir que não existe monopólio da liderança e das boas ideias. Uma pessoa somente para decidir e, ainda por cima, ter boas ideias é algo completamente impensável e impossível de dar certo. Eu tenho uma coisa para te falar: qualquer pessoa pode ser um líder.

Para ser um líder, uma pessoa precisa, em primeiro lugar, contribuir com sugestões inovadoras e uma visão ampla sobre qualquer negócio. Um herói é uma pessoa que traz ideias estimulantes que, muitas vezes, podem mudar tudo ao nosso redor.

Criar uma nova visão e motivar os outros a realizá-la é a maior tarefa de um líder. Essa é a essência da liderança. Garanto que qualquer pessoa que consiga expressar uma visão e motivar os outros a torná-la realidade pode ser um líder.

E, nisso, não ser detalhista é outro ponto essencial. Os líderes sabem que precisam ter uma visão abrangente, mas que não podem se deixar levar por detalhes administrativos. Cada função requer alguém, um profissional capacitado para fazer as coisas funcionarem. Selecione esses profissionais, confie nas suas capacidades e deixe-os fazer o seu trabalho.

Envolva todo mundo e estimule as grandes ideias entre a sua equipe. Todos têm que ser levados em consideração. Para se encontrar uma nova ideia, ouvir é fundamental. Uma pessoa que diariamente pode ser a mais quieta, que vive encolhida pelos cantos, pode ter em mente a melhor ideia do mundo.

Lembre-se: um líder tem que ser capaz de energizar, motivar e inspirar, e não irritar, deprimir e controlar!

:: FERNANDO BORJA [GERAÇÃO DE JOSÉ]