Nenhum Comentário

Transmita a mensagem da forma correta

Foto: Unsplash.com

Foto: Unsplash.com

Como já abordamos em outros programas, se comunicar com clareza é muito importante. Isso porque nosso ato de se comunicar tem um alvo: um outro ser humano! Tem, também, um objetivo: fazer com que esse ser humano nos entenda com perfeição! Aí é que está mais uma chave nesse processo de que estamos falando: a percepção do outro sobre a nossa mensagem.

A percepção é extremamente poderosa. Para se comunicar melhor, devemos levar em consideração como os outros recebem nossa mensagem. O ato de comunicar se resume a dois papéis: emitir uma mensagem e receber esta mensagem. Quando falamos ou escrevemos, mandamos uma mensagem e outros a recebem. A pessoa que recebe a mensagem processa nossa fala por meio de suas próprias referências e, assim, gera percepções diferentes em relação a mensagem que enviamos.

Esse sistema de referências de uma pessoa é formado com base na sua postura, princípios, cultura, educação, valores morais e religiosos, mas também baseado em suas experiências e, até mesmo, na sua condição emocional. Cada ser humano é único e produz diferentes percepções que, por sua vez, geram impressões e reações diferentes. E, sempre que nos comunicamos, as pessoas criam impressões que vão condicionar a forma como elas reagem.

Acredite: a percepção é mais importante e significativa do que o fato em si. As nossas respostas às mensagens que recebemos se baseiam muito mais naquilo que sentimos como verdade do que é realmente verdadeiro. Respondemos às nossas impressões e sensações.

Liderar é produzir resultados por meio dos outros. As pessoas tendem a dar o máximo de si quando têm uma visão positiva de você e do que você diz! Mas nós não temos uma caixinha mágica para descobrirmos o que outro está sentindo e como está recebendo aquilo que estamos dizendo. Dessa forma, não conseguimos controlar o modo como os outros recebem o que falamos. Por outro lado, podemos determinar a maneira como transmitimos nossa mensagem: por meio de sinais verbais, vocais e visuais!

Por isso, quanto melhor conhecemos o sistema de referências de nossos interlocutores, mais eficiente será nossa comunicação. Quero te passar três dicas. Vamos lá.

Primeira: é importantíssimo saber o momento certo de dizer as coisas. Essa percepção é fundamental! Nosso estado emocional afeta a maneira como percebemos as coisas. Esperar o momento apropriado pode ser a senha para conseguir ou não abordar um assunto e obter sucesso!

Considerar a perspectiva dos outros também é um ponto de importância fundamental e essa é a segunda dica. É natural que gerentes e funcionários tenham pontos de vistas diferentes. Essa diferença é um fator que afeta a percepção. Algumas vezes podemos ter uma visão errada simplesmente por não termos uma visão geral. Precisamos ampliar nossa visão e, nesses casos, ouvir é fundamental!!

Por último, precisamos ficar atento às diferenças pessoais. As pessoas são diferentes, ninguém é igual a nós mesmos. Como já vimos, as diferenças se dão por diversos fatores como idade, sexo, formação cultural, ideologia política, convicções morais e princípios religiosos. Procurar entender como essas diferenças afetam a maneira como você e sua mensagem são percebidos é a chave para vencer esse problema! Preste atenção ao tom de voz, às palavras, aos gestos e às expressões que você usa.

:: Fernando Borja [Geração de José]